Nove passos para capacitar e motivar internamente os colaboradores

08/11/2014 22:44

O quadro se repete nas mais variadas áreas profissionais do país: são poucos os profissionais qualificados. Isso ocorre principalmente nas áreas técnicas, e o reflexo deste fato é o custo cada vez maior de mão de obra e dificuldade de contratação.


Uma alternativa que as grandes empresas estão encontrando é a busca de treinamentos e de cursos para os profissionais já contratados e fortalecimento de políticas de retenção. Isso, porque hoje é necessário complementar o conteúdos dos colaboradores, mas, mais que isso, prepara-los para serem lideranças positivas.
 
"Os profissionais se formam no curso superior e obtêm conteúdo técnico, porém a 'bagagem básica' que as empresas estão buscando inclui também experiência do profissional, capacidade de decisão e utilização na prática do conteúdo técnico. Por isso, além de treinamentos em suas áreas de atuações, as empresas buscam aprimoramentos, como redação, gestão, planejamento e diversos outros temas", explica o diretor executivo da Innovia Training e Consulting, Ricardo Barbosa.
 
Para que as empresas saibam como implantar um curso ou treinamento de maneira correta, veja algumas dicas elaboradas pelo diretor executivo da Innovia:
 
1. O primeiro passo para empresa implantar um treinamento é realizam uma avaliação interna sobre quais são as reais necessidades, evitando treinamentos que não reflitam em resultados;

2. Outro ponto fundamental é um levantamento dos perfis dos colaboradores para definir os quais devem ser direcionados para um treinamento;

3. Existem diversas ofertas de cursos e treinamentos no mercado, assim, antes de definir qual deseja, faça uma pesquisa de mercado para saber se a empresa que contratará está realmente capacitada;

4. Direcione os cursos que serão realizados às reais aptidões e ambições dos colaboradores, de nada adianta oferecer um curso de liderança para um colaborador que não tem nenhuma característica de líder;

5. Crie contratos para os cursos, muitas empresas oferecem esse benefício para colaboradores que logo na sequência esses desligam. Estabeleça clausulas para que isso não ocorra ou se ocorrer tenha os valores restituídos;

6. Regras claras são fundamentais, tenha tempo mínimo de participação e avaliação de desempenho, evite que seu colaborador não aproveite o curso adequadamente;

7. Busque empresas bem localizadas ou que façam o trabalho in company, o deslocamento é um dos principais motivos para desistência e para fraco aproveitamento;

8. Treinamentos devem ser constantes. Com a velocidade das informações e mudanças rápidas, para ter um profissional realmente capacitado, é fundamental que esse passe por constantes reciclagens e treinamentos, pois, em seis meses muitas coisas mudam;

9. Depois dos cursos, crie políticas internas motivacionais e de retenção, garanta que terá todo resultado possível do investimento feito.

 

FONTE E CRÉDITOS > CONAREC em conarec.com.br/index.php/news/6101-nove-passos-para-capacitar-e-motivar-internamente-os-colaboradores

Atenção: Grande parte do conteúdo divulgado no Blog é oriundo do trabalho realizado pelas Assessorias de imprensa, Marketing, Publicidade e outras áreas das companhias/instituições/associações e afins. Em respeito e direito aos trabalhos, ideias, conteúdos e idealizadores, todo o conteúdo recebido é divulgado na íntegra, ou seja, sem alterações. Em respeito ao desejo do autor e idealizadores, os conteúdos divulgados aqui podem ser excluídos. Para isso, é necessário a formalização do pedido com as informações necessárias de identificação, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br  O mesmo vale para conteúdos que foram compartilhados de sites/Blog´s, onde sempre cito a fonte, concedo os créditos e divulgo o link de origem da extração da matéria. Caso o autor/idealizador discorde do compartilhamento aqui no Blog, basta formalizar sua solicitação com as informações necessárias, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br  O Blog do Call Center também não possui nenhuma responsabilidade sobre a veracidade das informações, cabendo ao discordante, entrar em contato diretamente com o responsável pelo artigo/notícia, através do link informado na matéria/artigo/notícia.

Contato

Blog do Call Center São Paulo - SP - Brasil contato@blogdocallcenter.com.br