Novo consumidor tem menos tempo e mais critérios

21/08/2014 18:26

Além disso, o brasileiro está mais organizado, econômico e preocupado com as compras de bens não duráveis, que impactam diretamente nos seus gastos mensais

O estudo mostrou que 61% das donas de casa comparam preços antes de finalizar uma compra, principalmente por causa do orçamento familiar apertado, o que também as leva a procurar produtos em promoção no ponto de venda – 74% dos consumidores consideram promoções muito importante na hora da compra.
 
A experimentação também tem grande valor para o consumidor brasileiro, 42% buscam por produtos novos quando estão no ponto de venda e 44% reclamam por não conseguirem experimentar o produto antes de comprar. Informação é outro item importante para a dona de casa, 66% gostam de receber conselhos sobre benefícios e uso dos produtos antes de comprá-los.
 
Além disso, o consumidor está com menos tempo disponível e reduziu suas idas ao ponto de venda em 2013, resultando no aumento das compras de despensa e reposição. Em 2009, 67% das pessoas realizavam a compra do mês, em 2013 o número passou para 72%. Ou seja, o brasileiro está mais organizado, econômico e preocupado com as compras de bens não duráveis, que impactam diretamente nos seus gastos mensais.
 


Onde comprar?
 
A lealdade com canais de compras vem se mostrando cada vez menor. No ano de 2001, apenas 61% dos lares usavam pelo menos três formatos de estabelecimentos para se abastecer, porém atualmente 84% das famílias já fazem isso. Essa mixidade vem de necessidades diferentes por tipo de compra. O atacarejo, por exemplo, é um dos canais que mais vêm crescendo. Em 2013 este canal atingiu 13,5 milhões de lares e cresceu entre todos os consumidores.
 
As prioridades entre os compradores na hora de decidir onde ir está principalmente em locais com horários flexíveis, bebidas geladas e prontas para beber disponíveis, possibilidade de compra a granel, poucas filas e produtos que auxiliem a economia de tempo na cozinha.

* Saiba mais sobre o comportamento dos consumidores, um dos temas abordados no Congresso Nacional das Relações Empresa-Cliente - CONAREC, em www.conarec.com.br e pelas redes sociais, sob a hashtag #Conarec

 

FONTE E CRÉDITOS > CONSUMIDOR MODERNO em www.consumidormoderno.com.br/index.php/comportamento/consumo/item/26719-novo-consumidor-tem-menos-tempo-e-mais-criterios

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