Na memória do cliente

06/12/2013 22:07

 

Ações de marketing sensorial criam vínculos do cliente com a marca, mesmo que de forma inconsciente

» Marcelo Murin
 
Atualmente, com a competitividade cada vez mais acirrada, o foco das empresas deve ser em criar um diferencial para fidelizar o seu cliente. Dentro disso, o marketing sensorial tem papel importante, já que mesmo quando não percebido de forma consciente, os clientes são impactados por meio de sensações que ficam registradas em suas memórias e vinculadas à marca. "Utilizando ferramentas que mexam com os sentidos do consumidor, a chance de capturar sua atenção e deixar algum interesse, é muito maior, já que é muito mais fácil gravar na memória situações vividas do que informações textuais", afirma Marcelo Murin, sócio-diretor da Sollo Direto ao Ponto. 
 
As ações sensoriais estão ligadas à experiência do consumidor de diversas formas, como em lojas físicas que criam um aroma para o ambiente; músicas ou sons que remetam a algum produto ou à marca, por meio de campanhas no PDV; impacto visual, em vitrines; experimentação ou degustação de produtos, etc. "Fala-se muito atualmente em gerar experiências, e as ações de marketing sensorial estão muito atreladas a estas experiências", comenta. 
 
Na visão de Murin, não há uma limitação para investir em marketing sensorial, desde que a empresa consiga aliar a marca a alguns dos cinco sentidos, sendo uma ação, produto ou serviço. No entanto, deve-se gerar satisfação do consumidor não apenas em um momento, mas sim em todo o processo. "Claro que não adianta ter uma boa experiência do processo de decisão de compra, e o produto e/ou serviço, não entregarem aquilo que prometem, pois neste caso geraria uma frustração ao consumidor", ressalta.

 

Fonte e créditos: CLIENTE SA em www.clientesa.com.br/gestao/52506/na-memoria-do-cliente/ler.aspx

Atenção: Grande parte do conteúdo divulgado no Blog é oriundo do trabalho realizado pelas Assessorias de imprensa, Marketing, Publicidade e outras áreas das companhias/instituições/associações e afins. Em respeito e direito aos trabalhos, ideias, conteúdos e idealizadores, todo o conteúdo recebido é divulgado na íntegra, ou seja, sem alterações. Em respeito ao desejo do autor e idealizadores, os conteúdos divulgados aqui podem ser excluídos. Para isso, é necessário a formalização do pedido com as informações necessárias de identificação, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br  O mesmo vale para conteúdos que foram compartilhados de sites/Blog´s, onde sempre cito a fonte, concedo os créditos e divulgo o link de origem da extração da matéria. Caso o autor/idealizador discorde do compartilhamento aqui no Blog, basta formalizar sua solicitação com as informações necessárias, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br  O Blog do Call Center também não possui nenhuma responsabilidade sobre a veracidade das informações, cabendo ao discordante, entrar em contato diretamente com o responsável pelo artigo/notícia, através do link informado na matéria/artigo/notícia.

Contato

Blog do Call Center São Paulo - SP - Brasil contato@blogdocallcenter.com.br