Você entra na Walmart e sua lista de compras é transformada em um mapa personalizado mostrando as melhores ofertas daquela loja. Você para em frente ao cartaz de um show, puxa o telefone do bolso, e se depara com uma opção para comprar os ingressos através de um único toque na tela. Você entra no bar e uma lista nova de bebidas vem em foma de aplicativo para você escolher e compartilhar a novidade com seus amigos atarvés do seu celular. Bem vindo ao mundo do iBeacon.
O iBeacon é uma nova tecnologia que a Apple já vem trabalhando em seus dispositivos há dois anos, que amplia os serviços de localização no iOS. Através dele seu dispositivo Apple pode alertar aplicativos quando você se aproxima ou deixa um local com um iBeacon. O usuário é quem decide se quer ser identificado na loja quando entra ou não. Em vez de usar latitude e longitude para definir a localização, o iBeacon utiliza um sinal de bluetooth de baixo consumo de bateria o (BLE). Com os iBeacons é possível definir três níveis de aproximação: distante (de 5 a 70m de distância); próximo (2 a 3m) e imediato (10cm).
Parece absurdo, mas é verdade. A coisa mais emocionante acontecendo hoje no mundo da tecnologia e consumo é proviniente do bluetooth. Vivemos um lugar onde aparelhos podem falar uns com os outros, e não somente seus usuários.
Este é o futuro tranquilo pelo qual a Apple sonha frente aos desafios da concorrência.Mas neste mundo digital, novidade é um trem que já passou. Há empresas como a Estimote, que já vendem iBeacons autônomos de baixo custo. O Google recentemente pulou neste vagão e já passou a ter a solução no Android 4.3.
Estes pequenos transmissores estão abrindo o mundo físico para os nossos dispositivos digitais.Sem dúvida a aplicação mais óbvia para iBeacon é realmente atrair a informação digital à lugares físicos. O barista do seu café preferido já conhece seu rosto, mas com um iBeacon preso à janela da frente do estabelecimento ele será capaz de conhecer o seu smartphone também.
O potencial para o conteúdo baseado nesta solução é enorme, e pode assumir muitas formas. Em um pub em Londres, todo cliente já pode encontrar as edições digitais mais recentes de duas revistas populares prontas para serem lidas no aplicativo News Stand, de forma gratuita, basta entrar no local.
E as aplicaçõs são infinitas. Já imaginou não precisar buscar seu assento em um estádio, teatro ou uma vaga no estacionamento do shopping? E o que dizer então das interações em pontos turísticos?
Mas o iBacon pode se tornar algo mais complexo. Em combinação com os novos tipos de autenticação da Apple, como TouchID, a solução é um passo vital para um futuro onde as digitais de identidade de toda as suas contas, serviços , arquivos e preferências estarão ligados intimamente a você, em vez de ser espalhadas na nuvem e escondida atrás de logins inumeráveis.
Imagine o seguinte: Você se senta em qualquer computador em qualquer parte do mundo, coloca o polegar no leitor de impressão digital do seu iPhone e de imediato aquele computador torna-se a sua máquina, com sua área de trabalho, suas configurações, seus arquivos. Algo como um Dropbox mais avançado.
O varejo do futuro
Até agora, a atividade mais frenética em torno do iBeacon tem sido no mundo do varejo, onde o seu potencial é infinito. Para grandes varejistas é a ponte para o mundo das experiências digitais altamente personalizadas.
A gigante americana Macy já instalou iBeacons em suas lojas de Nova Yorqu e São Francisco, com a ajuda de um equipamento chamado Shopkick . Ao andar em um desses locais surgirá automaticamente o aplicativo Shopkick no sue iPhone, que pode trazer ofertas especializadas para clientes, dependendo do ponto onde eles estão dentro da loja. A Apple já acionou os iBeacons em suas próprias lojas nos EUA na semana passada.
Para lojas independentes o iBeacon é uma chance de saltar para a era das interações com smartphone por um baixo custo. A outra área de atividade para os iBeacons é a de pagamentos. O Paypal já tem desenvolvido algumas interações. Porém, este campo de pagamento “sem as mãos” ainda é um tanto duvidoso. Mas a tecnologia está finalmente avançando e começando a fazer sentido. Três anos atrás o futuro deste meio de pagamento era focado inteiramente em NFC. Hoje, parece que o Bluetooth (BLE) está pronto para finalmente trazer os pagamentos móveis para o mainstream.
Um punhado de startups estão buscando agressivamente o iBeacon autônomo. Esta infra-estrutura emergente e invisível é uma nova fronteira tecnológica a ser explorada. Há obstáculos? Sim, e os desenvolvedores terão de lidar com questões de privacidade espinhosas. Por outro lado, as empresas terão de resistir à tentação de nos bombardearem com notificações a cada passo. Mas há um enorme potencial para Bluetooth LE e o iBeacon, eles representam uma oportunidade de nos ensinar algo realmente novo com a tecnologia e interatividade.
Com informações de Wired.