ISO 10002 - Satisfação do Cliente. Tratamento de Reclamações

21/04/2015 17:19

Gerencie as reclamações dos clientes de maneira eficaz e tenha mais chances de satisfazer às expectativas deles. Você pode transformar rapidamente as reclamações em satisfação do cliente - especialmente se considerar as reclamações como uma oportunidade para melhorar o que faz e como faz. A ISO 10002 pode ajudar você a alcançar este objetivo, qualquer que seja o tamanho ou a natureza do seu negócio. O sistema de gestão de reclamações de clientes é um requisito básico, mas essencial, para qualquer negócio, especialmente para as empresas que querem se tornar e se manter bem-sucedidas.


O que é ISO 10002 - Satisfação do Cliente? Tratamento de Reclamações?

Os clientes esperam cada vez mais do serviço que você oferece. E os seus concorrentes estão trabalhando duro para atender a estas expectativas. Você também pode fazer isso com a ISO 10002, a norma internacional para a satisfação do cliente. Ela fornece diretivas para a criação de seu próprio sistema de gestão de reclamações, ajudando você a identificar reclamações, suas causas e como eliminá-las. A ISO 10002 também ajudará você a identificar as áreas que podem ser melhoradas em seu negócio e a eliminar a causa das reclamações. A norma descreve os controles e processos de gestão que ajudam você a lidar com as reclamações dos clientes de forma mais eficaz e eficiente, certificando-se de que mais clientes estão satisfeitos com os serviços que você oferece.


Quais são os benefícios da gestão de reclamações de clientes?
  • Eficiência operacional para identificar as tendências e causas das reclamações
  • Resolução de mais reclamações, adotando uma abordagem mais focada no cliente
  • Envolvimento da equipe em novas oportunidades de treinamento de atendimento ao cliente
  • Integração da norma ISO 10002 com a ISO 9001 para a melhoria da eficiência global
  • Monitoramento e melhoria contínua do seu processo de tratamento de reclamações

Implementação da ISO 10002 - gestão de reclamações de clientes

Há muitas razões para trabalhar conosco para introduzir e implementar a gestão de reclamações de clientes. E isso é porque estabelecemos a primeira norma de sistemas de gestão de reclamações em 1999 (BS 860). Ela forneceu as bases para a norma internacional ISO 10002. Podemos usar essa experiência e conhecimento para ajudar você a se tornar um especialista em gestão de reclamações de clientes com o seu próprio sistema de gestão ISO 10002.

Dicas importantes para implementação da ISO 10002
  1. Obtenha o comprometimento e apoio da alta direção.
  2. Envolva toda a empresa oferecendo boa comunicação interna.
  3. Compare os processos de gestão existentes com os requisitos da ISO 10002. 
  4. Obtenha o feedback do cliente sobre a gestão de reclamações atual.
  5. Estabeleça uma equipe de implementação para obter os melhores resultados.
  6. Faça o mapeamento e compartilhe funções, responsabilidades e prazos.
  7. Adapte os princípios dos sistemas de gestão ISO 10002 para o seu negócio.
  8. Estimule a participação da equipe com treinamentos e incentivos.
  9. Treine a equipe para que todos entendam e utilizem o sistema de gestão ISO 10002.
  10. Revise regularmente o seu sistema ISO 10002 para se certificar de que ele se mantém eficaz e de que o melhora continuamente.

Como obter a certificação ISO 10002

Fazemos com que a certificação se torne um processo simples. Depois que você fizer a solicitação, nomeamos um gestor de clientes que guiará você e a sua empresa pelos passos listados a seguir.

  1. Gap analysis 
    Este é um serviço opcional, no qual analisamos o seu sistema de gestão de reclamações existente e o comparamos com os requisitos da ISO 10002. Isso ajuda a identificar áreas que precisam de mais melhorias antes de realizarmos uma avaliação formal, economizando tempo e dinheiro.
  2. Auditoria formal 
    Realizada em duas etapas. Primeiramente, reveremos o preparo de sua organização para a avaliação, verificando se os procedimentos e controles da ISO 10002 foram desenvolvidos. Compartilharemos os resultados da avaliação com você e, se acharmos alguma lacuna, ela poderá ser sanada. Se todas as exigências tiverem sido cumpridas, faremos a avaliação da implementação dos procedimentos e controles de sua empresa para certificar que eles estão funcionando efetivamente conforme a certificação exige.
  3. Após a certificação 
    Quando você tiver sido aprovado na auditoria formal, receberá um certificado ISO 10002, válido por três anos. O seu gerente de contas manterá contato durante este período, visitando-o regularmente para garantir que o seu sistema não apenas permaneça em conformidade, mas que melhore continuamente.

Integre seus sistemas

A ISO 10002 será o único sistema de gestão de sua empresa. Ela também pode ser integrada a outros sistemas de gestão que compartilham requisitos semelhantes, especialmente a ISO 9001 - Gestão da Qualidade. Você pode usar seu conhecimento da ISO 10002 para desenvolver uma gestão de qualidade em sua empresa, ou vice-versa. Tente usar a PAS 99 como uma estrutura para identificar e integrar os requisitos comuns de gestão do sistema para ter um melhor desempenho.


Gestão de reclamações para PMEs

As reclamações dos clientes podem ter um impacto grande nas pequenas empresas. Isso significa que a ISO 10002 também pode trazer grandes benefícios. Independentemente do tamanho do seu negócio, a maneira como você gerencia as reclamações dos clientes tem um papel igualmente importante na definição e no atendimento das expectativas dos clientes. Entendemos que você pode ter um orçamento menor e menos tempo, e é por isso que trabalhamos com você para superar todos os obstáculos que poderá enfrentar. Então, ajudaremos você a estabelecer um sistema ISO 10002, o que não só aumentará a sua reputação, mas também permitirá que você continue melhorando, crescendo e conquistando novos clientes.


Por que escolher o BSI?

Somos pioneiros em normas há mais de 100 anos e hoje somos os líderes de mercado. Ajudamos mais de 70.000 organizações, desde as principais marcas globais até ambiciosas empresas de pequeno porte, em 153 países, a obter vantagens sobre seus concorrentes. Como uma das poucas organizações que compreende normas do início ao fim, não apenas avaliamos o quão bem você as está cumprindo, mas também criamos normas totalmente novas e treinamos equipes de todo o mundo para usá-las, melhorando o seu desempenho. Nosso conhecimento pode melhorar a sua organização. 

FONTE E CRÉDITOS > BSI GROUP em www.bsigroup.com/pt-BR/ISO-10002-Satisfacao-do-Cliente-e-Tratamento-de-Reclamacoes/

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