Ligada no telespectador
Seg, 17 de Dezembro de 2012 14:28 Alexandre Finelli, Erica Polo, Juliana Jadon, Marianna Abdo, Thaís Moreira Edição 176 - Dezembro/Janeiro 2012
Emissoras de TV
Canal interativo da Record recebe sugestões, críticas e tira dúvidas do público
Na TV Record, dois canais diretos com o telespectador são parceiros importantes das pesquisas qualitativas para entender o que espera o público: o recém-lançado Canal Interativo do Telespectador, conhecido internamente como Cite, e o portal R7. O Cite foi inaugurado há cinco meses e se tornou o departamento responsável por receber sugestões, críticas e tirar dúvidas do público. “É mais do que um contact center, temos profissionais de jornalismo e relações públicas para atender os telespectadores, seja por e-mail ou telefone”, diz Celso Teixeira, diretor nacional de comunicação da emissora.
Antes de inaugurar o serviço, o contato com o público era descentralizado. O trabalho de atendimento ficava sob a responsabilidade das telefonistas e das próprias produções dos programas. Segundo Teixeira, a emissora identificou que o público que procura o Cite prefere o contato por e-mail e, por isso, mesmo com pouco tempo de funcionamento, já reforçou o atendimento por meio desse canal. Vale lembrar que a cobertura da emissora alcança 98% do território nacional, portanto, o volume de pessoas que entram em contato todos os dias é significativo.
Hoje, a Record recebe cerca de dez mil e-mails por mês com demandas do público. “Em 2013, vamos ampliar o serviço usando as redes sociais”, diz Teixeira. Mesmo com o sucesso do atendimento por correspondência eletrônica, segundo o diretor, os telespectadores que quiserem saber sobre a marca da roupa da Ana Paula Padrão, anotar alguma receita veiculada no “Hoje em Dia” ou obter contatos de entrevistados, fora dar sugestões ou fazer críticas, ainda podem usar o telefone.
O portal de notícias na web R7 é também um meio importante para descobrir a necessidade do telespectador. “Pelo portal, o público pode interagir com vários programas. Por exemplo, sugerir a dança do apresentador Rodrigo Faro no programa ‘O Melhor do Brasil’ ou comentar matérias e enviar perguntas para os entrevistados do ‘Jornal da Record News’”, revela Teixeira. O noticiário da Record News, apresentado por Heródoto Barbeiro, também pode ser visto via R7. Há também a possibilidade de participar de chats com apresentadores e convidados dos programas e enviar comentários pelas redes sociais.
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Fonte e créditos: Consumidor Moderno
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