O call center virtual da Amazon

15/04/2014 19:21

 

Publicado em Apr 15, 2014 por Valdir Antonelli

Ao oferecer a oportunidade de trabalho em casa, "incentivar" o funcionário a deixarem a empresa, e ainda receberem um bônus por isso, e até pagar por cursos que não estejam ligados ao trabalho da empresa, a Amazon dá o exemplo de como conquistar seus funcionários

 

 

Em sua carta anual aos acionistas, Jeff Bezos listou iniciativas, algumas bem diferentes, para tirar o máximo proveito de seus funcionários. Uma delas é seu call center virtual, que atende clientes da própria Amazon e do Kindle e que vem mostrando resultados animadores para a empresa, isso nas palavras do próprio Bezos.

"O programa continua a crescer e mostra resultados sensacionais", comentou na carta. "Essa flexibilidad é ideal para muitos trabalhadores, seja por terem filhos pequenos ou qualquer outra razão, ou simplesmente por não quererem trabalhar fora de casa", justificou.

A politica de contratação da Amazon, para seu call center, também visa pessoas que por alguém motivo não teriam chance de entrar no mercado de trabalho, com isso é possível encontrar talentos escondidos e também poupar dinheiro

Ele também permite que a empresa a contratar a partir de um conjunto mais amplo de pessoas, algumas das quais não poderiam estar no mercado de trabalho, poupando-o dinheiro e ficar melhor talento.

Mas não é só isso que faz da Amazon uma empresa diferenciada. Eles também oferecem dinheiro para quem não quer ficar na empresa. O "pay to quit" foi originalmente criado pela Zappos, empresa que vende calçados na internet e que foi comprada pela Amazon em 2009. Todos os novos funcionários, depois de passarem por um mês de intenso treinamento, recebem a proposta de receberem US$ 2 mil, mais o pagamento normal, para deixarem a empresa.

"O Pay to Quit é muito simples. Uma vez por ano oferecemos a nossos associados uma quantia para sairem da empresa. No primeiro ano a oferta é de US$ 2 mil, depois aumentamos mil dólares por ano até chegarmos aos US$ 5 mil", explica Bezos. "A chamada para a oferta é "por favor, não aceite esta oferta". Esperamos que eles não aceitem, queremos que fiquem na empresa. Então por que fazer esta oferta? O objetivo é incentivar as pessoas a pensar no que realmente querem fazer. No longo prazo, ficar em um lugar onde não quer não é saudável para o empregado e nem para a empresa".

E Bezos termina sua carta com dicas sobre os motivos que levaram a Amazon a ser a gigante que é. Uma delas afirma que a invenção vem de todos, e não apenas dos líderes da empresa, e alerta que a falha faz parte da inovação e que falhar não é algo ruim.

"A falha faz parte da invenção. Não é opcional. Nós entendemos isso e acredito que temos apenas insistindo é que acabamos acertando. Quando esse processo funciona, isso significa que nossos fracassos são relativamente pequenos e que quando acertamos em algo que realmente funciona para os consumidores, nós dobramos a esperança em transforma-lo em um sucesso ainda maior. Nem sempre isso é assim tão fácil. Inventar é algo confuso e, ao longo do tempo, é certo que falharemos em grandes apostas também".

Bezos também revelou um programa chamado Career Choice (Escolha da Carreira, em português), em que a Amazon pré-paga 95% da mensalidade para os funcionários fazerem cursos, mesmo que eles não estejam ligados às necessidades da empresa. "O objetivo é permitir a escolha. Sabemos que para alguns de nossos funcionários do centro de atendimento, a Amazon vai ser uma carreira, para outros, a Amazon pode ser um trampolim para outro emprego, em outro lugar. E esse trabalho pode exigir novas habilidades. Se esse o treinamento fizer a diferença, queremos ajudar

 

AGRADECIMENTOS > FONTE E CRÉDITOS: PORTAL CALL CENTER em portalcallcenter.consumidormoderno.uol.com.br/seu-espaco/variedades/o-call-center-virtual-da-amazon-1/view

Atenção: Grande parte do conteúdo divulgado no Blog é oriundo do trabalho realizado pelas Assessorias de imprensa, Marketing, Publicidade e outras áreas das companhias/instituições/associações e afins. Em respeito e direito aos trabalhos, ideias, conteúdos e idealizadores, todo o conteúdo recebido é divulgado na íntegra, ou seja, sem alterações. Em respeito ao desejo do autor e idealizadores, os conteúdos divulgados aqui podem ser excluídos. Para isso, é necessário a formalização do pedido com as informações necessárias de identificação, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br  O mesmo vale para conteúdos que foram compartilhados de sites/Blog´s, onde sempre cito a fonte, concedo os créditos e divulgo o link de origem da extração da matéria. Caso o autor/idealizador discorde do compartilhamento aqui no Blog, basta formalizar sua solicitação com as informações necessárias, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br  O Blog do Call Center também não possui nenhuma responsabilidade sobre a veracidade das informações, cabendo ao discordante, entrar em contato diretamente com o responsável pelo artigo/notícia, através do link informado na matéria/artigo/notícia.

Contato

Blog do Call Center São Paulo - SP - Brasil contato@blogdocallcenter.com.br