Internet das Coisas e a transformação dos Meios de Pagamento

10/01/2015 18:55

*por Celso Sato, presidente da Accesstage

 

Vivemos em um mundo totalmente conectado. Smartphones, tablets, televisões, relógios e até peças de roupa já estão plugados na rede e a tendência é que cada vez mais objetos sejam incluídos nessa lista. Este é o fenômeno da Internet das Coisas, que está transformando nossas relações nos últimos anos. Não apenas o relacionamento entre as pessoas tem mudado, mas também o modo como cada um de nós consome – e as empresas devem preparar-se para esta nova realidade.

O Gartner prevê que em 2015 o interesse por pagamentos móveis crescerá junto com o aumento significativo do comércio móvel, incentivado pelas e-wallets – ou carteiras eletrônicas. Elas revolucionarão o varejo e isto não deve demorar muito. Não apenas celulares, mas qualquer dispositivo conectado à internet terá poder de compra nos próximos anos. Isso abre um leque de oportunidades e novas preocupações para toda a cadeia de Meios de Pagamento.

A principal preocupação é a segurança. Segundo a IDC, em dois anos, 90% das redes de TI terão uma falha por conta da Internet das Coisas, portanto é essencial investir, desde já, na proteção das transações e das informações.  Na outra ponta, o Varejo deve estar pronto para aceitar esses novos modos de pagamento, caso contrário oportunidades de vendas poderão perder-se no caminho. Vale ressaltar que não adianta se jogar de cabeça nessa novidade sem antes conhecer o mercado e preparar-se para o que está por vir. Ficar atento às movimentações mundiais e à realidade local do lojista o ajudará a decidir quando é o momento certo para aceitar o pagamento móvel.

Análise, planejamento e adaptação são as primeiras etapas para que a aceitação das carteiras eletrônicas seja cada vez mais ampla e bem estruturada. Também é necessário que os varejistas trabalhem internamente para ter o controle financeiro sobre os meios de pagamento aceitos – seja físico, plástico ou móvel. Conciliar todos estes modelos pode ser um grande desafio. Os executivos de finanças não podem perder de vista nenhum detalhe das transações, como cancelamentos, antecipações ou mesmo taxas debitadas pelas operadoras. Qualquer cobrança indevida ou pagamento não debitado significa perda de dinheiro. Nesse caso, softwares de conciliação de vendas podem solucionar a questão e tornar as áreas de finanças menos operacionais e mais estratégicas.

As carteiras eletrônicas são uma tendência e chegarão ao Brasil com força total, já que as grandes empresas do setor têm investido fortemente nessas soluções. Cabe agora ao mercado de Meios de Pagamento brasileiro torná-las realidade em nosso país de modo eficiente e sem dificuldades operacionais ou tecnológicas.

 

Sobre a Accesstage

Especialista em soluções para intercâmbio de dados financeiros, a Accesstage é sinônimo de conectividade financeira e pioneira na utilização dos recursos da internet como impulsionadores de negócios. A empresa otimiza a gestão da cadeira financeira de seus clientes e garante integridade e segurança nas vendas, pagamentos e recebimentos para todos os envolvidos na cadeia – empresas, fornecedores, adquirentes, bandeiras, e bancos.

Com uma base de mais de 90 mil empresas conectadas, a Accesstage é integradora de soluções e serviços para a gestão de pagamentos/recebimentos e transferência eletrônica de informações financeiras.

A companhia foi a primeira empresa do segmento a receber a certificação Payment Card Industry – Data Secutirty Standart (PCI-DSS), entregue pelo PCI Security Standarts Council, fórum global criado pelas bandeiras de cartão de crédito Visa, Mastercard e America Express, entre outras.  A certificação PCI – DSS a consagra como uma das maiores e melhores representantes da indústria de cartões de crédito existentes no mercado.

 

Informações para a imprensa:

RMA Comunicação

Adriana Leme (adriana.leme@rmacomunicacao.com.br) – (11) 2244 – 5934

Bárbara Trevisan (barbara.trevisan@rmacomunicacao.com.br) – (11) 2244 – 5983

Olívia Nercessian (olivia.nercessian@rmacomunicacao.com.br) – (11) 2244 – 5992

Atenção: Grande parte do conteúdo divulgado no Blog é oriundo do trabalho realizado pelas Assessorias de imprensa, Marketing, Publicidade e outras áreas das companhias/instituições/associações e afins. Em respeito e direito aos trabalhos, ideias, conteúdos e idealizadores, todo o conteúdo recebido é divulgado na íntegra, ou seja, sem alterações. Em respeito ao desejo do autor e idealizadores, os conteúdos divulgados aqui podem ser excluídos. Para isso, é necessário a formalização do pedido com as informações necessárias de identificação, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br  O mesmo vale para conteúdos que foram compartilhados de sites/Blog´s, onde sempre cito a fonte, concedo os créditos e divulgo o link de origem da extração da matéria. Caso o autor/idealizador discorde do compartilhamento aqui no Blog, basta formalizar sua solicitação com as informações necessárias, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br  O Blog do Call Center também não possui nenhuma responsabilidade sobre a veracidade das informações, cabendo ao discordante, entrar em contato diretamente com o responsável pelo artigo/notícia, através do link informado na matéria/artigo/notícia.

Contato

Blog do Call Center São Paulo - SP - Brasil contato@blogdocallcenter.com.br