Idéias Motivacionais para sua equipe!
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- Para envolver os colaboradores e que sintam a responsabilidade do bom funcionamento da organização, faça uma caixa de sugestões e sempre dê um feedback informando como conduzirá a sugestão, agradecendo a participação. Pesquisas comprovam que muitas sugestões dos profissionais reduzem custos, aprimoram processos, otimizam a produtividade e ajudam as dificuldades do dia a dia.
- Crie um Painel de Gestão a Vista e coloque os resultados positivos alcançados, os depoimentos e elogios de um bom atendimento prestado, comemore as vitórias alcançadas, mesmo que pequenas, desta forma elas motivam para alcançar os grandes feitos.
- Sempre dê desafios aos profissionais, mensure os resultados mensalmente, dando um prazo para que alcancem essas metas.
- Realize avaliação de desempenho semestralmente, defina as atividades e responsabilidades para cada cargo e dissemine a equipe, o que cada um é responsável, muitas empresas se perdem por pessoas que não sabem o seu papel, não são reconhecidas pelo trabalho bem feito, somente quando fazem algo inadequado.
- Valorize uma boa idéia que colocado em prática gerou algum resultado, os profissionais podem competir com prêmios, exemplo: um vale cursos, vale livros, vale teatro, entrada de cinema, jantar em um restaurante, etc.
- Funcionário do mês, premiar baseado no comportamento do profissional durante um período determinado, de maneira que todos possam concorrer. Por exemplo, avaliar itens: Disciplina, Proatividade, Relacionamento Interpessoal, Comprometimento e Resultados positivos (dentro das metas individuais).
- Em reuniões utilize música, humor, vídeos, textos com mensagens, exercícios para motivar as pessoas.
- Nunca se esqueça de elogiar os profissionais que tem feito um bom trabalho.
- Sempre forneça feedback a todos os seus colaboradores, não somente os que não estão indo bem.
- Escreva um bilhete, elogiando seus profissionais, deixando na mesa de trabalho.
- Premie a todos aqueles que forem além da sua função.
- Crie campanhas baseado em metas e resultados positivos, por exemplo: nenhuma reclamação de cliente, nenhum trabalho que retornou por erro. Nestas campanhas enfeite o local de trabalho (com base em datas festivas: carnaval, festa junina, natal, etc.).
- Dividir setores por cores, fazer questionamentos a respeito do tratamento ideal a um cliente, e a quem responder adequadamente, ganha um bombom.
- Atingindo a meta, comemorar em um local diferente, todo mês, com um tema, por exemplo: Os Heróis, O Grande Time, etc.
- Quem tiver maior produtividade no mês, poderá ter um dia de folga. Esse dia só poderá ser utilizado nos dias em que não houver queixas internas, nem externas.
- Seja transparente com a equipe, compartilhe a situação que vivenciam, agradeça a contribuição, demonstre que confia neles e compartilhe as decisões e co-responsabilidade de alcançarem os resultados e de realizarem um trabalho bem feito.
- Medir a produtividade do profissional, quem conseguiu solucionar de maneira mais eficiente e rápida uma determina situação, ganha um final de semana de folga. Mensure a produtividade baseado em metas de: agilidade, proatividade, objetividade, etc, e este quesito está relacionado à habilidades efetivas.
- Promova uma competição saudável entre as equipes de setores diferentes. A equipe que conseguir atingir sua meta primeiro e se no final do mês todas as equipes somadas fizerem a pontuação global, toda a equipe vai comemorar em um restaurante.
- Campanha: Meta – 6 meses, conseguir prospectar clientes; Incentivos para o grupo, por exemplo: Churrasco de confraternização, em uma chácara, num final de semana; Incentivos para os profissionais: relógio, IPod, Cd, Livro; Premiação por maior desempenho.
- Trate seus colaboradores da mesma maneira que você quer que eles tratem seus clientes.
- Diga a seus profissionais exatamente o que você quer que eles consigam.
- Trimestralmente quem mais se destacar, ganhará uma noite com jantar e com respectivo acompanhante. Critérios para avaliação: Ótimo atendimento a um cliente que fez um elogio; Assiduidade/Pontualidade; Capacidade de resolver conflitos e Tomada de decisão, etc
- Deixe seus profissionais pontos para escolherem prêmios de acordo com o número de pontos que tiverem.
- Mostre sua equipe revistas, jornais, comerciais, panfletos, literatura promocional e vídeos de treinamento, etc. Faça com que se sintam valorizados.
- Todos os dias, e de todas as maneiras, crie um ambiente de energia contagiante, alegre e estimulante. Lembre-se o bom humor contagia, o mau humor contamina.
- Faça premiações que permitam mais de um vencedor. Por exemplo, premie a todos que conseguirem certo nível de performance. Isto vai dar aos seus profissionais que tenham mais dificuldade a chance de se motivar e é também um ótimo estimulante para novos profissionais.
- Usando um quadro, mostre o número total de resultados/ metas/ produtividade alcançados do dia, a semana e do mês.
- Ar dar um feedback não faça na frente de todos, não exponha a si nem ao profissional, tenha um lugar reservado para fazê-lo. Lembre-se que esta pessoa voltará para seu ambiente de trabalho e precisará estar motivada para isso.
- Se você tiver que fazer várias campanhas ao mesmo tempo, divida a sua equipe em times. Isto promove uma sensação de “dono”, fazendo com que os representantes do time trabalhem juntos para o sucesso da campanha. E é possível identificar futuros líderes. Se puder, imprima camisetas para cada time.
- Traga de vez em quando um consultor ou palestrante profissional para falar por um hora com a sua equipe sobre comunicação, empregabilidade, atendimento ao cliente, saúde, inteligência emocional, técnicas de venda, como lidar com o stress, criatividade, auto-estima, como alcançar o sucesso, etc .
- Crie moedas de papel para profissionais que conseguirem alcançar seus objetivos. Diga a seus profissionais para depositar as moedas numa grande caixa. Quanto mais cotas atingirem, mais moedas terão na caixa, e mais chances terão de ganharem um sorteio que você fará semanalmente.
FONTE E CRÉDITOS > ALTO CONTATO em www.altocontato.com.br/?p=1206
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