Lei do bloqueio de telemarketing: um milhão de telefones estão cadastrados para não receber ligações de telemarketing, segundo dados da ZipCode
Pesquisa cruzou os dados da Anatel e do Procon nos seis estados em que a Lei vigora
Atualmente, o Brasil tem mais de 276 milhões de linhas telefônicas ativas, entre fixas e móveis, segundo dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). E, para passar um panorama de como está a aceitação dos consumidores em relação à Lei nº 13.226/2008, intitulada como lei do bloqueio de telemarketing, a ZipCode, empresa provedora de informações para marketing, crédito, cobrança e anti-fraude, analisou a base dos números telefônicos cadastrados na Fundação Procon.
Em vigor desde 1º de abril de 2009, criada em São Paulo, e depois estendida para o Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Paraná, Espírito Santo e Santa Catarina, a lei permite aos usuários de telefonia cadastrar os números via internet para não receber ligações de Call Centers.
Englobando os seis estados, atingiu a marca de pouco mais para não receber mais ligações de telemarketing, o que representa apenas 0,36% do total de linhas no país. Deste montante de linhas, 85% das linhas bloqueadas estão em São Paulo, 846 mil, seguidos pelo Paraná, com 10%, 104 mil, e Rio Grande do Sul, com 4%. Espírito Santo, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina juntos somam 3%.
A ZipCode ainda fez um levantamento do faixa etária dos proprietários das linhas telefônicas bloqueadas. Segundo a pesquisa, dos mais de 1 milhão de telefones cadastrados, a ZipCode identificou o perfil de 404 mil usuários que optaram por não receber chamadas de telemarketing e 21% desse montante têm entre 31 e 40 anos, seguidos de pessoas entre 41 e 50 anos com 23%, de 51 a 60 com 24%, e acima de 61 anos com 23%. Os consumidores entre 18 e 30 anos somam 8%.
A empresa realiza diariamente consultas ao Procon, e faz um acompanhamento de perto sobre a movimentação dos usuários que cadastram e cancelam o bloqueio de linhas telefônicas.
“Os telefones do Procon são cruzados na base da dados da ZipCode para então chegarmos às informações mais detalhadas. Com isso, conseguimos disponibilizar às empresas de Call Center dados mais precisos para que de posse dessas informações, elas tracem estratégias de comunicação junto aos potenciais clientes, sempre respeitando as regras de privacidade”, explica Arthur Guitarrari, Gerente de Marketing e Novos Negócios da ZipCode.
Sobre a ZipCode:
Presente no mercado desde 2001, a ZipCode se destaca pela forte experiência na área de marketing direto. A preocupação constante com a inovação, aliada as principais necessidades do mercado, faz da ZipCode uma das principais empresas provedora e gestora de informações para marketing, crédito, cobrança e antifraude. A companhia atende empresas de todos os portes e segmentos de mercado. Para mais informações, acesse: www.zipcode.com.br
Atenção: Grande parte do conteúdo divulgado no Blog é oriundo do trabalho realizado pelas Assessorias de imprensa, Marketing, Publicidade e outras áreas das companhias/instituições/associações e afins. Em respeito e direito aos trabalhos, ideias, conteúdos e idealizadores, todo o conteúdo recebido é divulgado na íntegra, ou seja, sem alterações. Em respeito ao desejo do autor e idealizadores, os conteúdos divulgados aqui podem ser excluídos. Para isso, é necessário a formalização do pedido com as informações necessárias de identificação, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br O mesmo vale para conteúdos que foram compartilhados de sites/Blog´s, onde sempre cito a fonte, concedo os créditos e divulgo o link de origem da extração da matéria. Caso o autor/idealizador discorde do compartilhamento aqui no Blog, basta formalizar sua solicitação com as informações necessárias, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br O Blog do Call Center também não possui nenhuma responsabilidade sobre a veracidade das informações, cabendo ao discordante, entrar em contato diretamente com o responsável pelo artigo/notícia, através do link informado na matéria/artigo/notícia.