Nova lista, antigos vilões

15/03/2014 21:32

 

No ranking de atendimentos do Idec de 2013, o setor de planos de saúde continua no topo da lista, seguido por serviços financeiros, produtos e telecomunicações


Entra ano, sai ano, e os assuntos que mais causam insatisfação aos consumidores continuam os mesmos. É o que mostra o balanço dos atendimentos realizados pelo Idec ao longo do ano passado. No total, o Instituto registrou 13.541 demandas, recebidas por telefone, e-mail e pessoalmente, sendo 8.040 dúvidas de consumo e 5.501 pedidos de informação sobre os processos judiciais do Instituto.

Assim como no ranking de 2012, quem lidera a lista é o setor de planos de saúde, seguido por serviços financeiros, produtos e telecomunicações. Embora os temas tenham se mantido exatamente na mesma posição, o segmento de planos de saúde abriu uma vantagem significativa, com 26,66% das demandas – dez pontos percentuais à frente do segundo colocado. Veja mais detalhes na tabela na página ao lado.

Em comparação com 2012, em que foi responsável por 20,40% dos atendimentos, a participação de planos de saúde no ranking teve um acréscimo de 6,26 pontos percentuais. "Esse aumento é lamentável para um setor regulado. O Idec vem se empenhando, ano após ano, em cobrar melhorias para que os conflitos entre os consumidores e as operadoras seja reduzido", destaca Elici Checchin Bueno, coordenadora executiva do Instituto.

Os quatro setores mais demandados "morderam" uma grande fatia do total de atendimentos de 2013, com 68,97% dos registros. O restante, 31,03%, corresponde a todos outros temas de consumo, dos quais destacam-se: imóveis, transporte, lazer e serviços públicos, como água e energia elétrica. Confira, a seguir, detalhes sobre os setores mais reclamados.

 

Fonte e créditos: IDEC em www.idec.org.br/em-acao/revista/custa-quanto/materia/nova-lista-antigos-viles

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