LC Restaurantes e a sustentabilidade nas atividades diárias
A LC Restaurantes, especializada em refeições coletivas, que deu início a um projeto para alinhamento de uma estrutura corporativa que preza pela sustentabilidade nas atividades diárias. O projeto consiste na promoção de uma série de ações direcionadas aos colaboradores, como o Desenvolvimento do Núcleo de Sustentabilidade; Palestras de sensibilização e workshops aos colaboradores, com material de apoio sobre o tema; Cartilha LC Restaurantes de Sustentabilidade; Check-List de indicadores de sustentabilidade para acompanhamento, entre outras.


Recentemente, a empresa obteve o Selo CarbonFree, em parceria com a Iniciativa Verde, uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), que irá compensar a emissão dos GEEs (gases de efeito estufa) emitidos por sua operação.
Para a obtenção do selo CarbonFree, foram plantadas 602 árvores nativas da Mata Atlântica, no município de Extrema, sul de Minas Gerais, e que vão compensar as emissões de 95,17 toneladas de CO2. Esse plantio, além de atuar no combate às mudanças climáticas e ao aquecimento global, também irá beneficiar a proteção de nascentes que abastecem a Região Metropolitana de São Paulo, já que a região em que está localizada a cidade de Extrema faz parte do Sistema Cantareira, contribuindo para o enfrentamento da severa crise hídrica que tem afetado milhões de pessoas.
Além disso, o projeto irá reforçar outras iniciativas que já são praticadas na LC, como os controles de qualidade, o acompanhamento de custos, a reciclagem e o Programa “Menos é Mais”, que visa conscientizar os colaboradores sobre a importância do consumo consciente dos recursos da empresa durante a rotina de trabalho. A diretriz do projeto é educar sobre simples práticas de responsabilidade ambiental, que contribuem para que os serviços da organização gerem cada vez menos impacto ao meio ambiente.
Foram colocados também lembretes em pontos estratégicos com dicas de atitudes básicas como desligar o computador, a luz e o ar condicionado quando não houver uso, e fechar a torneira corretamente ao deixar o toalete. O Programa, que teve a participação das áreas de Comunicação, Qualidade e Recursos Humanos, terá como reforço também o Papelômetro. A ferramenta será uma métrica de resultados em um modelo padrão de e-mail, semelhante a um termômetro, que avisará a quantidade de redução do uso de papel mês a mês. Essa iniciativa visa expor a relevância do projeto para os colaboradores, além de incentivar a continuidade das boas práticas de redução na organização.
Recentemente, a LC incluiu no Programa a campanha “Gestão de Recursos Pessoais”, com o objetivo de auxiliar a educação financeira pessoal dos colaboradores. A campanha inclui as seguintes dicas: preste atenção aos pequenos gastos, pesquise antes de comprar, procure comprar à vista, evite parcelamentos, antecipe as compras em épocas específicas, como Natal, por exemplo, entre outras sugestões.
Além da sede, as unidades também terão acesso ao Programa “Menos é Mais”. Em cada restaurante será colocado um cartaz sobre o projeto, incentivando tanto os colaboradores como os clientes da LC a adotarem medidas que evitem o consumo exagerado de recursos. Como plano futuro para o Programa “Menos é Mais”, já estão sendo estudadas ações diretas para as unidades, envolvendo diversos temas, como desperdício e reaproveitamento de alimentos.
No ano passado, a LC Restaurantes promoveu, em parceria com o Fundo Social do Estado de São Paulo, a Campanha do Agasalho, que aconteceu nos meses de junho e julho.
A LC disponibilizou dois pontos de coletas que permaneceram do dia 10/06 a 13/07. No dia 19/06, a LC reforçou a Campanha, oferecendo apoio financeiro para a compra de cobertores.
O resultado da Campanha foi a arrecadação de 84 peças de agasalhos, tanto para adultos como para crianças, e 50 cobertores. As doações foram entregues no dia 29/07 ao Fundo Social do Estado de São Paulo.
Sobre a LC Restaurantes
Com 26 anos no mercado de refeições coletivas, atuando em projetos especiais e personalizados, a LC Restaurantes se diferencia pela sua excelência em atendimento e serviços de alimentação para empresas, hospitais, escolas, varejo e hotelaria marítima, estando presente em oito estados: São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná, Rio Grande do Sul, Ceará, Pernambuco e Distrito Federal. A empresa conta com equipes altamente qualificadas para desenvolver projetos diferenciados, planejando ambientes que proporcionem ganhos de qualidade de vida. Dentre seus serviços, destacam-se Sabor Brasil (Sabor do Chef, Sabor do Cliente e Sabor Saúde), Cozinha & Arte, Prato à La Carte, Grill, LC Conveniência, Cafeteria, e outros.
Informações à imprensa
Flávia Vargas Ghiurghi
(11) 9-9716-2800
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