Imagens "meramente ilustrativas" podem sumir da propaganda
Foi apresentado na última quinta-feira, dia 9, um projeto de lei que tentará acabar com o recurso que permite exibição de imagens "meramente ilustrativas" nas propagandas, aquelas que parecem, mas quase nunca são, com fotos dos produtos que muitas vezes não o mostram como realmente é.
O PL 3187/2012, de autoria do deputado Francisco Araújo (PSD/RR), dá providências "para proibir a utilização de imagens meramente ilustrativas na oferta e apresentação de produtos e serviços, equiparando tal prática à de divulgação de publicidade enganosa".
Para chegar a este ponto, o texto pede alterações nos artigos 30 e 36 da Lei nº 8.078, de 1990 - o Código de Defesa do Consumidor.
Os casos mais evidentes de produtos que parecem mais não são, estão entre os alimentícios, que imagens que costumam mostrar maiores quantidades de recheio e formas mais harmoniosas. Um dos ícones da causa é o famoso Big Mac.
Big Mac é o símbolo dentre os produtos que são mostrados de forma totalmente diferente nas propagandas. Imagem | Ads X Reality
* Com informações do Adnews
consumidormoderno.uol.com.br/hot-news/imagens-meramente-ilustrativas-podem-sumir-da-propaganda
Fonte e créditos: Consumidor Moderno
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