No Dia do Consumidor, Procon fica lotado em Sorocaba, SP

17/03/2012 18:50

Moradores de toda a região buscam por informações na unidade.
Dos casos registrados, 97% são resolvidos.

Adriane Souza Do G1 Sorocaba e Jundiaí

manhã desta quinta-feira (15) foi agitada no Procon de Sorocaba, interior de São Paulo. No Dia Muncial dos Direitos do Consumidor, muitas pessoas passaram pela unidade, em busca de seus direitos como cidadãos.

“Comemoramos a conquista deste novo prédio, com mais funcionários e novos equipamentos. Com isso, conseguimos agilizar o atendimento, sem deixar as pessoas esperando por muito tempo”, destaca José Antônio de Oliveira Júnior, chefe de fiscalização da unidade, que funciona na rua Nogueira Martins, 513, há quatro meses. Diariamente, cerca de 200 pessoas são atendidas, representando quase 3 mil por mês. Deste número, 1.300 novos casos são registrados mensalmente.

A data
Criado em 1962, o Dia Mundial do Consumidor chama a atenção para a quantidade crescente de reclamações de violação de direitos da população. José Antônio esclarece que, nos últimos dois anos, o registro de reclamações aumentou de 27% a 33%. “Por isso estamos sempre nos adaptando, tentando melhorar e crescer para atender a demanda, que é imensa”, afirma.

Mais reclamados
Na unidade sorocabana do Procon, as principais reclamações são da área de assuntos financeiros (contratos, cobrança indevida e descumprimento de cláusulas contratuais) e produto (garantia e reposição). E foi por esta razão que a costureira Rosa Perez, 43 anos, esteve no Procon na manhã de hoje.

Procon de Sorocaba está em novo prédio há quatro meses (Foto: Adriane Souza/G1)Procon de Sorocaba está em novo prédio há quatro
meses (Foto: Adriane Souza/G1)

Desde o final de 2011, ela reclama em uma grande loja de móveis do município. No mês de novembro ela adquiriu uma estante e, após uma semana de uso, uma das partes se soltou, sem razão aparente. Apesar da garantia de um ano oferecida pela loja, Rosa não conseguiu trocar a peça.

“É tão humilhante você ter que ficar correndo toda hora atrás de algo que é seu e ninguém quer dar”, desabafa a costureira. Cansada de discutir com o gerente e de registrar reclamações no atendimento da loja, ela decidiu procurar o Procon. “Tenho fé que agora vou conseguir obrigá-los a trocar minha estante, que paguei à vista”, declara Rosa.

Assim como ela, muitas pessoas buscam a unidade como último recurso para registrar suas reclamações. “Quando o consumidor chega aqui, uma expectativa de sucesso é gerada, por isso sabemos que precisamos trabalhar intensamente para resolver cada caso”, avalia o chefe de fiscalização.

José Antônio afirma que consumidores estão mais cientes de seus direitos  (Foto: Adriane Souza/G1)José Antônio afirma que consumidores estão mais
cientes de seus direitos (Foto: Adriane Souza/G1)

Proteção ao consumidor
Além das medidas para sanar os problemas, o Procon também oferece ferramentas de defesa, ou seja, o consumidor também pode buscar os serviços da unidade para prevenir futuros danos. “O impulso acaba levando muitas pessoas a não avaliarem direito a oportunidade. O consumidor precisa criar a cultura de se proteger de futuros problemas”, diz José Antônio.

Antes de fechar um negócio ou aceitar uma oportunidade, muitas dúvidas sobre empresas e serviços podem ser retiradas com pesquisar no site do Procon. A unidade do Procon também está aberta para esclarecer as dúvidas do consumidor na rua Nogueira Martins, 513, no Centro. A unidade atende ao público das 8h às 15h, de segunda a sexta-feira.

 

g1.globo.com/sao-paulo/sorocaba-jundiai/noticia/2012/03/no-dia-do-consumidor-procon-fica-lotado-em-sorocaba-sp.html

Fonte e créditos: G1

Atenção: Grande parte do conteúdo divulgado no Blog é oriundo do trabalho realizado pelas Assessorias de imprensa, Marketing, Publicidade e outras áreas das companhias/instituições/associações e afins. Em respeito e direito aos trabalhos, ideias, conteúdos e idealizadores, todo o conteúdo recebido é divulgado na íntegra, ou seja, sem alterações. Em respeito ao desejo do autor e idealizadores, os conteúdos divulgados aqui podem ser excluídos. Para isso, é necessário a formalização do pedido com as informações necessárias de identificação, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br  O mesmo vale para conteúdos que foram compartilhados de sites/Blog´s, onde sempre cito a fonte, concedo os créditos e divulgo o link de origem da extração da matéria. Caso o autor/idealizador discorde do compartilhamento aqui no Blog, basta formalizar sua solicitação com as informações necessárias, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br  O Blog do Call Center também não possui nenhuma responsabilidade sobre a veracidade das informações, cabendo ao discordante, entrar em contato diretamente com o responsável pelo artigo/notícia, através do link informado na matéria/artigo/notícia.

Contato

Blog do Call Center São Paulo - SP - Brasil contato@blogdocallcenter.com.br