Melhores práticas de distribuição de chamadas no Call Center
A distribuição de chamadas é um fator chave de sucesso para um call center. Elaborar uma estratégia para o recebimento das ligações com foco em resultados e no bom atendimento ao cliente pode trazer importantes resultados para operações receptivas ou inbound.
Elaboramos uma lista de melhores práticas de distribuição de chamadas automática para você avaliar.
-
Atendimento por habilidades (skills)
Se você tem um alto volume de chamadas, é bem interessante organizar seus operadores por habilidades. Este é um método bastante encontrado no mercado nacional inclusive.
Isso ajuda bastante na gestão da operação. Com agentes dedicados a determinados assuntos, fica mais fácil entender quais demandas precisam de mais treinamento e quais estão se saindo melhor. Para o cliente, isto garante melhor qualidade de atendimento e agilidade na resolução dos problemas ou solicitações.
Esta segmentação pode ser importante para melhorar o seu índice de First Call Resolution (FCR).
Tipos de segmentação mais utilizados: Por produto/serviço, por motivo de ligação e especialização ou capacitação técnica (especialmente para helpdesks).
-
Separar o atendimento por segmentos de clientes
Criar células de atendimento por segmentos de cliente pode ser uma opção muito interessante, principalmente em termos de qualidade de atendimento e visando uma maior satisfação e fidelização de clientes.
Separe o atendimento aos seus clientes mais importantes e ofereça um serviço especializado e mais dedicado. A relação de custo-benefício desta carteira pode permitir isto. Em um grupo de clientes com menor rentabilidade, você pode adotar técnicas de baixo custo, como maior nível de auto-serviço, maior pressão por TMA.
É preciso bastante atenção para este tipo de trabalho, uma vez que a baixa rentabilidade de um determinado grupo de clientes não significa pouca importância para o negócio, assim como mau atendimento. Este tipo de segmentação também pode oferecer um plano de carreira interessante para os agentes.
-
DIRECIONAR A LIGAÇÃO PARA O ÚLTIMO AGENTE QUE INTERAGIU COM O CLIENTE
Uma técnica bastante sofisticada e eficiente é direcionar a ligação de um cliente para o agente com quem ele teve a última interação com o call center. Isso facilita bastante para o operador, uma vez que é possível resgatar algum tipo de histórico da situação, assim como melhor assimilar as anotações de pós-atendimento. Para o cliente, isso gera familiaridade e atendimento personalizado.
Este tipo de método costuma funcionar melhor para operações pequenas e médias.
-
Atendimento por tipo de contato (MULTIMÍDIA)
Para operações de contact center, isto é, para o recebimento e tratamento de várias formas de contato além do telefone, como e-mail, chat e mídias sociais, é importante avaliar como dividir a operação. Um atendimento misto, com um mesmo agente atendendo telefone e interagindo via chat online ou e-mail, pode garantir uma melhor utilização da mão de obra, mas a qualidade do serviço e a satisfação do profissional podem ficar comprometidos.
É preciso avaliar bem a quantidades de interações simultâneas para não deixar o operador maluco, assim como o seu cliente!
Quais outras dicas você pode dar sobre a distribuição de chamadas no Contact Center?
*Publicado por: Felipe Rampinelli
AGRADECIMENTOS > FONTE E CRÉDITOS > BLOG DDS em www.dds.com.br/blog/index.php/melhores-praticas-de-distribuicao-de-chamadas-call-center/?utm_medium=email&utm_campaign=newsletter_do_blog_-_julho&utm_source=RD+Station
Atenção: Grande parte do conteúdo divulgado no Blog é oriundo do trabalho realizado pelas Assessorias de imprensa, Marketing, Publicidade e outras áreas das companhias/instituições/associações e afins. Em respeito e direito aos trabalhos, ideias, conteúdos e idealizadores, todo o conteúdo recebido é divulgado na íntegra, ou seja, sem alterações. Em respeito ao desejo do autor e idealizadores, os conteúdos divulgados aqui podem ser excluídos. Para isso, é necessário a formalização do pedido com as informações necessárias de identificação, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br O mesmo vale para conteúdos que foram compartilhados de sites/Blog´s, onde sempre cito a fonte, concedo os créditos e divulgo o link de origem da extração da matéria. Caso o autor/idealizador discorde do compartilhamento aqui no Blog, basta formalizar sua solicitação com as informações necessárias, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br O Blog do Call Center também não possui nenhuma responsabilidade sobre a veracidade das informações, cabendo ao discordante, entrar em contato diretamente com o responsável pelo artigo/notícia, através do link informado na matéria/artigo/notícia.