Idéias Motivacionais para sua equipe!

08/04/2015 17:56
  1. Para envolver os colaboradores e que sintam a responsabilidade do bom funcionamento da organização, faça uma caixa de sugestões e sempre dê um feedback informando como conduzirá a sugestão, agradecendo a participação. Pesquisas comprovam que muitas sugestões dos profissionais reduzem custos, aprimoram processos, otimizam a produtividade e ajudam as dificuldades do dia a dia.
  2. Crie um Painel de Gestão a Vista e coloque os resultados positivos alcançados, os depoimentos e elogios de um bom atendimento prestado, comemore as vitórias alcançadas, mesmo que pequenas, desta forma elas motivam para alcançar os grandes feitos.
  3.  Sempre dê desafios aos profissionais, mensure os resultados mensalmente, dando um prazo para que alcancem essas metas.
  4.  Realize avaliação de desempenho semestralmente, defina as atividades e responsabilidades para cada cargo e dissemine a equipe, o que cada um é responsável, muitas empresas se perdem por pessoas que não sabem o seu papel, não são reconhecidas pelo trabalho bem feito, somente quando fazem algo inadequado.
  5. Valorize uma boa idéia que colocado em prática gerou algum resultado, os profissionais podem competir com prêmios, exemplo: um vale cursos, vale livros, vale teatro, entrada de cinema, jantar em um restaurante, etc.
  6.  Funcionário do mês, premiar baseado no comportamento do profissional durante um período determinado, de maneira que todos possam concorrer. Por exemplo, avaliar itens: Disciplina, Proatividade, Relacionamento Interpessoal, Comprometimento e Resultados positivos (dentro das metas individuais).
  7.  Em reuniões utilize música, humor, vídeos, textos com mensagens, exercícios para motivar as pessoas.
  8.  Nunca se esqueça de elogiar os profissionais que tem feito um bom trabalho.
  9.  Sempre forneça feedback a todos os seus colaboradores, não somente os que não estão indo bem.
  10.  Escreva um bilhete, elogiando seus profissionais, deixando na mesa de trabalho.
  11.  Premie a todos aqueles que forem além da sua função.
  12.  Crie campanhas baseado em metas e resultados positivos, por exemplo: nenhuma reclamação de cliente, nenhum trabalho que retornou por erro. Nestas campanhas enfeite o local de trabalho (com base em datas festivas: carnaval, festa junina, natal, etc.).
  13.  Dividir setores por cores, fazer questionamentos a respeito do tratamento ideal a um cliente, e a quem responder adequadamente, ganha um bombom.
  14.   Atingindo a meta, comemorar em um local diferente, todo mês, com um tema, por exemplo: Os Heróis, O Grande Time, etc.
  15.  Quem tiver maior produtividade no mês, poderá ter um dia de folga. Esse dia só poderá ser utilizado nos dias em que não houver queixas internas, nem externas.
  16.  Seja transparente com a equipe, compartilhe a situação que vivenciam, agradeça a contribuição, demonstre que confia neles e compartilhe as decisões e co-responsabilidade de alcançarem os resultados e de realizarem um trabalho bem feito.
  17. Medir a produtividade do profissional, quem conseguiu solucionar de maneira mais eficiente e rápida uma determina situação, ganha um final de semana de folga. Mensure a produtividade baseado em metas de: agilidade, proatividade, objetividade, etc, e este quesito está relacionado à habilidades efetivas.
  18.  Promova uma competição saudável entre as equipes de setores diferentes. A equipe que conseguir atingir sua meta primeiro e se no final do mês todas as equipes somadas fizerem a pontuação global, toda a equipe vai comemorar em um restaurante.
  19.  Campanha: Meta – 6 meses, conseguir prospectar clientes; Incentivos para o grupo, por exemplo: Churrasco de confraternização, em uma chácara, num final de semana;  Incentivos para os profissionais: relógio, IPod, Cd, Livro; Premiação por maior desempenho.
  20.  Trate seus colaboradores da mesma maneira que você quer que eles tratem seus clientes.
  21.  Diga a seus profissionais exatamente o que você quer que eles consigam.
  22.  Trimestralmente quem mais se destacar, ganhará uma noite com jantar e  com respectivo acompanhante. Critérios para avaliação: Ótimo atendimento a um cliente que fez um elogio; Assiduidade/Pontualidade; Capacidade de resolver conflitos e Tomada de decisão, etc
  23. Deixe seus profissionais pontos para escolherem prêmios de acordo com o número de pontos que tiverem.
  24.  Mostre sua equipe revistas, jornais, comerciais, panfletos, literatura promocional e vídeos de treinamento, etc. Faça com que se sintam valorizados.
  25.  Todos os dias, e de todas as maneiras, crie um ambiente de energia contagiante, alegre e estimulante. Lembre-se o bom humor contagia, o mau humor contamina.
  26.  Faça premiações que permitam mais de um vencedor. Por exemplo, premie a todos que conseguirem certo nível de performance. Isto vai dar aos seus profissionais que tenham mais dificuldade a chance de se motivar e é também um ótimo estimulante para novos profissionais.
  27.  Usando um quadro, mostre o número total de resultados/ metas/ produtividade alcançados do dia, a semana e do mês.
  28.  Ar dar um feedback não faça na frente de todos, não exponha a si nem ao profissional, tenha um lugar reservado para fazê-lo. Lembre-se que esta pessoa voltará para seu ambiente de trabalho e precisará estar motivada para isso.
  29.  Se você tiver que fazer várias campanhas ao mesmo tempo, divida a sua equipe em times. Isto promove uma sensação de “dono”, fazendo com que os representantes do time trabalhem juntos para o sucesso da campanha. E é possível identificar futuros líderes. Se puder, imprima camisetas para cada time.
  30.  Traga de vez em quando um consultor ou palestrante profissional para falar por um hora com a sua equipe sobre comunicação, empregabilidade, atendimento ao cliente, saúde, inteligência emocional, técnicas de venda, como lidar com o stress, criatividade, auto-estima, como alcançar o sucesso, etc .
  31.  Crie moedas de papel para profissionais que conseguirem alcançar seus objetivos. Diga a seus profissionais para depositar as moedas numa grande caixa. Quanto mais cotas atingirem, mais moedas terão na caixa, e mais chances terão de ganharem um sorteio que você fará semanalmente.

 

FONTE E CRÉDITOS > ALTO CONTATO em www.altocontato.com.br/?p=1206

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