McAfee lista os 12 golpes mais comuns no fim de ano e dá dicas para o consumidor se proteger

09/12/2014 21:30

Com maior volume de compras e compartilhamento de informações o cibercrime também aumenta na época das festas de Natal e final de ano

 

São Paulo, 08 de dezembro de 2014 – No fim do ano, com o aumento do consumo, aumenta também o potencial de ameaças de cibercriminosos que se aproveitam desta situação para aplicar golpes. A McAfee, empresa integrante da Intel Security, divulga sua lista anual dos “12 golpes de fim de ano” para orientar os consumidores sobre os golpes online mais populares. Os golpistas aproveitam todos os tipos de dispositivos, plataformas de rede social e aplicativos móveis para tirar vantagem da distração dos consumidores durante este período agitado do ano.

Neste ano, nos Estados Unidos, a previsão é a de que as compras de fim de ano alcancem o valor de 616,9 bilhões de dólares. Também há previsão de um aumento das vendas no comércio eletrônico, entre 8% e 11%, para mais de 105 bilhões de dólares, sendo que 56% dos proprietários de smartphones planejam usá-los durante as compras1. Com quatro de cada cinco lares norte-americanos com acesso à Internet realizando transações bancárias online, ser vigilante sobre o comportamento virtual seguro nesta temporada de festas de fim de ano é mais importante do que nunca.

"À medida que os consumidores compram, usam serviços bancários e compartilham dados em dispositivos móveis, eles ficam mais vulneráveis às ameaças de criminosos que querem roubar informações pessoais", explica Gary Davis, vice-presidente de negócios de Consumer  da McAfee. "Entender como proteger adequadamente os dispositivos ajuda aos consumidores a proteger suas vidas digitais."

Para conscientizar e proteger os consumidores e as empresas nesta temporada de festas, a McAfee identificou os principais “12 golpes de fim de ano” em 2014:

  1. Mensagem para você! À medida que as vendas online aumentam, o risco de envio de notificações e golpes de phishing é cada vez maior. Embora haja risco de malware durante o ano todo, uma vez que muitas pessoas fazem compras de fim de ano online, os consumidores ficam mais propensos a clicar em uma notificação de envio de e-mail ou phishing porque acham que é legítima.
  1. Propaganda enganosa — Todo mundo procura vantagens e promoções durante as festas de fim de ano. Mantenha os olhos bem abertos (e na sua carteira) ao comprar online os produtos mais cobiçados da temporada. Links perigosos, concursos falsos em redes sociais e cartões de presente falsos são apenas algumas das maneiras que os golpistas utilizam para tentar roubar informações pessoais e arruinar sua alegria natalina.
  1. Instituições maleficentes — Esta é a época de doar. Durante as festas de fim de ano, muitos consumidores fazem doações para a instituição de caridade que preferem. Infelizmente, nenhuma boa ação fica impune. Desconfie de instituições de caridade falsas que possam chegar a você por e-mail ou que sejam compartilhadas de forma viral em redes sociais.
  1. Atenção ao comprar — Infelizmente há alguns golpes que acabam fugindo do controle do comprador. Pontos de venda de malware que levam à exposição de informações de cartão de crédito se enquadram nessa categoria. Lembre-se de verificar atentamente suas faturas de cartão de crédito e mantenha-se informado para estar atento e preparado.
  1. iGolpes —  Novos aplicativos móveis para dispositivos Android e iOS são adicionados todos os dias. Graças ao avanço contínuo da tecnologia, seu dispositivo móvel pode verificar a temperatura da sua casa, mantê-lo conectado à rede social e adicionar filtros divertidos para suas fotos de festas de fim de ano. Até mesmo aplicativos aparentemente oficiais ou festivos podem ser maliciosos e capazes de acessar suas informações pessoais.
  1. Cartões de boas-festas Os cartões eletrônicos digitais que espalham a alegria das festas de fim de ano são divertidos e simples e, mais importante, demonstram carinho. Embora você só queira enviar votos de "boas festas" a um ente querido, os hackers querem lhe desejar um "Feliz Malware!" Sites de cartões eletrônicos conhecidos são seguros, mas tome cuidado com possíveis golpes que fazem com que você baixe malware para o seu dispositivo.
  1. Fraudes de viagem — Com o aumento de viagens durante os períodos de pico de férias, os golpistas estão prontos para tirar vantagem do fato de que os consumidores muitas vezes ficam menos cuidadosos em relação à segurança. Existem muitos links falsos sobre ofertas de viagens online que podem conter spyware, que acessa informações por meio do registro de computadores infectados. 
  1. Golpes bancários por telefone — Com as festas de fim de ano os gastos aumentam e os consumidores estão cientes do abuso de suas contas bancárias e cartões de crédito. Os hackers também usam isso como uma oportunidade. Na maioria dos casos, os consumidores recebem um telefonema falso de uma dessas instituições de um sistema automatizado (ou não) de um "agente de segurança", afirmando que a conta do usuário foi comprometida e solicitando informações pessoais, incluindo a senha da conta, para fazer alterações.
  1. “Skimming” em caixas eletrônicos — Durante a temporada de festas as pessoas costumam sacar mais dinheiro. Os criminosos podem acessar suas informações em caixas eletrônicos instalando dispositivos de clonagem para roubar os dados da faixa magnética do cartão, usando uma câmera de vídeo ou sobrepondo o teclado para capturar a sua senha. Uma solução simples: verifique cuidadosamente o caixa eletrônico em busca de qualquer coisa suspeita e cubra o teclado ao digitar a sua senha.
  1. Armadilhas em retrospectivas do ano — Muitas agências de notícias aproveitam as festas de fim de ano para criar artigos ou programas de "Retrospectiva”. As empresas devem avisar os seus funcionários sobre os riscos de clicar nesses tipos de links nos e-mails de trabalho. Links de fontes falsas podem infectar e comprometer a segurança de dispositivos da empresa.
  1. Roubo de dispositivos — Com o aumento das viagens, atividades (e do consumo de espumantes!) durante as festas de fim de ano, as pessoas ficam mais propensas a esquecer seus smartphones em lugares públicos. Esta é mais uma forma de os hackers acessarem dados confidenciais, informações pessoais e corporativas, se as medidas de segurança apropriadas não forem tomadas.
  1. A cilada do USB — Durante as festas de fim de ano, as empresas podem receber ainda mais brindes de fabricantes que querem continuar trabalhando com elas no próximo ano. Um dos itens mais populares entre esses brindes são dispositivos USB. Cuidado ao permitir que seus funcionários usem esses dispositivos, pois, às vezes, há malware indetectável pré-instalado neles.

Para manter-se protegido e garantir um período de festas seguro, a McAfee apresenta algumas dicas de segurança:

 

  • Faça pesquisa

Ao fazer compras online ou doações para a caridade, faça uma pesquisa para certificar-se de que a empresa ou instituição é legítima.

  • Faça uma pesquisa na Internet sobre a empresa para ver se há alguma notícia sobre riscos recentes
  • Vá para o site da empresa para ter certeza de que é legítima
  • Em vez de clicar em um link de e-mail para uma promoção, visite diretamente o site

 

  • Analise os aplicativos

Antes de baixar um novo aplicativo, analise-o para ter certeza do que exatamente está instalando em seu smartphone.

  • Baixe apenas aplicativos de uma loja oficial de aplicativos e não de terceiros
  • Se o aplicativo solicitar muitas permissões, não faça o download. Ele pode solicitar acesso a informações que devem ser mantidas confidenciais e certamente mais informações do que o necessário.
  • Use um software antivírus e saiba mais sobre o FakeInstallers aqui.

 

  • Cuidados com o banco

As pessoas gastam mais dinheiro durante as festas de fim de ano do que o ano todo. Os cibercriminosos podem tentar usar isso para aplicar golpes mais facilmente nos consumidores.

  • Se o banco no qual você tem conta ligar solicitando informações, desligue e ligue de volta no número de telefone principal oficial. É importante conversar com seu banco pelo número oficial para saber se é legítimo
  • Quando sacar dinheiro, olhe em volta. Verifique se o local é seguro antes de inserir as suas informações. Se houver algo estranho, saia dali.
  • Verifique se o caixa eletrônico tem fios soltos ou peças de máquinas que podem ter sido adulteradas. Isso pode indicar que há hackers tentando alterar a máquina para tirar vantagem.

 

  • Mantenha-se informado

Os golpes e roubos de identidade acontecem com muita frequência ao longo do ano, mas com a temporada de compras o perigo aumenta, é importante estar constantemente ciente dos novos ataques virtuais ou ameaças do mercado.

  • Siga as últimas notícias de novas falhas de segurança para manter-se em alerta
  • Somente compre presentes de natal em lojas que você sabe que não foram comprometidas
  • Verifique suas faturas de cartão de crédito sempre para se certificar de que não foi vítima de alguma fraude

 

  • Instrua os funcionários

É recomendável se certificar de que seus funcionários sabem como proteger a si mesmos e aos seus dispositivos que contêm informações confidenciais da empresa o tempo todo, mas principalmente durante as viagens de fim de ano e a temporada agitada de compras, quando os dispositivos ficam mais propensos a serem esquecidos e as pessoas ficam mais relaxadas.

  • Garanta que os dispositivos sejam protegidos com senhas complexas para permitir o acesso a smartphones, tablets ou laptops
  • Compartilhe as fraudes mais comuns que existem em torno das festas de fim de ano com seus funcionários para que eles saibam em que devem prestar atenção e como se manter protegidos

 

Sempre que procurar ofertas on-line, usar aplicativos ou abrir e-mails de promoções de compras, certifique-se de que os dispositivos de toda a sua família estejam protegidos, como o serviço McAfee LiveSafe™, que protege todos os seus PCs, Macs, tablets e smartphones. O serviço McAfee LiveSafe inclui também o aplicativo McAfee® Mobile Security, que protege seu smartphone ou tablet de todos os tipos de malware. Esse aplicativo protege contra as ameaças móveis mais recentes oferecendo mais privacidade e melhores recursos de backup, rastreamento de localização e a tecnologia McAfee SiteAdvisor® para ajudá-lo a afastar-se de perigos durante suas pesquisas com o dispositivo móvel.

 

Sobre a Intel Security

A McAfee faz parte da divisão Intel Security. Com sua estratégia Security Connected, uma abordagem inovadora de segurança aprimorada por hardware, e o exclusivo centro de coleta de informações sobre ameaças Global Threat Intelligence, a Intel Security dedica-se intensamente no desenvolvimento de soluções e oferta de serviços de segurança preventivos e de qualidade comprovados que protegem sistemas, redes e dispositivos móveis de uso profissional e pessoal em todo o mundo. A Intel Security combina a experiência e o conhecimento especializado da McAfee com a inovação e o desempenho comprovados da Intel para tornar a segurança um componente essencial de cada arquitetura e de todas as plataformas de tecnologia. A missão da Intel Security é dar a todos a confiança necessária para viver e trabalhar com segurança no mundo digital. www.intelsecurity.com.

 

https://www.mcafee.com/br

https://www.facebook.com/McAfeeBrasil

https://www.twitter.com/McAfee_Brasil

 

###

 

NOTA: Nota: McAfee é marca comercial, registrada ou não, da McAfee, Inc. nos Estados Unidos e em outros países. Outros nomes e marcas podem ser reivindicados como propriedade de terceiros.

Informações para a imprensa

Medialink Comunicação

Raul Fagundes Neto, raul.fagundes@medialink.com.br

Fernando Marchi, fernando.marchi@medialink.com.br

Thais Ferrite Ramos, thais.ferrite@medialink.com.br

(11) 3817-2131

Atenção: Grande parte do conteúdo divulgado no Blog é oriundo do trabalho realizado pelas Assessorias de imprensa, Marketing, Publicidade e outras áreas das companhias/instituições/associações e afins. Em respeito e direito aos trabalhos, ideias, conteúdos e idealizadores, todo o conteúdo recebido é divulgado na íntegra, ou seja, sem alterações. Em respeito ao desejo do autor e idealizadores, os conteúdos divulgados aqui podem ser excluídos. Para isso, é necessário a formalização do pedido com as informações necessárias de identificação, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br  O mesmo vale para conteúdos que foram compartilhados de sites/Blog´s, onde sempre cito a fonte, concedo os créditos e divulgo o link de origem da extração da matéria. Caso o autor/idealizador discorde do compartilhamento aqui no Blog, basta formalizar sua solicitação com as informações necessárias, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br  O Blog do Call Center também não possui nenhuma responsabilidade sobre a veracidade das informações, cabendo ao discordante, entrar em contato diretamente com o responsável pelo artigo/notícia, através do link informado na matéria/artigo/notícia.

Contato

Blog do Call Center São Paulo - SP - Brasil contato@blogdocallcenter.com.br