Novo relatório da Intel Security revela que necessidade de mais confiança é fundamental para aumentar adoção da nuvem

19/04/2016 13:47

Pesquisa demonstra que a maioria dos orçamentos de TI se concentrarão na nuvem e indica a necessidade de entendimento sobre o valor da nuvem e como protegê-la

 

São Paulo, 18 de abril de 2016 — A Intel® Security divulga o relatório Blue Skies Ahead? The state of cloud adoption (Céu azul? O estado da adoção da nuvem), um estudo global que revela a necessidade de os fornecedores de tecnologia auxiliarem empresas, governos e consumidores a entenderem a adoção cada vez maior da nuvem e as etapas necessárias para protegê-la. A maioria (77%) dos participantes observou que suas organizações confiam na computação em nuvem mais do que confiavam há um ano, porém apenas 13% confiam completamente nos fornecedores de nuvem pública para proteger dados confidenciais. Essas descobertas destacam que uma confiança maior e a segurança são fatores essenciais para encorajar a adoção contínua da nuvem.

“Esta é uma nova era para os fornecedores de nuvem. Estamos no ponto principal do investimento e da adoção, expandindo rapidamente à medida que cresce a confiança na computação em nuvem e nos fornecedores de nuvem”, disse Raj Samani, Diretor de Tecnologia da Intel Security. “À medida que entramos em uma fase de adoção abrangente da computação em nuvem para oferecer suporte a aplicativos e serviços essenciais, a questão da confiança na nuvem se torna indispensável. Esse fator da confiança será essencial para tornar realidade os benefícios que a computação em nuvem podem verdadeiramente oferecer.”

A nuvem já tem um impacto forte no dia a dia das pessoas, com quase tudo sendo feito em um dispositivo digital que utiliza a computação em nuvem de alguma maneira. A utilização crescente da nuvem foi ressaltada pela nossa pesquisa, que revela que nos próximos 16 meses, 80% dos orçamentos de TI das organizações respondentes serão dedicados à computação em nuvem.

 

Os resultados da pesquisa também destacam:

§     Tendências de investimento em nuvem: A maioria das organizações planeja investir em todos os modelos de serviço de nuvem, mas a maior parte delas (81%) planeja investir em infraestrutura como serviço (IaaS), seguida de perto da segurança como serviço (79%), plataforma como serviço (PaaS) (69% ) e por fim, software como serviço (SaaS) (60%).

§       Segurança e conformidade: A maioria dos participantes (72%) cita a conformidade como principal preocupação entre todos os tipos de implementação de nuvem e apenas 13% dos participantes sabiam dizer se suas organizações têm ou não dados confidenciais na nuvem.

§    Riscos de segurança e a nuvem - percepção versus realidade: Mais de um entre cinco participantes expressaram que a principal preocupação sobre o uso de SaaS é ter um incidente de segurança de dados e do mesmo modo, violações de dados estavam no topo das preocupações para IaaS e nuvens privadas. Pelo contrário, os resultados mostraram que na verdade menos de 1/4 (23%) das empresas sofreram perda de dados ou violações com seus fornecedores de serviços em nuvem.

§    O ponto-cego dos diretores: As violações de dados de alto nível com grandes consequências financeiras e de reputação tornaram a segurança de dados uma das principais preocupações dos diretores executivos, mas ainda há uma necessidade de maior compreensão para aumentar a percepção e o entendimento dos riscos associados com o armazenamento de dados confidenciais na nuvem. Apenas 1/3 (34%) dos participantes pensa que a alta administração de suas organizações compreende totalmente as implicações de segurança da nuvem.

§       Shadow IT, risco e oportunidade: Apesar de os departamentos de TI optarem pela atividade da Shadow IT, 52% das linhas de negócios ainda esperam que a TI proteja seus serviços de nuvem provenientes de departamentos não autorizados. Esta falta de visibilidade quanto à utilização da nuvem devido à Shadow IT parece estar preocupando os departamentos de TI no que diz respeito à segurança, com a maioria (58%) dos participantes da pesquisa Orchestrating Security in the Cloud (Orquestrando a segurança na nuvem) tendo observado que a Shadow IT tem impacto negativo na capacidade de manter seguros seus serviços de nuvem.

§       Investimento em segurança: O investimento em segurança de nuvem varia de acordo com a prioridade nos diferentes tipos de implementação, com as principais tecnologias de segurança sendo utilizadas pelos participantes, incluindo proteção de e-mails (43%), proteção na Web (41%), anti-malware (38%), firewall (37%), gerenciamento de criptografia e chaves (34%) e prevenção contra perda de dados (31%).

 

“A nuvem é o futuro das empresas, governos e consumidores”, disse Jim Reavis, Diretor Executivo da Cloud Security Alliance. “Os fornecedores de segurança e de nuvem precisam fortalecer os clientes com conhecimento e ferramentas, além de cultivar relacionamentos fortes com base na confiança, para dar continuidade à adoção de plataformas de computação em nuvem. Somente assim poderemos nos beneficiar completamente das verdadeiras vantagens da nuvem.”

 

Para mais informações sobre as descobertas do estudo, visite os links abaixo:

·         Infográfico sobre os desafios associados com a nuvem

·         Infográfico sobre a adoção da nuvem

·         Blog: “Sem mais desculpas —Hora de obter controle da segurança da sua nuvem", por Rolf Haas, especialista em tecnologia corporativa da Intel Security 

·         Blog: “Segurança da Nuvem está na previsão” por Richard Steranka, vice-presidente de Operações Globais de Canal da Intel Security

·         Webcast com Samani e Reavis sobre as principais preocupações atuais de segurança: Cloud Security Alliance: Top Desafios de Segurança e Melhores Práticas ao migrar para a Nuvem

 

Metodologia

A pesquisa, realizada por Vanson Bourne, entrevistou 1.200 tomadores de decisões de TI, com influência na segurança em nuvem de suas respectivas organizações, na França, no Brasil, no Canadá, na Alemanha, na Austrália, na Espanha, no Reino Unido e nos Estados Unidos (350 entrevistas nos EUA, 150 no Reino Unido e na Espanha, 100 na França, Brasil, Canadá, Alemanha e Austrália) Os participantes foram escolhidos a partir de organizações com 251 a 500 funcionários até aquelas com mais de 5 mil funcionários.

Pesquisas com questionários, como a realizada por Vanson Bourne e Intel Security, coletam dados em um único ponto no tempo e têm capacidade limitada de coletar respostas complexas e de captar nuances. Além disso, não são capazes de sustentar conclusões de longo prazo de forma independente.                                                         

 

Sobre a Cloud Security Alliance

A Cloud Security Alliance (CSA) é uma organização líder mundial, dedicada a definir e aumentar a conscientização sobre as melhores práticas com o objetivo de garantir um ambiente de computação em nuvem seguro. A CSA utiliza a experiência no assunto de profissionais da indústria, associações, governos e membros corporativos e individuais para oferecer pesquisa, educação, certificação, eventos e produtos específicos à segurança de nuvem. As atividades, o conhecimento e a ampla rede da CSA beneficiam toda a comunidade atingida pela nuvem, de fornecedores a clientes, governos, empreendedores e o setor de seguros, e proporcionam um forum onde diferentes partes podem trabalhar juntas para criar e manter um ecossistema de nuvem confiável.

 

Sobre a Intel Security

A McAfee agora faz parte da Intel Security. Com sua estratégia de segurança conectada (Security Connected), seu enfoque inovador para a segurança aprimorada de hardware e tecnologia única de McAfee Global Threat Intelligence, a Intel Security está totalmente concentrada no desenvolvimento de soluções e serviços de segurança proativos e comprovados que protegem sistemas, redes e dispositivos móveis para empresas e para uso pessoal em todo o mundo. A Intel Security está combinando a experiência e a especialização da McAfee com o desempenho inovador e comprovado da Intel para fazer com que a segurança seja um ingrediente essencial em cada arquitetura e em todas as plataformas de computação. A missão da Intel Security é dar a todos a confiança necessária para viver e trabalhar de forma segura no mundo digital www.intelsecurity.com.

 

Nota: Intel, Intel Security, o logotipo da Intel, McAfee e o logotipo da McAfee são marcas registradas da Intel Corporation nos Estados Unidos e em outros países. Os outros nomes podem ser reivindicados como propriedade de terceiros.

 

###

 

Nenhum sistema de computador pode ser completamente seguro.

Os cenários de rentabilidade descritos foram elaborados como exemplos de como um aperfeiçoamento em determinadas circunstâncias pode afetar as margens futuras e aumentar os lucros. As circunstâncias variam. A Intel não garante nenhum aumento nos lucros.

© 2016 Intel Corporation

 

Informações para a imprensa: Medialink Comunicação - (11) 3817-2131

Raul Fagundes Neto, raul.fagundes@medialink.com.br

Fernando Marchi, fernando.marchi@medialink.com.br          

Thais Ferrite Ramos, thais.ferrite@medialink.com.br

Atenção: Grande parte do conteúdo divulgado no Blog é oriundo do trabalho realizado pelas Assessorias de imprensa, Marketing, Publicidade e outras áreas das companhias/instituições/associações e afins. Em respeito e direito aos trabalhos, ideias, conteúdos e idealizadores, todo o conteúdo recebido é divulgado na íntegra, ou seja, sem alterações. Em respeito ao desejo do autor e idealizadores, os conteúdos divulgados aqui podem ser excluídos. Para isso, é necessário a formalização do pedido com as informações necessárias de identificação, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br  O mesmo vale para conteúdos que foram compartilhados de sites/Blog´s, onde sempre cito a fonte, concedo os créditos e divulgo o link de origem da extração da matéria. Caso o autor/idealizador discorde do compartilhamento aqui no Blog, basta formalizar sua solicitação com as informações necessárias, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br  O Blog do Call Center também não possui nenhuma responsabilidade sobre a veracidade das informações, cabendo ao discordante, entrar em contato diretamente com o responsável pelo artigo/notícia, através do link informado na matéria/artigo/notícia.

Contato

Blog do Call Center São Paulo - SP - Brasil contato@blogdocallcenter.com.br