Mães de crianças com deficiência encontram apoio na Avape
Por meio da reabilitação, capacitação e inclusão de pessoas com deficiência, a Avape - Associação para Valorização de Pessoas com Deficiência dá suporte diariamente às mães que constroem histórias de cumplicidade, amor e superação com seus filhos
São Paulo, maio de 2012 – Maria Celeide Gomes Rocha, de 63 anos, pediatra aposentada, diz que ficaria feliz de receber de seu filho, Fernando, de 34 anos, algo simples no Dia das Mães; um objeto singelo, como uma flor, ou mesmo um sabonete. Porém, ela sabe que seu filho único, que sofre de uma deficiência intelectual moderada desde a infância, não poderá lhe dar nada além de muito carinho, a exemplo de todos os outros dias do ano. E isso, para ela, já basta. Para Maria Celeide, o próximo domingo será dia de preparar um farto almoço familiar a fim de comemorar o dom de ser mãe, a despeito de qualquer dificuldade que isso represente.
Fernando, filho de Maria Celeide, que participa dos programas de reabilitação e capacitação da Avape – Associação para Valorização de Pessoas com Deficiência, não pensa no Dia das Mães como a maioria das pessoas, pois a deficiência intelectual o desconecta das formalidades sociais. Ainda assim, a mãe afirma que o carinho que recebe do filho é sempre igual. “Eu não sei se faz diferença ser mãe de uma pessoa com deficiência. Eu só tenho ele e, para mim, o que vivo é a experiência única de ser mãe e de amar”, diz ela.
“Ele nasceu bem aparentemente, só quando foi se desenvolvendo que eu percebi a deficiência. O Fernando foi uma criança que fez tudo no tempo certo, mas eu notava que tinha alguma coisa diferente. Meu filho foi muito bem aceito, até porque foi uma descoberta gradativa, pois a confirmação só veio com o passar do tempo. Mas é claro que, inicialmente, tive a tristeza de não poder oferecer tudo para ele por conta das limitações”, conta Maria Celeide.
Apesar de hoje ele ser independente para se cuidar, a vida de Celeide será para sempre envolvida com os cuidados especiais de que Fernando precisa. Fisicamente, ele não aparenta ter uma deficiência e, como possui uma deficiência moderada, também pôde ser alfabetizado, porém, sem conseguir se aprofundar muito. Por essa razão, desde que percebeu que o filho não se desenvolvia perfeitamente, Celeide passou a acompanhá-lo em terapias e instituições, tendo que reduzir a carga horária de seu trabalho como médica e, por isso, abrir mão de ter uma vida financeira mais estável.
Ela afirma que instituições como a Avape são indispensáveis para dar suporte às mães de pessoas com deficiência. “Eu achei que conseguiria, por alguns anos tentei sozinha, mas é impossível. É bom ter uma instituição, uma estrutura sólida, uma equipe especializada para conversar, além de trocar experiências com as outras mães”, relata.
Há quase dois anos, Fernando frequenta as oficinas de capacitação profissional da Avape, em um processo de continuidade de todos os estímulos que lhe foram oferecidos por toda a vida. Agora, o sonho dele é trabalhar na área administrativa. Ele já tem experiência com atendimento ao público em uma grande empresa de cinema, e atualmente, a sua paixão é ser voluntário na igreja e trabalhar no estacionamento do local.
Ela diz que tudo foi positivo em sua história como mãe. “Começamos cedo a estimular o desenvolvimento do Fernando e hoje os resultados são muito bons, é bom vê-lo assim feliz. Ele é muito comunicativo, tem muitos amigos, é muito querido no bairro. Valeu a pena. Eu jamais deixaria de fazer o que eu fiz”, completa.
Sobre a Avape
Com 29 anos de atuação, a Avape (Associação para Valorização de Pessoas com Deficiência) é uma instituição filantrópica de assistência social, que tem como missão promover as competências de pessoas com deficiência e em risco social. Fundada em 1982, a entidade é considerada modelo de gestão e foi a primeira em sua área a receber a certificação ISO 9001. A Avape é reconhecida pelo trabalho de prevenção, diagnóstico, reabilitação clínica e profissional, qualificação e colocação profissional, programas comunitários e capacitação de pessoas e de gestão para organizações sociais. Oferece atendimento a pessoas com todos os tipos de deficiência e em risco so cial, do recém nascido ao idoso. Desde o seu início, já r ealizou mais de 18 milhões de a tendimentos gratuitos e inseriu mai s de 17 mil pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Na busca de parâmetros internacionais, mantém parceria se termos de cooperação técnica com diversas organizações nacionais e internacionais.
Siga o perfil exclusivo da Trama no Twitter sobre cidadania: @tramacidada
INFORMAÇÕES PARA IMPRENSA:
Empresa: Avape
Site: www.avape.org.br
Twitter: @avape
Trama Comunicação - Tel: (11) 5080-9100 - www.tramaweb.com.br - Twitter: @trama
Atenção: Grande parte do conteúdo divulgado no Blog é oriundo do trabalho realizado pelas Assessorias de imprensa, Marketing, Publicidade e outras áreas das companhias/instituições/associações e afins. Em respeito e direito aos trabalhos, ideias, conteúdos e idealizadores, todo o conteúdo recebido é divulgado na íntegra, ou seja, sem alterações. Em respeito ao desejo do autor e idealizadores, os conteúdos divulgados aqui podem ser excluídos. Para isso, é necessário a formalização do pedido com as informações necessárias de identificação, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br O mesmo vale para conteúdos que foram compartilhados de sites/Blog´s, onde sempre cito a fonte, concedo os créditos e divulgo o link de origem da extração da matéria. Caso o autor/idealizador discorde do compartilhamento aqui no Blog, basta formalizar sua solicitação com as informações necessárias, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br O Blog do Call Center também não possui nenhuma responsabilidade sobre a veracidade das informações, cabendo ao discordante, entrar em contato diretamente com o responsável pelo artigo/notícia, através do link informado na matéria/artigo/notícia.