Neuromarketing. Agora, na mente do cliente?
Apesar de nova, técnica de pesquisa tem evoluído rápido, permitindo entender o comportamento dos consumidores, e antecipar seus desejos 07/09/2012 12:01

Comparado aos Estados Unidos e à Europa, o Brasil ainda está engatinhando no uso de neurociências aplicadas ao consumo, mas esse cenário tende a mudar nos próximos anos, segundo o professor da ESPM. Para Pedro Camargo, presidente do Instituto Brasileiro de Neurobusiness, IBRA, o principal motivo ainda é a falta de conhecimento sobre o tema. Ele comenta que existe um "neuroalarmismo" de achar que as empresas que fazem uso da técnica vão devassar o cérebro do consumidor para fazê-lo comprar, mesmo sem sua vontade. "Há muita percepção errada sobre o assunto, por isso a ciência se desenvolve devagar e as pesquisas na área não são divulgadas. As empresas têm até medo de dizer que utilizam neuromarketing, pois não querem ser vistas como ´manipuladora das mentes´. O que não é verdade, pois só descobrimos padrões", afirma. Tanto que a ClienteSA entrou em contato com algumas empresas que preferiram não participar da pauta. Porém, Carmago faz questão de ressaltar que a biologia do comportamento traz muitos ganhos. "O neuromarketing não dá respostas definitivas, mas traz muitas informações importantes", completa.
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