Inmetro testa serviços de atendimento de empresas aéreas e rodoviárias

23/01/2015 23:14

Falta de informação do número de protocolo foi o campeão de irregularidades entre as companhias.

Já decidiu se vai viajar no carnaval? E mais importante: vai de ônibus ou de avião? Preste atenção, porque o Inmetro decidiu testar o serviço de atendimento ao consumidor das companhias aéreas e empresas rodoviárias mais procuradas do Brasil.

Veja o relatório completo do teste do Inmetro

Tire dúvidas sobre a lei dos SACs

“O critério para a escolha das companhias aéreas nacionais e internacionais foi feito com base na participação do mercado e no número de passageiros que as empresas transportam”, explica Rose Maduro, coordenadora do programa de análises de produtos do Inmetro.

Chegou a hora de saber quais são as companhias que ainda desrespeitam a lei dos SACs, criada em 2008 pra proteger o consumidor.

Cada empresa recebeu pelo menos uma ligação de cinco clientes, todos querendo resolver dúvidas bem simples. O primeiro teste foi feito pra descobrir se o serviço de atendimento está mesmo acessível, como manda a lei.

Entre as companhias aéreas avaliadas, a Air France apresentou irregularidades em dois quesitos. Para começar, o serviço não funciona 24 horas por dia, sete dias na semana, como deveria. E a Air France também não oferece em seu site um numero de telefone especifico para portadores de deficiência auditiva ou de fala.

No setor rodoviário, a Transbrasiliana é a única das sete empresas avaliadas que ainda não atende a essa determinação.

O segundo teste avaliou a qualidade do atendimento dos SACs. A lei é muito clara: nenhum cliente deve esperar mais de um minuto na linha para ser transferido ao setor competente.

Só que as empresas de ônibus Gontijo e São Geraldo deixaram de cumprir essa determinação em pelo menos uma das cinco ligações. Entre as companhias aéreas, Tam e Webjet deram chá de canseira em pelo menos dois dos cinco clientes que as procuraram.

Já o SAC da viação Pluma cometeu outra irregularidade: exigiu que o consumidor repetisse informações ao ser transferido para outro setor em três das cinco ligações.

O terceiro teste feito com os SACs foi o grande campeão de irregularidades. Ao contrário do que exige a lei, as empresas de ônibus Andorinha, Gontijo, Pluma, São Geraldo e Transbrasiliana simplesmente não ofereceram o famoso número de protocolo em nenhuma das cinco ligações que receberam. Já a Viação Cometa deixou de cumprir essa determinação em duas das cinco chamadas e a Itapemirim, em quatro delas.

No setor aéreo, não foi muito diferente. As empresas Azul, Air France, Tap e Tam não forneceram números de protocolo a nenhum dos cinco clientes. Avianca, Webjet e Gol deixaram de cumprir essa determinação em pelo menos duas das cinco ligações efetuadas.

O quarto e último teste avaliou a capacidade das empresas resolverem as demandas do cliente. Nesse quesito, foram reprovadas as empresas de ônibus São Geraldo e Transbrasiliana por falta de clareza nas respostas fornecidas ao cliente.

Procuradas pelo Inmetro, muitas empresas disseram que vão aprimorar seus serviços de atendimento ao consumidor. Entre elas, as companhias aéreas Air France, Gol, Tam, Webjet, Azul e as empresas de ônibus Cometa e Transbrasiliana. A Andorinha informou que só fornece número de protocolo quando a demanda do cliente não é resolvida.

Já as companhias aéreas Tap e Avianca alegaram que esse número não foi dado porque as ligações deveriam ter sido feitas para a central de vendas e não para o SAC.

O Inmetro sustenta: de acordo com a lei, o número de protocolo deve ser informado em qualquer tipo de serviço de atendimento.

A empresa de ônibus Gontijo afirma que os clientes receberam, sim, um número de protocolo. O Inmetro informa que não é isso o que mostram as gravações dos telefonemas.

Já as empresas Itapemirim, Pluma e São Geraldo não quiseram se posicionar.

O Serviço de Atendimento ao Consumidor da companhia aérea internacional American Airlines estava entre os testados pelo Inmetro, mas sua avaliação não pôde ser divulgada. Segundo o instituto, a American Airlines, ao saber do resultado, informou que não está obrigada a seguir a Lei dos SACs. Isso porque, desde 2009, a empresa tem um mandado de segurança que a protege de qualquer tipo de sanção decorrente do descumprimento das obrigações contidas no decreto.

 

Fonte e créditos: Fantástico em fantastico.globo.com/Jornalismo/FANT/0,,MUL1678363-15605,00-INMETRO+TESTA+SERVICOS+DE+ATENDIMENTO+DE+EMPRESAS+AEREAS+E+RODOVIARIAS.html

Atenção: Grande parte do conteúdo divulgado no Blog é oriundo do trabalho realizado pelas Assessorias de imprensa, Marketing, Publicidade e outras áreas das companhias/instituições/associações e afins. Em respeito e direito aos trabalhos, ideias, conteúdos e idealizadores, todo o conteúdo recebido é divulgado na íntegra, ou seja, sem alterações. Em respeito ao desejo do autor e idealizadores, os conteúdos divulgados aqui podem ser excluídos. Para isso, é necessário a formalização do pedido com as informações necessárias de identificação, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br  O mesmo vale para conteúdos que foram compartilhados de sites/Blog´s, onde sempre cito a fonte, concedo os créditos e divulgo o link de origem da extração da matéria. Caso o autor/idealizador discorde do compartilhamento aqui no Blog, basta formalizar sua solicitação com as informações necessárias, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br  O Blog do Call Center também não possui nenhuma responsabilidade sobre a veracidade das informações, cabendo ao discordante, entrar em contato diretamente com o responsável pelo artigo/notícia, através do link informado na matéria/artigo/notícia.

Contato

Blog do Call Center São Paulo - SP - Brasil contato@blogdocallcenter.com.br