Mais do que experiência, o consumidor quer ser encantado pelas empresas de meios de pagamento
Instituições financeiras e fintechs discutem a importância de fidelizar o cliente durante a CARDS PAYMENT & IDENTIFICATION 2017, que acontece até amanhã
São Paulo, 24 de maio de 2017 – O cliente quer cada vez mais algo que lhe surpreenda na interação com as marcas. Por isso, instituições financeiras tentam se inovar o tempo inteiro para oferecer produtos e serviços que falem a linguagem de todos os perfis, seja um millennial ou um cliente tradicional.
Segundo o diretor de negócios digitais do Banco do Brasil, Joaquim Venancio, não basta falar em experiência do cliente, mas de encantamento. Neste sentido, a instituição está investindo em soluções individualizadas e digitais. O executivo explica que 70% dos millennials acreditam que o jeito que pagamos as coisas será totalmente diferente em breve. Trinta e três por cento acreditam que não vão precisar de um banco na vida. Já 73%, estão mais animados em receber ofertas de serviços financeiros de empresas como Google, Amazon e Apple. “O encantamento fala mais alto”, destaca Venancio, durante a palestra “Como atender e fidelizar a nova geração de consumidores”. O diretor também afirmou que não há como desenvolver uma solução ágil, moderna e flexível sem Big Data, inteligê ncia cognitiva, mobile e APIs, que fazem tudo se conectar.
Pela manhã, o Founder & CEO da Quero Quitar, Marc Lahoud, também abordou a digitalização no mercado de cobrança. “A dor da dívida acontece não apenas no Brasil. Precisamos tratar o devedor como um consumidor e dar a ele a chance de quitar suas dívidas”, ressalta Lahoud. De acordo com a fintech, existem 64 milhões de negativados no Brasil. Desse total, cerca de 15 milhões poderiam ter acesso a crédito para viabilizar a saída do problema. Muitos estão negativados porque não conseguem quitar tudo, mas pagam o que podem.
O consumidor cada vez mais bem informado e exigente provoca mudanças nas estratégias de quem lhe oferece serviços. Por isso, a análise de dados dos colhidos pelas empresas está tão valorizada atualmente. “Entramos na era da loja 4.0, superconectada, que é obrigada a integrar os meios de compra online e off-line”, diz Vanessa Gordilho, diretora de Varejo, Aéreas e Entretenimento da Mastercard. Vanessa participou nesta manhã do painel “Inovação e disruptura da forma de consumo” da CARDS PAYMENT & IDENTIFICATION 2017, ao lado de Fabiola Paes, CEO da Neomode, e de Mauro Fusco, Head of Analytics da Kantar Insights.
Como o varejo se prepara para oferecer seus produtos e quais barreiras de comportamento de consumo estão sendo ultrapassadas foi um dos temas mais debatidos no painel. Segundo estudos de mercado, revela-se que o primeiro trimestre de 2017 registrou crescimento de aproximadamente 30% do varejo online – e-commerce – no país. Talvez, esta tenha sido a taxa mais alta da história desse segmento. A conclusão é de que a transformação digital já atingiu definitivamente o varejo. “Tantas inovações em tão pouco tempo fez com que todos os players olhassem 100% para o comportamento do consumidor; é ele que está no centro das estratégias”, afirma Fabiola Paes. Mauro Fusco completa com a constatação de que o data analytics, ou seja, saber como usar todas as informações de uma base de dados, é hoje fundamental para o suce sso dos negócios.
Já no painel “O desafio de entrar no universo digital controlando a inadimplência”, Gilmar Hansen, diretor de produtos da ClearSale, revela que sua empresa – especializada em sistemas antifraude – analisou em 2016 um volume que representa R$ 46,7 bilhões em pedidos de vendas online de produtos no Brasil. “A adaptação deve ser constante para se manter confiável para o cliente e, por isso, as ferramentas de machine learning estão nos ajudando muito a construir o relacionamento com os ‘shoppers’”, explica Hansen. O executivo conclui que o caminho para entender o comportamento do cliente e analisar o seu grau de confiabilidade – assim como se mostrar confiável a ele – é o varejo ter uma base única de dados e integrar várias análises de comportamento.
No período da tarde, a arena 2 contará com apresentações de novidades de várias fintechs. O comentarista Carlos Alberto Sardenberg também fará uma palestra especial em sessão aberta, abordando a “Reformas e recuperação: a retomada do crescimento no turbilhão da Lava-Jato”.
Novidades da Feira
Uma das atrações do evento é o quiosque de autoatendimento (ATM) de impressão de cartões, que poderá ser utilizado em vários segmentos: shoppings, transporte público, eventos – shows e jogos de futebol -, bancos, benefícios (VR, VT), cartão fidelidade, crachás, escolas e Universidades, como também em estacionamentos. No caso dos Gift Cards, os cartões poderão ser impressos com motivos comemorativos e de maneira personalizada.
No estande da NEC, os visitantes poderão participar de uma experiência de reconhecimento facial em tempo real com a tecnologia NeoFace Watch. O sistema é recomendado para validação e autenticação de clientes na concessão de crédito e realização de vendas de alto valor agregado.
Já a Montreal, que comemora 30 anos em 2017, trouxe para a feira a tecnologia que permite realizar pagamentos por meio de selfie.
A fintech Quita Fácil conta com uma plataforma de pagamento que utiliza um aplicativo para a regularização de débitos. O funcionamento é simples: o cliente faz o download do app, insere o CPF e escolhe a empresa a ser consultada. A interface intuitiva gera o boleto para pagamento em poucos instantes, evitando que o consumidor entre em contato com o call center da empresa. Atualmente são quase 200 mil pagamentos mensais. “A participação na feira está além das nossas expectativas. Nosso estande é um dos mais visitados e estamos conseguindo atingir nosso principal objetivo: gerar prospects e fechar novos negócios”, explica Paulo Bras Costa, gerente da Quita Fácil.
A Soluti destaca sua plataforma de assinatura digital, que realiza transações e assina documentos eletrônicos com valor legal, de forma segura, utilizando smartphones e tablets inclusive. A empresa é credenciada ao Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) para atuar como prestadora de serviços de suporte no âmbito da IPC-Brasil.
A Ingenico Group apresenta as principais inovações e lançamentos para impulsionar o ponto de venda através de mobilidade, biometria e também da plataforma MarketPlace, possibilitando uma melhor experiência e engajamento dos consumidores em diversos segmentos, como: Banking, Varejo, Verticais, PMEs e Adquirentes.
A CARDS PAYMENT & IDENTIFICATION 2017 segue até quinta-feira, 25 de maio. A programação do congresso pode ser conferida no link: https://www.cards-expo.com.br/pt/congresso/agenda.html. A exposição está aberta entre 13h e 19h.
Sobre a Informa Exhibitions
A Informa Exhibitions acredita que eventos são plataformas de conhecimento e de relacionamento, que auxiliam a impulsionar a economia brasileira. A empresa é filial do Informa Group, maior organizador de eventos, conferências e treinamentos do mundo, com capital aberto e papéis negociados na bolsa de Londres. Dentre os eventos realizados pela Informa Exhibitions no Brasil estão: Agrishow, Fispal Tecnologia, Fispal Food Service, ForMóbile, FutureCom, ABF Franchising Expo, SerigrafiaSign e Feimec, num total de 24 feiras setoriais. A Informa Exhibitions possui escritórios em São Paulo (sede) e Curitiba, com cerca de 200 profissionais. Nos últimos quatro anos, a empresa investiu cerca de R$ 400 milhões no Brasil em aquisições de eventos e marcas, o que levou a decisão estratégica de alterar o nome da empresa no Brasil de BTS Informa para Informa Exhibitions. Para mais informações, acesse: www.informaexhibitions.com.br
Contato: Nuno Bispo - Gerente Marketing e Comunicação
nuno.bispo@informa.com
DFREIRE Comunicação e Negócios
Tel.: (11) 5105-7171
Debora Freire – debora@dfreire.com.br
Luciana Abritta – lucianaabritta@dfreire.com.br
Marcelo Danil – marcelodanil@dfreire.com.br
Atenção: Grande parte do conteúdo divulgado no Blog é oriundo do trabalho realizado pelas Assessorias de imprensa, Marketing, Publicidade e outras áreas das companhias/instituições/associações e afins. Em respeito e direito aos trabalhos, ideias, conteúdos e idealizadores, todo o conteúdo recebido é divulgado na íntegra, ou seja, sem alterações. Em respeito ao desejo do autor e idealizadores, os conteúdos divulgados aqui podem ser excluídos. Para isso, é necessário a formalização do pedido com as informações necessárias de identificação, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br O mesmo vale para conteúdos que foram compartilhados de sites/Blog´s, onde sempre cito a fonte, concedo os créditos e divulgo o link de origem da extração da matéria. Caso o autor/idealizador discorde do compartilhamento aqui no Blog, basta formalizar sua solicitação com as informações necessárias, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br O Blog do Call Center também não possui nenhuma responsabilidade sobre a veracidade das informações, cabendo ao discordante, entrar em contato diretamente com o responsável pelo artigo/notícia, através do link informado na matéria/artigo/notícia.