Levantamento do Procon-SP revela estabilidade nas taxas de cheque especial e empréstimo pessoal em 2013

09/01/2014 21:35

 

Na pesquisa de taxas de juros realizada em 2013 pela Fundação Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, constatou-se que o movimento das taxas médias, tanto do empréstimo pessoal quanto do cheque especial, foi de estabilidade, ao contrário do que ocorreu em 2012. Veja aqui a pesquisa completa.

Até o mês de julho os movimentos foram parecidos, com altas pouco expressivas, sendo que a partir do mês de outubro o cheque especial apresentou maior tendência de alta, se comparado ao empréstimo pessoal. O levantamento anual envolveu sete instituições financeiras: Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, HSBC, Itaú, Safra e Santander.

 

Empréstimo Pessoal

O banco que apresentou a maior taxa média anual de empréstimo pessoal foi o Bradesco, com 6,22% a.m.; a menor taxa média foi praticada pela Caixa Econômica Federal, com 3,60% a.m.; uma diferença de 2,62 pontos percentuais, que representa uma variação de 72,78%. De acordo com análise comparativa das taxas de juros praticadas em 2013, observou-se que a taxa média do empréstimo pessoal foi de 5,27% ao mês, indicando um decréscimo de 0,27 ponto percentual em relação à taxa média de 2012, que era de 5,54% ao mês. O ano iniciou com uma taxa média, entre os bancos pesquisados, de 5,35% e finalizou com uma taxa de 5,30% ao mês, registrando variação negativa de 0,93%.

 

Cheque Especial

O ano iniciou com uma taxa média, entre os bancos pesquisados, de 7,92% e finalizou com uma taxa de 8,33% ao mês, registrando variação positiva de 5,18%. O banco que apresentou a maior taxa média anual de cheque especial foi o Santander, com 10,09% a.m.; a menor taxa foi praticada pela Caixa Econômica Federal, com 4,32% a.m.; uma diferença de 5,77 pontos percentuais, que representa uma variação de 133,56%.

 

7/1/2014

Fundação Procon-SP

Assessoria de Comunicação

Atenção: Grande parte do conteúdo divulgado no Blog é oriundo do trabalho realizado pelas Assessorias de imprensa, Marketing, Publicidade e outras áreas das companhias/instituições/associações e afins. Em respeito e direito aos trabalhos, ideias, conteúdos e idealizadores, todo o conteúdo recebido é divulgado na íntegra, ou seja, sem alterações. Em respeito ao desejo do autor e idealizadores, os conteúdos divulgados aqui podem ser excluídos. Para isso, é necessário a formalização do pedido com as informações necessárias de identificação, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br  O mesmo vale para conteúdos que foram compartilhados de sites/Blog´s, onde sempre cito a fonte, concedo os créditos e divulgo o link de origem da extração da matéria. Caso o autor/idealizador discorde do compartilhamento aqui no Blog, basta formalizar sua solicitação com as informações necessárias, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br  O Blog do Call Center também não possui nenhuma responsabilidade sobre a veracidade das informações, cabendo ao discordante, entrar em contato diretamente com o responsável pelo artigo/notícia, através do link informado na matéria/artigo/notícia.

Contato

Blog do Call Center São Paulo - SP - Brasil contato@blogdocallcenter.com.br