Marketing de serviços: 12 anos depois, melhorou?

07/12/2013 13:51

 

Setembro/Outubro - 2013

“Se somos tão competentes, por que os clientes reclamam tanto?”, questionamento da edição de março/abril da Revista da ESPM de 2001. Ao analisar o desenvolvimento do setor na última década, fica claro que pouca coisa mudou no Brasil, e essa questão ainda continua sem resposta. Uma radiografia do setor terciário aponta que a cultura do improviso prevalece no mercado nacional, fazendo com que a prestação de serviços deixe muito a desejar.

O setor de serviços representa 67,5% do PIB nacional e foi o único que apresentou crescimento em 2012, com aumento de 1,7%, diante da queda do setor da agropecuária (2,3%) e da indústria (0,8%). Isso mostra que o crescimento de 0,9% do PIB brasileiro no ano passado foi sustentado pelo crescimento do setor de serviços, que também concentra 75% dos empregos formais. Esses dados são suficientes para justificar uma preocupação cada vez maior com o setor terciário da economia.

Leia matéria completa assinando a Revista da ESPM.

Marcelo Chiavone Pontes (Jimmy)
Professor titular e líder da área de marketing, pesquisa e economia da ESPM

 

Fonte e créditos: Revista ESPM em revistadaespm.espm.br/?p=2299

Atenção: Grande parte do conteúdo divulgado no Blog é oriundo do trabalho realizado pelas Assessorias de imprensa, Marketing, Publicidade e outras áreas das companhias/instituições/associações e afins. Em respeito e direito aos trabalhos, ideias, conteúdos e idealizadores, todo o conteúdo recebido é divulgado na íntegra, ou seja, sem alterações. Em respeito ao desejo do autor e idealizadores, os conteúdos divulgados aqui podem ser excluídos. Para isso, é necessário a formalização do pedido com as informações necessárias de identificação, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br  O mesmo vale para conteúdos que foram compartilhados de sites/Blog´s, onde sempre cito a fonte, concedo os créditos e divulgo o link de origem da extração da matéria. Caso o autor/idealizador discorde do compartilhamento aqui no Blog, basta formalizar sua solicitação com as informações necessárias, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br  O Blog do Call Center também não possui nenhuma responsabilidade sobre a veracidade das informações, cabendo ao discordante, entrar em contato diretamente com o responsável pelo artigo/notícia, através do link informado na matéria/artigo/notícia.

Contato

Blog do Call Center São Paulo - SP - Brasil contato@blogdocallcenter.com.br