Mercado argentino está em queda
Ao contrário do Brasil, setor de contact center na Argentina diminuiu de 70 para 30 mil agentes desde 2009. Custo das operações é a causa do desaquecimento
Matéria do jornal Valor Econômico comenta que o mercado argentino de contact center está encolhendo. De 70 mil agentes, em 2009, o setor mantém cerca de 30 mil postos de trabalho, considerando apenas os trabalhadores terceirizados.
De acordo com Nicolás Calvo, editor da revista Contact center, "o custo da mão de obra é determinante neste setor e na Argentina existe um processo de ganhos reais de salário e de correção do dólar abaixo da inflação. Isso faz com que a competitividade esteja caindo".
Esse custo "extra", explica Calvo, fez com que as empresas instaladas no país procurassem alternativas mais baratas entre seus vizinhos. Boa parte desses empregos, então, migrou para a Colombia, que conta com ajuda governamental para, inclusive, formar mão de obra que possa prestar atendimento em inglês.
Dados levantados por Calvo indicam que o custo trabalhista, por hora, na Argentina e no Chile é de US$ 18/hora, enquanto na Colombia esse custo é de US$ 10.
Ainda assim, a Contax, que no ano passado adquiriu o grupo argentino Allus, informou que conseguiu um faturamento de RS 350 milhões na Argentina e que espera crescer 20% em 2012.
Fonte e créditos: Portal Call Center
Atenção: Grande parte do conteúdo divulgado no Blog é oriundo do trabalho realizado pelas Assessorias de imprensa, Marketing, Publicidade e outras áreas das companhias/instituições/associações e afins. Em respeito e direito aos trabalhos, ideias, conteúdos e idealizadores, todo o conteúdo recebido é divulgado na íntegra, ou seja, sem alterações. Em respeito ao desejo do autor e idealizadores, os conteúdos divulgados aqui podem ser excluídos. Para isso, é necessário a formalização do pedido com as informações necessárias de identificação, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br O mesmo vale para conteúdos que foram compartilhados de sites/Blog´s, onde sempre cito a fonte, concedo os créditos e divulgo o link de origem da extração da matéria. Caso o autor/idealizador discorde do compartilhamento aqui no Blog, basta formalizar sua solicitação com as informações necessárias, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br O Blog do Call Center também não possui nenhuma responsabilidade sobre a veracidade das informações, cabendo ao discordante, entrar em contato diretamente com o responsável pelo artigo/notícia, através do link informado na matéria/artigo/notícia.