NFC-e trará benefícios para o varejista e para o consumidor

23/09/2013 20:53

 

*Maicon Klug

 

Ainda em período de testes, a Nota Fiscal de Consumo eletrônica deverá se tornar uma opção mais econômica para os varejistas e mais segura para o consumidor. O projeto, que tem como objetivo substituir o tradicional Cupom Fiscal por um documento eletrônico promete aplicar no comércio a mesma experiência realizada com a implantação da Nota Fiscal eletrônica.

 

Com a novidade as informações fiscais sobre a compra de produtos serão enviadas diretamente da loja para a Secretaria Estadual da Fazenda, descartando a necessidade do cupom fiscal, simplificando a prestação de contas e agilizando os processos tributários. O consumidor poderá escolher entre receber uma nota em versão reduzida, a nota completa ou o arquivo eletrônico por e-mail com informações para consultar os dados da compra diretamente no site da Sefaz.

 

A primeira NFC- e já foi emitida no dia 26 de junho pela rede de supermercados Walmart no programa piloto iniciado no Rio Grande do Sul. Outros estados que já iniciaram os testes para a emissão da NFC-e são Amazonas, Acre, Maranhão, Rio Grande do Norte, Sergipe e Mato Grosso.

 

Entre as mudanças que causarão maior impacto está a substituição das tradicionais impressoras fiscais. Com a possibilidade de emitir o documento fiscal de forma eletrônica ou com uma impressora comum, os gastos com papel e com o cumprimento de obrigações cairá consideravelmente. Não haverá mais necessidade de uso de equipamentos específicos, o que também reduz custos com homologação e manutenção.

 

A transmissão dos documentos ao Fisco via internet também deverá reduzir a sonegação fiscal e aumentar a segurança, já que toda transação deverá ser autorizada pela Secretaria da Fazenda de cada estado em tempo real.

 

Para o consumidor, a principal mudança será a garantia de manter seus comprovantes de consumo disponíveis para a consulta sem precisar guardar as notas em papel. No caso de precisar comprovar uma compra para solicitar a troca de um produto, por exemplo, basta acessar o site da Secretaria da Fazenda para consultar a nota. O cliente também poderá optar por receber a nota fiscal por e-mail, por mensagem de celular ou ainda checar as informações a partir de um QRCode na versão impressa reduzida.

 

O Fisco já deu o primeiro passo para alterar os procedimentos e em breve virão a obrigatoriedade e os prazos para a conclusão da transição, da mesma forma que ocorreram as mudanças trazidas pela NF-e, NFS-e, SPED, entre outros. Ao comerciante é recomendável buscar informações sobre o assunto o quanto antes, preparar um plano de transição para então, usufruir dos benefícios trazidos pelo novo processo. 

 

*Maicon Klug é diretor comercial da G2KA Sistemas

Sobre a G2KA

 

Fundada em 2008, em Blumenau, Santa Catarina, a G2KA tem a proposta de oferecer ao mercado soluções inovadoras para gestão de documentação fiscal eletrônica, de alto valor agregado, a fim de gerar redução de custos e maior agilidade nos processos operacionais das empresas. Com mais de 3 mil clientes em todo território nacional, a G2KA oferece soluções para Nota Fiscal eletrônica, Nota Fiscal de Serviços eletrônica e Conhecimento de Transporte eletrônico. Todas as soluções oferecidas pela G2KA foram desenvolvidas para se integrarem facilmente aos principais ERPs do mercado.

 

A solução para Nota Fiscal de Serviços eletrônica dispõe da maior cobertura do setor, com integração em mais de 550 municípios.  Em 2012 a empresa foi escolhida como um dos principais fornecedores de softwares para gestão fiscal no país em pesquisa realizada pela revista Serie Estudos.

 

Informações para a imprensa

Medialink Comunicação - Fone: (11) 3817-2131

Fernando Marchi – fernando.marchi@medialink.com.br

Thais Ferrite Ramos - thais.ferrite@medialink.com.br

Gracielle Silva - gracielle.silva@medialink.com.br

 

Atenção: Grande parte do conteúdo divulgado no Blog é oriundo do trabalho realizado pelas Assessorias de imprensa, Marketing, Publicidade e outras áreas das companhias/instituições/associações e afins. Em respeito e direito aos trabalhos, ideias, conteúdos e idealizadores, todo o conteúdo recebido é divulgado na íntegra, ou seja, sem alterações. Em respeito ao desejo do autor e idealizadores, os conteúdos divulgados aqui podem ser excluídos. Para isso, é necessário a formalização do pedido com as informações necessárias de identificação, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br  O mesmo vale para conteúdos que foram compartilhados de sites/Blog´s, onde sempre cito a fonte, concedo os créditos e divulgo o link de origem da extração da matéria. Caso o autor/idealizador discorde do compartilhamento aqui no Blog, basta formalizar sua solicitação com as informações necessárias, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br  O Blog do Call Center também não possui nenhuma responsabilidade sobre a veracidade das informações, cabendo ao discordante, entrar em contato diretamente com o responsável pelo artigo/notícia, através do link informado na matéria/artigo/notícia.

Contato

Blog do Call Center São Paulo - SP - Brasil contato@blogdocallcenter.com.br