Implantação de programas de qualidade no atendimento em pequenas empresas

09/04/2015 16:57

Várias questões devem ser observadas ao implantar programas de qualidade nas empresas. Esses programas também podem ser implantados em pequenas empresas, de um jeito mais simples e proporcionalmente eficiente. Os autores americanos Davidow e Uttal, no livro “Serviço Total ao Cliente: a arma decisiva”, traduzido no Brasil em 1989, definiram um programa de qualidade no atendimento aos clientes. Abaixo, encontram-se as seis etapas desse programa que ajudam as pequenas empresas a obterem vantagem competitiva no atendimento:

1- Elaborar uma estratégia de atendimento
Este é o primeiro e mais importante passo para a qualidade no atendimento. Ignorar essa estratégia e apressar para melhorar o atendimento é um erro. Essa estratégia é desenvolvida quando a empresa segmenta os clientes de acordo com suas expectativas em relação ao atendimento. Deve-se descobrir exatamente quais são essas expectativas e ajustá-las de modo que correspondam à sua capacidade de prestar o atendimento com eficiência.

2- Fazer com que os gerentes comportem-se como fanáticos pelo serviços ao cliente: liderança
A liderança ajuda a tornar a estratégia uma realidade cotidiana. Os empreendedores devem transformar o atendimento em uma responsabilidade de todos os colaboradores, dando poder para que eles tomem decisões imediatas com independência, acabando, assim, com a burocracia nos serviços.

3- Concentrar-se na motivação e no treinamento dos colaboradores: políticas de pessoal
Para os clientes, são os colaboradores que personificam o atendimento e a própria empresa. Logo, é necessário estabelecer políticas de pessoal que incorporem o papel da empresa. Capacitação, treinamento e motivação são políticas de pessoal que trazem resultados positivos para a empresa.

4- Projetar produtos e serviços que possibilitem um bom atendimento ao cliente.
Deve-se ter em mente as necessidades de atendimento futuro, que são as ações do pós-venda, tal como a assistência técnica. É necessária a participação efetiva dos colaboradores nesse atendimento posterior.  

5- Investir numa infra-estrutura de atendimento.
Redes de pessoas, instalações físicas e informações constituem uma infra-estrutura necessária a qualidade no atendimento. Tal infra-estrutura apresenta grande economia e torna-se uma barreira à entrada de novos competidores no mesmo mercado.

6- Monitorar a realização dos objetivos do serviço ao cliente: a avaliação
A avaliação é o último passo na cadeia de atividades para a qualidade no atendimento. Não faz sentido um atendimento eficiente se as demais etapas não estão presentes e sem uma avaliação de desempenho, que deve focar três aspectos no atendimento: o processo, o produto (ou serviço) e a satisfação do cliente. Colaboradores que sentem que não podem ganhar a guerra por bons serviços desanimam e desapontam os clientes, que ficam mais insatisfeitos.

O ciclo vicioso do atendimento ineficiente deve ser rompido pelo monitoramento dos serviços de atendimento. A implantação de um programa de qualidade nas pequenas empresas é um fator diferencial que ajuda (e muito!) no crescimento do empreendimento e na valorização do nome da empresa no mercado em que atua.

 

FONTE E CRÉDITOS > CPT Softwares em www.cptsoftwares.com.br/gestao-empresarial/artigos/implantacao-de-programas-de-qualidade-no-atendimento-em-pequenas-empresas

 

 

Atenção: Grande parte do conteúdo divulgado no Blog é oriundo do trabalho realizado pelas Assessorias de imprensa, Marketing, Publicidade e outras áreas das companhias/instituições/associações e afins. Em respeito e direito aos trabalhos, ideias, conteúdos e idealizadores, todo o conteúdo recebido é divulgado na íntegra, ou seja, sem alterações. Em respeito ao desejo do autor e idealizadores, os conteúdos divulgados aqui podem ser excluídos. Para isso, é necessário a formalização do pedido com as informações necessárias de identificação, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br  O mesmo vale para conteúdos que foram compartilhados de sites/Blog´s, onde sempre cito a fonte, concedo os créditos e divulgo o link de origem da extração da matéria. Caso o autor/idealizador discorde do compartilhamento aqui no Blog, basta formalizar sua solicitação com as informações necessárias, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br  O Blog do Call Center também não possui nenhuma responsabilidade sobre a veracidade das informações, cabendo ao discordante, entrar em contato diretamente com o responsável pelo artigo/notícia, através do link informado na matéria/artigo/notícia.

Contato

Blog do Call Center São Paulo - SP - Brasil contato@blogdocallcenter.com.br