Índice de Esforço ao Cliente

21/04/2015 16:59

O estudo propõe a criação de um novo indicador para suprir esta coluna o Indice de Esforço ao Cliente (IEC) definida como a intenção dos clientes em continuar prestigiando a empresa, a aumentar a quantia com ela ou a falar bem (e não mal) dela. O Indice de esforço do cliente superou outros indicadores quanto a gerar cultura interna, melhorar processos, somar as estratégias de fidelização dos clientes e interações de atendimento ao cliente.

Para medir o IEC, fazemos uma pergunta simples: “Quanto esforço sua empresa pode e deve de fazer para implantar este indicador?” A resposta segue uma escala de 1 (baixo esforço) a 5 (alto esforço). Uma organização de atendimento ao cliente pode usar o IEC como indicador de qualidade, somando a indicadores operacionais, chamadas repetidas, transparências de troca de canal, para realizar uma “auditoria de qualidade do esforço” e melhorar áreas nas quais o cliente esteja gastando energia demais. Conforme estudo várias empresas pesquisadas usam o IEC para investir junto a clientes em risco de deserção.

O estudo conclui o poder preditivo do IEC reforçando seus resultados. Dos clientes que disseram ter feito baixo esforço, 94% manifestaram a intenção de voltar a comprar da empresa e 88% disseram que aumentariam os gastos. Apenas 1% disseram que falariam mal da empresa. Por outro lado, 81% dos clientes que tiveram dificuldades para resolver um problema manifestaram a intenção de falar mal da companhia.

Fonte: Gestão da Qualidade e Processos, por Ricardo Machado.

FONTE E CRÉDITOS > LABORATÓRIO PAULA TOSTES em paulatostes.com.br/site/indice-de-esforco-ao-cliente/

Atenção: Grande parte do conteúdo divulgado no Blog é oriundo do trabalho realizado pelas Assessorias de imprensa, Marketing, Publicidade e outras áreas das companhias/instituições/associações e afins. Em respeito e direito aos trabalhos, ideias, conteúdos e idealizadores, todo o conteúdo recebido é divulgado na íntegra, ou seja, sem alterações. Em respeito ao desejo do autor e idealizadores, os conteúdos divulgados aqui podem ser excluídos. Para isso, é necessário a formalização do pedido com as informações necessárias de identificação, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br  O mesmo vale para conteúdos que foram compartilhados de sites/Blog´s, onde sempre cito a fonte, concedo os créditos e divulgo o link de origem da extração da matéria. Caso o autor/idealizador discorde do compartilhamento aqui no Blog, basta formalizar sua solicitação com as informações necessárias, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br  O Blog do Call Center também não possui nenhuma responsabilidade sobre a veracidade das informações, cabendo ao discordante, entrar em contato diretamente com o responsável pelo artigo/notícia, através do link informado na matéria/artigo/notícia.

Contato

Blog do Call Center São Paulo - SP - Brasil contato@blogdocallcenter.com.br