Novos canais: redes sociais nas campanhas do call center
Um contact center só faz sentido quando gera um link entre o consumidor e a empresa. Ele deve ajudar o cliente a encontrar o que deseja e resolver sua demanda. Para isso, ele pode procurar diversas vias de comunicação além do telefone. E uma das maneiras que mais tem crescido no Brasil é o uso das redes sociais. No ano passado, o jornal Folha de São Paulo produziu uma reportagem mostrando que estes canais tendem a funcionar com mais velocidade que o tradicional SAC. Diante desse cenário, vale a pena conhecer e usar estas inovações em prol do contact center.
As redes sociais não devem substituir totalmente o trabalho feito no contact center. Elas devem complementá-lo, com ferramentas adaptadas à Central de Atendimento. Alguns sistemas disponíveis no mercado brasileiro funcionam integrados aos canais da empresa contratante nas mídias sociais, como Facebook e Twitter. Grandes organizações costumam manter perfis diferentes para divulgar produtos e receber manifestações dos usuários. Estas demandas são repassadas para agentes ou porta-vozes da empresa, que podem respondê-las direto nas redes.
Outro recurso disponível em vários destes sistemas é a sondagem dos comentários públicos dos usuários de redes sociais. Além de detectar como a marca é vista por aqueles públicos, é possível ver descontentamentos ou demandas não resolvidas e transformá-las em oportunidades para a empresa agir e se aproximar do consumidor.
Trazer as redes sociais para os trabalhos do call center é um processo cada vez mais comum. Como ocorreu na sua empresa? O processo trouxe bons resultados? Deixe seu relato nos comentários!
Este tema foi sugerido pelo leitor Ismael Pereira. Clique aqui para enviar a sua sugestão de post.
Fonte e créditos: Blog Teclan
Atenção: Grande parte do conteúdo divulgado no Blog é oriundo do trabalho realizado pelas Assessorias de imprensa, Marketing, Publicidade e outras áreas das companhias/instituições/associações e afins. Em respeito e direito aos trabalhos, ideias, conteúdos e idealizadores, todo o conteúdo recebido é divulgado na íntegra, ou seja, sem alterações. Em respeito ao desejo do autor e idealizadores, os conteúdos divulgados aqui podem ser excluídos. Para isso, é necessário a formalização do pedido com as informações necessárias de identificação, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br O mesmo vale para conteúdos que foram compartilhados de sites/Blog´s, onde sempre cito a fonte, concedo os créditos e divulgo o link de origem da extração da matéria. Caso o autor/idealizador discorde do compartilhamento aqui no Blog, basta formalizar sua solicitação com as informações necessárias, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br O Blog do Call Center também não possui nenhuma responsabilidade sobre a veracidade das informações, cabendo ao discordante, entrar em contato diretamente com o responsável pelo artigo/notícia, através do link informado na matéria/artigo/notícia.