Internauras brasileiros estão entre os que mais compartilham conteúdo nas Redes Sociais em todo o mundo
Pesquisa revela que Brasil é o país onde se passa mais horas conectado
São Paulo, julho de 2014: O Brasil está entre os três países que mais compartilham posts nas redes sociais em todo o mundo, atrás apenas da China e de Hong Kong e empatado com o México. 71% dos brasileiros têm o hábito de dividir conteúdo com seus seguidores, enquanto este índice é de 80% na China e de 73% em Hong Kong. Os dados foram levantados por um estudo realizado pela SurveyMonkey, maior empresa de pesquisas online do mundo, em parceria com a Social@Ogilvy, estrategista multinacional em mídias sociais, com 6500 internautas de 16 países.
De acordo com o levantamento, os países que menos compartilham nas redes sociais são Japão (6%), Estados Unidos (15%) e Alemanha (21%). O Brasil é indubitavelmente o país onde os internautas gastam mais horas conectados nas redes sociais, com uma média de 13,8 horas, seguido da Rússia, com 10,8 horas, e da Argentina, com 10,2. Destes internautas brasileiros, 41% compartilham conteúdo com o intuito de promoverem alguma causa, e 21%, para manterem contato com as pessoas.
As razões que levam os internautas brasileiros a compartilharem diferem de acordo com a faixa etária. Considerando-se apenas aqueles com idade até os 40 anos, 18% acreditam que os conteúdos compartilhados ajudam a definir suas personalidades, enquanto este índice para as pessoas com mais de 40 anos é de apenas 5%. Manter o contato com as pessoas é a razão para replicar algum conteúdo para 34% dos entrevistados acima dos 40 anos, enquanto apenas 15% das pessoas abaixo desta faixa etária fazem tal afirmação. 28% deste grupo mais jovem se sente mais criativo, enquanto 55% de quem tem 40 anos ou mais declara sentir-se útil ao compartilhar algum tema.
Conteúdos com teor mais divertido são compartilhados por 40% dos brasileiros entre 18 e 29, enquanto 59% de quem tem 40 anos ou mais prefere replicar temas de caráter mais informativo nas redes sociais.
Uma fatia de 37% dos brasileiros considera a qualidade dos anúncios e conteúdos das redes sociais excelente ou muito boa, enquanto esta média cai para 23% nos outros países pesquisados.
Quando solicitados a identificar as empresas ou organizações que regularmente produzem conteúdo interessante, a maioria dos entrevistados listou empresas de tecnologia, muitas das quais não produzem conteúdo próprio, mas em vez disso são fontes para os internautas (ex: YouTube). Isso indica que as marcas top-of-mind não são voltadas para empresas específicas, mas são lugares onde podem encontrar informação de interesse.
Pelo menos uma empresa norte-americana de tecnologia (como Google, Facebook, Yahoo ou Apple) está na lista de todos os países. Surpreendemente, o Facebook não figura na lista dos internautas norte-americanos. Nos Estados Unidos, as organizações de notícias online vencem as que têm por tradição gerar notícias. Usuários mencionam apenas algumas empresas nas indústrias de alimentos e bebidas, como a Coca-Cola (que ganha a guerra contra a Pepsi). Coreanos e turcos mencionam várias organizações governamentais e os poloneses são os únicos usuários que mencionam um partido político específico. Outras curiosidades: os turcos amam aparelhos eletrônicos, Nike fica à frente da Adidas, e a Samsung vence a Sony.
A pesquisa avaliou ainda quais são os pontos, com base na percepção dos internautas, que as marcas devem levar em consideração para terem sucesso nas redes sociais. São eles: não focar em tornar-se viral; fazer com que seu conteúdo seja realmente relevante e manter-se fiel ao DNA da marca.
Ofertas são vistas como as principais impulsionadoras para que as pessoas sigam marcas. Um terço dos entrevistados diz que segue marcas nas redes sociais para saber mais sobre produtos, ofertas ou notícias, com destaque para a Indonésia (53%), seguida por Rússia (51%), Cingapura (46%), Brasil (43%) e Turquia (40%).
De maneira geral, quatro entre cada dez entrevistados dizem que estão abertos a publicidade (41%). Este ranking é liderado pelo México (55%), seguido por Polônia (51%), China (52%), Cingapura (48%), Brasil e África do Sul (46% cada) e Indonésia (45%).
A pesquisa levou em consideração os relatos de internautas do Japão, Cingapura, Coreia, Hong Kong, China, Indonésia, Rússia, Polônia, França, Inglaterra, Alemanha, Turquia, Brasil, México, Estados Unidos e África do Sul.
Sobre a SurveyMonkey
A SurveyMonkey é a maior empresa de pesquisa online do mundo que ajuda seus clientes a coletarem mais de 2 milhões de respostas para pesquisas todos os dias. SurveyMonkey revolucionou a forma das pessoas em entregar e receber feedback, tornando este processo acessível, fácil e flexível a vários níveis de orçamento. A empresa foi fundada em 1999 focada em ajudar pessoas a realizar melhores decisões. Desde então, a SurveyMonkey tem construído uma tecnologia baseada em mais de 14 anos de experiência em metodologia de pesquisa e desenvolvimento web. São mais de 20 milhões de clientes no mundo todo, entre eles, 99% das empresas indicadas pela Fortune 500, instituições acadêmicas, organizações e empresas pelos quatro cantos do globo. No Brasil, são 550 mil clientes. A empresa com sede em Palo Alto, Califórnia, conta com mais de 200 colaboradores. Rodolfo Ohl é o country manager da SurveyMonkey no Brasil.
Atenção: Grande parte do conteúdo divulgado no Blog é oriundo do trabalho realizado pelas Assessorias de imprensa, Marketing, Publicidade e outras áreas das companhias/instituições/associações e afins. Em respeito e direito aos trabalhos, ideias, conteúdos e idealizadores, todo o conteúdo recebido é divulgado na íntegra, ou seja, sem alterações. Em respeito ao desejo do autor e idealizadores, os conteúdos divulgados aqui podem ser excluídos. Para isso, é necessário a formalização do pedido com as informações necessárias de identificação, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br O mesmo vale para conteúdos que foram compartilhados de sites/Blog´s, onde sempre cito a fonte, concedo os créditos e divulgo o link de origem da extração da matéria. Caso o autor/idealizador discorde do compartilhamento aqui no Blog, basta formalizar sua solicitação com as informações necessárias, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br O Blog do Call Center também não possui nenhuma responsabilidade sobre a veracidade das informações, cabendo ao discordante, entrar em contato diretamente com o responsável pelo artigo/notícia, através do link informado na matéria/artigo/notícia.