O que não funciona na hora de buscar um novo emprego

04/12/2011 14:31

Atualmente se sabe que todas as atitudes de um profissional em busca de recolocação no mercado são avaliadas em um teste de emprego. Desde as roupas, até o jeito de falar, passando pelos gestos corporais, tudo pode ser motivo de qualificação ou desqualificação de um candidato.
 
Segundo Sergio Sabino, Diretor de Marketing do Grupo Michael Page para a América Latina, “depois de certo tempo próximo aos profissionais de recrutamento especializado, você tem certeza de uma coisa: Não existe a fórmula ideal para encontrar a oportunidade de sua vida, ou para ser encontrado por ela. O que posso afirmar é que algumas atitudes podem ajudar muito mais se não forem feitas na hora da busca pela oportunidade”.
 
Além de não influenciarem em nada, muitas atitudes podem prejudicar o julgamento do headhunter. Atenção aos casos mais comuns que podem diminuir suas possibilidades na hora de conseguir uma boa oportunidade:

1. Aplicar seu CV para diversas oportunidades, de diferentes hierarquias e áreas - muita gente aplica para analista, gerente, diretor, superintendente, sem se preocupar com a descrição da vaga. Isso mostra falta de foco. Você está dizendo ao recrutador que não sebe muito bem o que quer, qualquer coisa serve. O famoso “se colar colou”
• O que fazer?
Avalie seu CV, perceba seu momento de vida e experiências para aplicar para posições de acordo com seu posicionamento hierárquico e conhecimentos. 

2. Achar que o headhunter é seu melhor amigo - imaginar que uma postura amiga e informal demais pode influenciar na empatia com o entrevistador. Isso passa a percepção de falta de profissionalismo e imaturidade. Muito mais que o CV é avaliado na hora da contratação.  O comportamento é vital e a primeira impressão pode ficar.
• O que fazer?
Uma entrevista é uma reunião de negócios. Você está lá para vender seu conhecimento e características para a posição.  Busque sempre o equilíbrio entre ser formal e agradável.

3. Buscar retorno de uma entrevista logo depois da conversa - é natural a curiosidade com relação ao seu desempenho na entrevista. Mas a tentativa de contatos seguidos e excessivos pode transmitir uma ansiedade que pode fazer de um papo promissor um problema para sua seqüência no processo seletivo.
• O que fazer?
Administre a ansiedade. É natural a demora em receber retorno sobre a entrevista, negativo ou não.  Procure aguardar alguns dias antes de fazer um contato.

4. Subestimar a entrevista por telefone - assim que você atendeu a ligação de um headhunter, o processo começou. Em sua maioria, este contato não é eliminatório, mas nada é impossível.
• O que fazer?
Tenha certeza de que pode falar naquele momento e que tenha alguns minutos para dedicar. Caso não tenha, informe ao recrutador e diga a ele um melhor horário par retornar. Tente não fazer “mais ou menos”. Dê atenção ao interlocutor.

5. Superestimar a si mesmo - da mesma forma que é importante saber o que quer, é importante saber o que você pode oferecer.  Informações como idiomas e passagens profissionais são completamente avaliados.
• O que fazer?
Não exagere no seu CV. Informe claramente suas habilidades e conhecimentos, bem como o histórico profissional - Principalmente idiomas. Mais importante em um profissional é sua postura e transparência.

Segundo Sabino, não existe a oportunidade ideal. “O que existe é a oportunidade ideal para aquele candidato. Parece a mesma coisa, mas é muito diferente. Muito deve se avaliar antes de dar o próximo passo. E o maior responsável pela carreira do profissional é ele mesmo”.

 

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Fonte e créditos: Consumidor Moderno

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