“Nuvem humana”: A nova (e mais barata) forma de pensar em serviços

23/02/2016 10:31

Por Enio Klein, CEO da K&G Sistemas, gerente geral da SalesWays no Brasil, professor nas disciplinas de Vendas e Marketing da Business School São Paulo e Coach pessoal e profissional formado pela International Association of Coaching - IAC/SLAC

                                                                                                      

A computação em nuvem e a mobilidade, novidades que a tecnologia trouxe para o mundo dos negócios neste início de século parecem estar se tornando os principais alicerces da chamada transformação digital. Este conceito, ainda polêmico e sem consenso entre executivos e empreendedores, envolve transformações que vão além da automatização de processos.

Muito além do seu irmão mais velho, o e-commerce, e muito mais que as estratégias de marketing digital, a transformação digital permite a criação de novos modelos de negócios que trazem produtos cada vez mais “tecnológicos” que prometem transformar de forma definitiva as relações entre as empresas, seus funcionários e seus clientes.

Da mesma forma que a máquina a vapor, no século XIX, viabilizou e motivou a revolução industrial, a transformação digital certamente trará impactos importantíssimos em todos os ramos de negócios. Mas poucas áreas terão mudanças tão expressivas quanto aquelas relacionadas à serviços de uma forma geral, principalmente os profissionais.

Novos modelos de negócio revolucionam os setores onde atuam. O Uber mudou o segmento de mobilidade pessoal ponto a ponto, antes, privilégio dos táxis urbanos, com serviços melhores e mais baratos. O Airbnb, chacoalhando um setor que há muito parecia estabilizado e sem grandes mudanças. Outras com a LendingTree nos Estados Unidos estão mudando a forma e a relação entre pessoas e instituições financeiras no que tange a modelos de fornecimento de empréstimos.  Até o aparentemente ingênuo do Whatsapp muda a forma como as pessoas, empresas e até famílias se comunicam e quebram as estruturas, até outro dia indestrutíveis, das empresas de telecomunicação.

E o nosso mercado de consultoria? Será que este também irá ser transformado?  Não tenho dúvida nenhuma. E vai levar muito menos tempo do que se imagina, apesar de algumas objeções que tenho escutado. Consultoria é um mercado cuja base é a disseminação de conhecimento e experiência. Muitos dizem que os serviços de consultoria através da chamada “nuvem humana” (human cloud), é iniciativa que já nasce morta, principalmente no Brasil, porque as pessoas aqui querem o olho no olho, o cafezinho. O relacionamento cria a confiança necessária. É uma meia verdade!

Imagine que o Uber é uma plataforma onde pedimos um veículo que não conhecemos com um estranho como motorista para nos buscar muitas vezes em nossa casa. Pedimos às vezes para levar nossos filhos na escola. Enfim, porque a gente confia no Uber. A segurança da plataforma, a certificação dos motoristas, a reputação e outras credenciais que estão por trás do aplicativo garantem que a instituição é confiável. O resto é referenciabilidade.

O conceito da transformação digital leva o serviço de consultoria a um outro nível de eficácia e custo/benefício. É uma plataforma colaborativa que reúne clientes, especialistas e consultores certificados e metodologias comprovadas conectados em uma “nuvem humana” de competências e demandas onde projetos podem ser especificados, gerenciados e entregues de maneira racional, personalizada e sob demanda. A racionalização trazida pela plataforma pode ser transferida ao cliente final, levando a custos bem mais acessíveis com nenhuma perda de qualidade. Existe, sim, quebras de paradigmas, mas como tudo neste novo ambiente, é uma questão de pouco tempo. Os serviços na medida certa e a preços convidativos certamente compensarão. Aguardem, em breve, traremos novidades!

 

Informações à imprensa

Flávia Ghiurghi
flavia.ghiurghi@salesways.com.br
(11) 9-9716-2800
www.salesways.com.br

www.kegsistemas.com
                       

 Sobre a SalesWays
A SalesWays é especializada em potencializar a sinergia existente entre tecnologia e metodologias que apoiam as estratégias e os processos de vendas. Seus produtos são desenhados para aumentar a capacidade dos profissionais de venda em prever e realizar receitas com precisão. A oferta da SalesWays, baseada na metodologia descrita no livro “Automação de Vendas Aplicada com Precisão”, escrito por Keith T Thompson (fundador e chairman da SalesWays); é composta pela família de aplicativos ASPEC Experience e  pelo programa de capacitação em vendas OPM (Opportunity Portfolio Management). 

 

Sobre a K&G Sistemas
A K&G Sistemas é uma consultoria especializada em inteligência empresarial, com foco em Vendas (Automação, CRM, Treinamento, Coaching), Tecnologia e Processos. A empresa oferece soluções customizadas para seus clientes, com base em modelos de negócios com comprovada eficácia. A K&G tem como objetivo: Modelar e descrever as estratégias empresariais a partir dos objetivos e visão dos acionistas; Estabelecer as iniciativas que devem ser implementadas no modelo de ida ao mercado (go to market) e impactos nas atividades de marketing, vendas e serviços que permitam atingir os objetivos estratégicos; Mapear e implementar as necessidades de revisão nos processos internos para que reflitam as necessidades essenciais à implementação das iniciativas de ida ao mercado; Definir, selecionar e implementar infraestrutura de tecnologia (redes, hardware, software e serviços) que viabilizem a execução eficaz dos processos internos; e Definir as necessidades de capacitação e estímulo para os funcionários, fundamental para a operacionalização das estratégias e a execução dos processos.

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