Lucro líquido anual da SulAmérica cresce 14,2% e atinge recorde histórico de R$ 548,7 milhões
Receita total também é recorde e registra alta de 15,1%, totalizando R$ 16,9 bilhões em 2014
Rio de Janeiro, 26 de fevereiro de 2015 – A Sul América S.A. (BM&FBovespa: SULA11) encerrou 2014 com lucro líquido recorrente recorde de R$ 548,7 milhões, representando crescimento de 14,2% em relação a 2013. No quarto trimestre, o aumento do lucro líquido foi de 1,9%, atingindo a soma de R$ 294,6 milhões. Alta significativa também foi registrada na receita total consolidada que chegou a R$ 4,2 bilhões nos últimos três meses de 2014 e crescimento de 15,1% no ano, totalizando R$ 16,9 bilhões em 2014.
Considerando a operação de seguros, a SulAmérica emitiu em 2014 um total de R$ 13,5 bilhões em prêmios, representando um aumento de 9,9% no quarto trimestre de 2014 em relação ao mesmo período do ano anterior e de 10,7% na comparação com 2013.
“Mesmo diante do cenário macroeconômico desafiador observado em 2014, nossos resultados mostram que conseguimos enxergar boas oportunidades para crescer nos mercados em que a companhia atua e alcançar o melhor desempenho da história da SulAmérica”, explica o presidente da SulAmérica, Gabriel Portella. “A estratégia de ampliação comercial, sem desviar de nossa política de subscrição com foco na rentabilidade, além da eficiência na gestão dos ativos próprios e rigoroso controle das despesas administrativas, contribuíram para o excelente resultado”, complementa.
Em relação aos resultados de saúde e odontológico, o crescimento dos prêmios foi de 13,8% na comparação com 2013 e 13,7% no quarto trimestre de 2014 frente ao mesmo período do ano anterior. A manutenção do forte ritmo de vendas novas e elevadas taxas de retenção de clientes beneficiaram o segmento, além do acelerado crescimento da carteira de pequenas e médias empresas, com elevação de 25,7% dos prêmios no último trimestre de 2014 e 24,5% na comparação com 2013.
Os prêmios de seguros de automóveis tiveram elevação de 6,9% em 2014 e de 5% no quarto trimestre. Já a frota segurada registrou alta de 7,7%, atingindo 1,65 milhão de veículos, com maior participação de carros de passeio. O desempenho se deveu, principalmente, a fatores como a forte presença da marca, atuação da extensa rede de corretores e pelo pioneirismo da companhia em lançar produtos e serviços inovadores.
Os destaques em ramos elementares foram as carteiras de massificados e empresarial, que cresceram 12,7% e 27,2%, respectivamente, no quatro trimestre de 2014 em relação ao mesmo período de 2013. No comparativo anual, os crescimentos foram de 18,8% e 31,6%. No negócio de previdência privada, as contribuições e reservas dos planos da modalidade VGBL superaram outras carteiras e cresceram 19,7% e 26,2%, respectivamente, na comparação com 2013.
Os prêmios do segmento de vida e acidentes pessoais cresceram 17,9% frente ao quarto trimestre de 2013 e apresentaram leve queda, de 1,5%, na comparação anual, resultado de ações para reposicionamento da carteira, como a não renovação de apólices com rentabilidade abaixo da estipulada.
O volume de ativos administrados pela SulAmérica Investimentos, nosso negócio de gestão de ativos, passou para R$ 21,6 bilhões, uma captação líquida de recursos de R$ 3,4 bilhões em relação ao início de 2014. Em um período marcado por alta volatilidade, a SulAmérica Investimentos foi uma das poucas gestoras do país com fluxo líquido positivo de recursos. Já o negócio de capitalização manteve a sua trajetória de crescimento, com importante contribuição para o resultado consolidado da companhia. A área apresentou alta de 44,7% do resultado operacional em 2014, totalizando R$ 58,4 milhões.
O resultado financeiro de R$ 658,3 milhões em 2014 foi o mais alto já registrado pela companhia, com aumento expressivo de 40,3% na comparação com 2013 e 7,5% em relação ao quarto trimestre do mesmo ano. O aumento se deveu, principalmente, a um maior volume de ativos próprios sob gestão e a uma taxa básica de juros (Selic) maior. O índice combinado – parâmetro utilizado pelas seguradoras que indica o percentual das despesas em relação aos prêmios e mede, portanto, o desempenho operacional – ficou em 93,4% no quarto trimestre de 2014 e 99,6% no ano.
Vale destacar que no segmento de seguro saúde, a companhia intensificou as campanhas de promoção de saúde e bem-estar e ampliou a parceria com a Healthways para lançar o Portal Saúde Ativa, plataforma disponível para todos os segurados.
Investindo cada vez mais na formação e atualização de sua força de vendas, a SulAmérica treinou em 2014, 28 mil corretores em várias regiões do país e realizou dois eventos do Corretor Nova Geração, um ciclo de palestras específico para os filhos dos corretores de seguros, que assumirão em breve o negócio da família.
INFORMAÇÕES À IMPRENSA
CDI Comunicação Corporativa
Maíra Araújo – Maira@cdicom.com.br
Cristiane Garcia – cristiane@cdicom.com.br
Thiago Silva - thiago.silva@cdicom.com.br
Telefones: (11) 3817 7964 / 8007 / 8005
SulAmérica – Comunicação Institucional e de Relações com a Imprensa
Solange Guimarães – solange.guimaraes@sulamerica.com.br
Sara Dalsin – sara.dalsin@sulamerica.com.br
Mary Persia - mary.persia@sulamerica.com.br
Telefones: (11) 3779 7614 / 7615 / 5045
Atenção: Grande parte do conteúdo divulgado no Blog é oriundo do trabalho realizado pelas Assessorias de imprensa, Marketing, Publicidade e outras áreas das companhias/instituições/associações e afins. Em respeito e direito aos trabalhos, ideias, conteúdos e idealizadores, todo o conteúdo recebido é divulgado na íntegra, ou seja, sem alterações. Em respeito ao desejo do autor e idealizadores, os conteúdos divulgados aqui podem ser excluídos. Para isso, é necessário a formalização do pedido com as informações necessárias de identificação, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br O mesmo vale para conteúdos que foram compartilhados de sites/Blog´s, onde sempre cito a fonte, concedo os créditos e divulgo o link de origem da extração da matéria. Caso o autor/idealizador discorde do compartilhamento aqui no Blog, basta formalizar sua solicitação com as informações necessárias, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br O Blog do Call Center também não possui nenhuma responsabilidade sobre a veracidade das informações, cabendo ao discordante, entrar em contato diretamente com o responsável pelo artigo/notícia, através do link informado na matéria/artigo/notícia.