O comportamento do varejo na crise e pesquisas exclusivas sobre hábitos do consumidor serão tema do BR Week 2016

21/06/2016 14:54

De um lado, o CIP - Centro de Inteligência Padrão, e consultorias como Reds - Research Designed for Strategy, Officina Sophia Retail e GfK apresentam pesquisas exclusivas sobre hábitos de compra e padrões de consumo. Do outro, pequenos a grandes varejistas contam como estão superando a crise no setor.  Dias 28 e 29 de junho, no Hotel Transamérica, em São Paulo

Pesquisas exclusivas sobre os perfis, atitudes e comportamentos de consumidores de diferentes regiões do país, realizadas por Centro de Inteligência Padrão - CIP, Reds - Research Designed for Strategy, Officina Sophia Retail e GfK serão apresentadas durante a VI BRAZILIAN RETAIL WEEK -  O BR WEEK 2016, que espera reunir 3 mil varejistas do pequeno ao grande negócio nos dias 28 e 29 de junho, no Hotel Transamérica de São Paulo. 

Na pesquisa exclusiva “As várias caras do consumidor brasileiro: perfis, atitudes e comportamentos”, do Centro de Inteligência Padrão - CIP e da REDS - Research Designed for Strategy, foi identificado o que leva o consumidor a valorizar uma marca e a efetivar a compra entre diferentes gerações, classes sociais e categorias de consumo. Já a consultoria Gfk apresentará o estudo – também exclusivo – “Comportamento de compra e perspectivas em tempos de crise”. Ambos os estudos serão apresentados no dia 27, terça-feira.  No dia 28 (quarta-feira), em primeira mão, as consultorias CIP e Officina Sophia Retail apresentam um mapeamento de atitudes e hábitos de compra na terceira idade, a partir de entrevistas com 300 consumidores com idades a partir de 60 anos, das classes A, B e C.

Do outro lado, durante os dois dias, empresários do pequeno, médio e grande varejo contam como estão driblando a crise em seus comércios e negócios, as saídas encontradas para esse cenário que está impactando o setor e quais os resultados que vêm alcançando. O impacto da crise financeira nos investimentos no varejo, quem são e o que estão fazendo as redes que têm crescido e as redes de atacarejo que aproveitaram a crise para crescer também são fazem parte dos temas abordados. Os desafios para o segmento de e-commerce, sobretudo frente ao crescimento da troca e devolução de produtos, os modelos adotados pelos gestores de shoppings centers para aumentar o fluxo, as vendas e a rentabilidade também serão debatidos. Além dos varejistas, jovens universitários apresentarão soluções para um desafio proposto pela Livraria Cultura sobre o futuro das lojas físicas e dos shoppings centers.

Entre os porta-vozes dos temas estão Danid Fiss, diretor de Client Services & Insights do Kantar Worldpanel, consultoria mundial especializada no comportamento do consumidor; Janaína Brizante, diretora da Nielsen Consumer Neurocience, Ruy Shiozawa, CEO do Great Place to Work Brasil; Sílvio Laban, Associate Dean do Insper, Glauco Humai, diretor presidente da Abrasce - Associação Brasileira de Shoppings Centers, Eduardo Terra, presidente da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo – SBVC, e Honório Pinheiro, presidente da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) -  respectivos temas ao final do release.

Os representantes do varejo abordados durante os dois dias são: supermercados e hipermercados, vestuário e lojas de departamento, casa e construção, e-commerce, eletrônicos e móveis, farmácia, cosméticos e perfumaria, livraria, cultura e entretenimento, ótica e acessórios, redes alimentícias e fast-food, atacado e varejo, franquias e telefonia. Além das cadeiras de valor: bancos e meios de pagamento, shopping, operadores logísticos e fornecedores de tecnologia.

 “Centenas de negócios são fechados diariamente no Brasil por não conseguirem se manter na crise. Por outro lado, empresas de grande porte fazem cortes no quadro de funcionários. A crise vem abalando a estrutura do consumo e do varejo brasileiro desde 2014. Alguns conseguiram superar a crise com novos modelos e formas de gestão, dinamização de recurso e tecnologia, além de diferentes abordagens com os consumidores”, destaca Roberto Meir, especialista internacional em relações de consumo e varejo e idealizador das temáticas.

Temas e porta-vozes:

DIA 28 DE JUNHO – TERÇA-FEIRA

 

Sala 1 - 8h45-9h15 - Superando a Tormenta: lições da crise americana para o varejo brasileiro

  • Luciana Staciarini Batista Gabriele Zucarelli, sócias da Bain & Company

 

Sala Alfa: 9h00 às 10h30 "Inspiração - Modelos de Varejo Inspiradores - Online e Offline

  • Porta-voz FGV: Henrique de Campos Jr.

        

Sala 1 - 9h15-10h15 - Varejo orientado a resultados - resultados no cenário econômico

  • Mariana Donatelli, sócia da McKinsey & Company
  • Alexandre Guerra, presidente executivo do Giraffas
  • Ricardo Bomeny, CEO do BOB´s
  • Jeronimo Santos, diretor de varejo do Grupo Ipiranga
  • Marcos Alleman, VP de Tintas Decorativas – Basf
  • Manzar Feres – VP comercial do Serasa Experian

 

Sala 1 - 10h15-11h - Ideias disruptivas: rompendo barreiras e criando valor a partir de negócios estabelecidos

  • Clemente Nóbrega, diretor-presidente da Innovatrix
  • João Luis Olivério, COO do PiggyPeg
  • Rodrigo Batista, CEO do mercado bitcoin.net
  • André Marim, CEO da Fleety
  • Svante Westerberg, Co-founder da MaxiPago! ;
  • André Marim, CEO da startup Fleety;
  • Rodrigo Batista, CEO do Mercado bitcoin.net.

 

Auditório Transamérica - 10h15 às 11h00 - BR Week Challenge / Livraria Cultura

  • Cinco grupos de universitários apresentarão soluções para o case proposto pela Livraria Cultura: “Qual o futuro das lojas físicas e dos shopping centers? “

 

Sala 1 - 11h30-11h45 - Processos: novos modelos e métodos para gerenciar o negócio

  • Alfredo Pinto, sócio da Bain & Company
  • Manuel Correa, diretor Geral da Telhanorte
  • Ronaldo Pereira, CEO da Óticas Carol

 

Sala 1 - 11h45-12h30 - Tecnologia no varejo: ERP, CRM, Logística e Perdes/Fraudes

  • Ricardo Chisman, diretor executivo da Accenture do Brasil
  • Jorge Nitschke, CIO da Paquetá Calçados
  • Fernando Fanizzi, diretor de TI da Óticas Diniz
  • Júlio Baião, diretor de TI do Grupo Pão de Açúcar (GPA)

 

Sala 1 - 13h30-14h15 - Tendências: novos modelos de atendimento e serviço ao consumidor

  • Hércules Maimone, sócio da PwC
  • David Fiss, diretor de Client Services & Insights da Kantar Worldpanel
  • Renato Camargo, head de fidelidade, CRM e Inteligência de Mercado do Grupo Pão de Açúcar (GPA)
  • Rogério Monteiro, Managing Director & Head Automotive da Ipsos Loyalty

 

Sala 1 - 14h15-15h - Como a mobilidade e a internet das coisas vão mudar as relações de consumo

  • João Eduardo Ferreira, gerente de Inovação da CPqD
  • Carlos Eduardo Sousa, diretor de Ecohouse e Serviços ao Consumidor da Whirlpool Latin America
  • Gabriel Farias, diretor de inovação da Samsung América Latina

 

Sala 1 - 15h-15h30 - A compra a um clique: o e-commerce no caminho da experiência sem atrito

  • Adely Hamoui, CEO e co-fundadora da Recicla Luxo

 

Sala 1 - 15h30-16h15 - Soluções e ferramentas obrigatórias para crescimento

  • Francisco Forbes, co-fundador da Seed Digital
  • Sylvio Korytowsk, diretor de expansão da Hope Lingerie
  • Pedro Paulo Cruz, sócio diretor das Lojas Mel
  • Paulo Valente, diretor de negócios da Cred-System

 

Sala 1 - 16h15-16h45 - Na cabeça do consumidor: a Neurociência para a venda assertiva

  • Janaína Brizante, diretora de Neurociência da Nielsen Neuro

 

Sala 1 - 17h15-18h30 - Estratégias de crescimento consistentes no varejo

  • Alberto Serrentino, fundador da Verese Retail
  • Cristina Franco, presidente da ABF (Associação Brasileira de Franchising)
  • Julio Mottin Neto, presidente executivo da Panvel Farmácias
  • Andreia Bessa Rocha, diretora de marketing e visual merchandising do Lojão do Brás
  • Jean Klaumann, VP de Operações da Linx
  • Eugênio Velasques, diretor da Bradesco Seguros
  • Marcos Samaha, diretor Executivo (COO) Multivarejo do Grupo Pão de Açúcar (GPA)
  • Candido Pinheiro, presidente da Hapvida

 

Sala 2 - 11h30-12h15 – A profissionalização do negócio

  • Flávia Takey, diretora da BCG (The Boston Consulting Group)
  • Altino Cristofoletti, sócio diretor da Casa do Construtor
  • José Domingos Barral Amoedo, presidente do Grupo Sonda
  • Alessandra Restaino, presidente da Le Postiche

 

Sala 2 - 12h15-12h45 – o fast fashion trabalhado para a construção de marca: como a utilização de instrumentos de inovação possibilitaram a diferentes marcas, um novo padrão de serviço ao cliente. Estratégia que encantamento do consumidor mesmo quando ele não compra no momento presente.

  • Denize Mattos, diretora comercial da Farm

 

Pesquisa Inédita – As várias caras do consumidor brasileiro: perfis, atitudes e comportamentos

Sala 2 - 12h45-13h15 - As várias caras do consumidor brasileiro: perfis, atitudes e comportamentos nas diferentes regiões do País.

  • Aline Tobal, gerente do Centro de Inteligência Padrão - CIP
  • Karina Milaré, presidente da Reds (Research Design For Strategy)

 

Sala 2 - 13h15-14h - Sem atrito: o user experience

  • Maurício Queiroz, CEO da MQ Design de Consumo
  • Marco Antonio Pereira, diretor geral da Kholer Kitchen & Bath Brasil

 

Sala 2 - 14h-14h45 - Varejo de serviço: as inovações do setor e como elas vão englobar o varejo de produto

  • Herbert Viana, diretor de Marketing do Localiza
  • Luzia Costa, fundadora da SóBrancelhas
  • Juarez Leão, diretor de Plataformas de Gestão da 5 à Sec
  • Luis Alt, da EISE
  • Bárbara Diniz Almeida, co fundadora da Dress & Go

 

Sala 2 - 14h45-15h15 - O ponto de virada: transformar as pessoas na estratégia principal do negócio pode garantir receita

  • Ruy Shiozawa, CEO da Great Place to Work® Brasil
  • Douglas Matricardi, diretor de operações do Magazine Luiza

 

Sala 2 - 15h15-15h45 - Tudo começa a partir da Warehouse

  • Alex DeGrossi, Information Systems Analyst da Atlanta Bonded Warehouse Corporation

 

Sala 2 - 15h45-16h15 - O varejo resiliente: a construção de um negócio capaz de resistir e melhorar com as crises

  • Romano Pansera, presidente do Conselho da POPAI Brasil
  • Silvio Laban, Associate Dean e Professor do Insper
  • Flávio Rocha de Avó, diretor comercial e de marketing do Grupo D'avó

 

Sala 2 - 16h15-16h45 - Trocas e devoluções: os custos que corroem as margens do e-commerce

  • Anderson Ozawa, diretor de prevenção de Perdas e Gestão de Varejo do Grupo Boucinhas
  • Graciela Tanaka, COO do Grupo Netshoes
  • Fernando Boscolo, COO da Privalia

 

Sala 3 -  11h30-12h - Oferta de serviços financeiros nas lojas: por que ter, como fazer, quando fazer e para quem?

 

 

Sala 3 - 12h-12h30 - Big Data: Quem está efetivamente utilizando as informações para crescer?

 

 

Sala 3 - 12h30-13h - Logística urbana: parceiro logístico para que as redes de fast-fashion não sejam atropeladas pela própria natureza do negócio

  • Guilherme Bonifácio, CEO da startup Rapiddo

 

Sala 3 - 13h-13h30 - Redução de custos, otimização de processos, distribuição de informação e satisfação de clientes com Gestão Automatizada de Notas Fiscais

  • Rodrigo Coutinho Barros, contador responsável fiscal, contábil e tributário das Lojas Spolatti

 

 

Sala 3 - 13h30-14h15 - Modelos de varejo para superar a crise

  • Marcelo Cherto, presidente do Grupo Cherto
  • Richard Stad, diretor Presidente da Aramis
  • Geraldo Rudfin, presidente Corporativo da JR Diesel
  • Cláudio Miccieli, Presidente do Conselho do Giraffas

 

 

Sala 3 - 14h15-15h – Fora da caixa: cases de inovação e ideias inovadoras que estão mudando negócios

  • Alessandro Saad, idealizador do Empreendedores Compulsivos
  • Laureane Cavalcanti, head corporativo de Marketing da Step 9
  • Beth Paz, diretora de Expansão da Nail Delivery

 

Pesquisa Inédita – Comportamento de compra e as perspectivas em tempos de crise

Sala 3 - 15h30-16h15 - Comportamento de compra e perspectivas em tempos de crise

  • Cláudia Bindo, diretora de Novos Negócios da GfK
  • Natalie de Gouveia, diretora Comercial da Body Shop
  • Paulo Drago, diretor de Operações do Grupo Pão de Açúcar (GPA)

 

 

Sala 3 - 16h15-16h45 - Mobilidade – Aplicativo ou e-commerce?

 

 

 

 

DIA 29 DE JUNHO – QUARTA-FEIRA

 

Sala 1 - 8h30-9h30 - Novas ideias e inspirações para o varejo brasileiro

  • Ederson Riechelmann, CEO & Co-founder da Sav@price
  • Ricardo Prelhaz, co-fundador da startup Carrinho em Casa
  • Daniel Cabrera, co-fundador e presidente da startup Vivalá
  • Guilherme Mynssen, CEO do ChefsClub
  • Ricardo Gouvêa, CEO da startup da Combobox
  • Jorge A. Kowalski, founder & CEO da Luckro

 

Sala 1 - 9h30-10h30 - No Mundo Delas: Blogueiras que viraram empresárias. Da legião de fãs para a legião de consumidores.

  • Letícia Menegon, coordenadora da Incubadora de Negócios da ESPM
  • Pamella Ferrari, blogueira e digital Influencer de Consultoria e Lifestyle
  • Lênia Luz, fundadora do Empreendedorismo Rosa
  • Niina Secrets, blogueira e Youtuber
  • Karol Pinheiro, jornalista, blogueira e youtuber

 

Sala 1 - 11h-11h45 - Um pé na loja e olho na tela: como unir experiência off e online

  • Beth Furtado, sócia-diretora da Alia Consultoria
  • Michel Sarkis, presidente da Inbrands
  • Carlos Zilli, presidente da Imaginarium
  • Mathias Becker, presidente da Dpaschoal

 

Sala 1 - 11h45-12h15 - Clusterização: A ciência para classificar os consumidores para aumentar a eficiência e os resultados loja a loja

  • Marcelo Bazzali, diretor-executivo de proximidade do GPA.

 

Sala 1 - 12h15-13h - O e-commerce em busca do lucro: caminhos que levam as lojas online do vermelho para o azul

  • Augusto Lins, sócio-diretor da STONE
  • Oscar Gutierrez, VP de Operações da JDA
  • Ricardo Buteri, diretor de operações da Wine.com.br
  • João Pedro Serra, VP comercial do Groupon Brasil
  • Rodrigo Tavares, diretor do Mercado Livre

 

Sala 1 - 13h-13h30 - Marketing de Causas: novas formas de conexão e vínculo com as comunidades e os consumidores.

  • Marco Crespo, diretor de negócios do Instituto Ayrton Senna

 

Sala 1 - 13h30-14h - Redes sociais: como utilizar de modo inteligente e não-invasivo para atrair consumidores?

  • Gabriela Comazzetto, diretora de vendas do Twitter

 

Sala 1 - 14h-14h45 - O impacto da crise financeira nos investimentos no varejo

  • Rafael Furlanetti, sócio da XP Investimentos
  • Tania Gomes, CEO da loja de sapatos online 33e34 Shoes
  • Jae Ho Lee, CEO do Grupo Ornatus

 

Sala 1 - 14h45-15h30 - Pelo Brasil: quem são e o que estão fazendo as redes que têm crescido

  • Adriana Flosi, presidente ACIC e VP da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo
  • Honório Pinheiro, presidente da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL)
  • Ronaldo dos Santos, presidente da rede de supermercados Covabra                                       
  • Silvana Balbo, diretora de Marketing do Carrefour
  • Vito Chiarella, presidente da Total Express

 

Sala 1 - 15h30-16h15 - O resultado é no atacado: a experiência de redes de atacarejo que aproveitaram a crise para crescer

  • Daniel Domeneghetti, sócio-diretor da Dom Strategy Partners
  • Ricardo Roldão, presidente do Roldão Atacadista
  • Euler Fuad Nejm, presidente do Grupo de supermercado Super Nosso
  • Antoniio Marcos, gerente de Marketing do Compre Forte

 

Sala 1 - 16h15-16h45 - Logística no varejo: inovação à serviço da eficiência

  • Maria Fernanda Siqueira Neves, gerente de e-commerce da Privalia

 

Sala 1 - 17h15-18h30 - Omni-consumidor: varejo onipresente na vida dos consumidores, que transitam entre redes varejistas, apps e telas, na busca por experiências, ofertas e oportunidades.

  • Eduardo Terra, presidente da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC);
  • Sérgio Herz, CEO da Livraria Cultura
  • Paulo Correa Jr., presidente C&A Brasil
  • Walter Faria, CEO do Grupo Martins
  • Rony Meisler, CEO do Reserva
  • Eneas Pestana, presidente da divisão América do SUK, da JBS
  • Roberto Medeiros, presidente da Multiplus
  • Glauco Humai, diretor presidente da ABRASCE

 

Sala 2 - 11h-11h45 – Case Chilli  Beans - Embaixadores de marca: como pessoas apaixonadas podem garantir resultados para as empresas

  • Caito Maia, presidente Chilli Beans

 

Sala 2 - 11h45-12h30 - O futuro dos supermercados diante da conectividade, da mobilidade e da demanda por conveniência

  • Antônio Sá, sócio-diretor da Amicci
  • Roberto Longo Moreno, vice-presidente da APAS
  • Paulo Pompilio, diretor de Relações Corporativas GPA
  • Edevaldo Retondo, diretor do Supermercados Monte Serrat

 

 

Sala 2 - 12h30-13h - Estratégias para minimizar o impacto da gestão de estoque no caixa

 

 

Sala 2 - 13h-13h45 - Visionários, futuristas e iluminados – um debate com quem mostra que o futuro não é uma bola de cristal

  • Eduardo Peixoto, executivo-chefe de negócios do Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (CESAR)
  • Daniela Dantas, diretora de Projetos Especiais da WGSN Mindset
  • Peter Kronstrøm, head do Copenhagen Institute for Future Studies (CIFS) da América Latina e fundador do Future Lounge (LATAM).

  

Sala 2 - 13h45-14h15 – Case KM de vantagens: destaque programa de fidelidade

  • André Di Stefani, gerente executivo de desenvolvimento de negócios de varejo do grupo Ipiranga.

 


Sala 2 - 14h15-14h45 - Rotatividade do setor - estratégias para reter os profissionais

  • Sylvia Leão, diretora-presidente de RH do Carrefour

 

 

Sala 2 - 14h45-15h30 – compras On e off e implicações jurídicas quando as vendas não são realizadas pelo mesmo canal

  • Germán Quiroga – especialista em e-commerce e e-marketingplace

 

 

Sala 2 - 15h30-16h15 - A crise no Real Estate: impactos no custo de operação e expansão comercial

  • Marcus Vinicus, sócio-líder da área de National Tax e de Varejo da KPMG no Brasil
  • Luiz Cury Filho, diretor de franquias da Patroni Pizza

 

 

Sala 2 - 16h-16h45 - Enxugar excessos para aumentar resultados

  • Fernando Aguirre, sócio da KPMG no Brasil.

 

Pesquisa Inédita “Senioridade Highlights” – Officina Sophia Retail

 

Sala 3 - 10h-10h30 -  O varejo da melhor idade: empresas, marcas e serviços voltados para o consumidor sênior. Quais as atitudes e comportamentos do consumidor sênior?

  • Valéria Rodrigues, sócia-diretora da Officina Sophia Retail

 

 

Sala 3 - 11h-11h45 - As vantagens da crise. Lições de quem conseguiu ver no cenário ruim a melhor estratégia

  • Daniel Zanco, sócio-fundador da Universo Varejo
  • Carlos Fernandes, diretor de operações da Ri Happy Brinquedos
  • Carlos Paschoal, diretor executivo de Vendas e Marketing da Fast Shop
  • Artur Raposo, diretor de operações do Roldão          

 

 

Sala 3 - 11h45-12h30 - Consumidores reais: a humanização do marketing a serviço dos resultados no varejo

  • Christina Carvalho Pinto, presidente do Grupo Full Jazz
  • Gilmario Cavalcante, diretor de Operações e Gestão da Smart Supermercados

 

 

Sala 3 - 12h30-13h - O que considerar na hora de contratação de tecnologia - o setor investe menos de 1% do seu faturamento em ferramentas tecnológicas

  • Marcos Bertoncelo, CIO da Wickbold

 

 

Sala 3 - 13h-13h30 - Relacionamento como alavanca de estratégias de up-selling e cross-selling

 

 

Sala 3 - 13h30-14h - Indicadores para estratégias de precificação

 

 

Sala 3 - 14h-14h30 - Como alinhar o estoque e a entrega de operações físicas e online

  • Edvaldo Cerqueira, diretor executivo da Casa das Alianças

 

 

Sala 3 - 14h30-15h15 - Meios de pagamento: evolução e resultados

 

 

Sala 3 - 15h15-15h45 – Monetização dos dados: a importância da informação

  • Júlio Guedes, diretor de Analytics do Serasa Experian

 

 

Sala 3 - 15h45 -16h15 – Case Roldão Atacadista – como a rede conseguiu trazer o quadro de funcionários para o centro da estratégia a ponto de transformá-lo em ferramenta que aumentou a produtividade da empresa

  • Jorge Jubilato, diretor de RH do Roldão Atacadista.

 

Sala 3 - 16h15-16h45 – Varejo sem fronteiras: experiências de integração entre online e off-line

  • Davi Santos, diretor de Consumer & Innovation da Luxottica - Ray Ban

 

 

Workshops com duas opções de horário:

 

Varejo ágil (FGV)

  • Dia 28 de junho: 9h às 10h30
  • Dia 29 de junho: 16h30 às 18h

 

Omnichannel possível: tendências de e-commerce e estratégias digitais em sinergia com canais de lojas, franquias e indústria (INFRACOMMERCE)

  • Dia 28 de junho: 10h30 às 12h
  • Dia 29 de junho: 15h às 16h30

 

Resiliencia – Adaptando seu negócio (INSPER)

  • Dia 28 de junho: 12h às 13h30
  • Dia 29 de junho: 13h30 às 15h

 

Destrinchando o consumidor através das Técnicas de Design (CESAR)

  • Dia 28 de junho: 13h30 às 15h
  • Dia 29 de junho: 10h30 às 12h

 

Mudança e disrupção (ESPM)

  • Dia 28 de junho: 15h às 16h30
  • Dia 29 de junho: 9h às 10h30

 

O impacto das redes de negócios no varejo (FIA)

  • Dia 28 de junho: 16h30 às 18h
  • Dia 29 de junho: 12h às 13h30

 

SERVIÇO:

  • Brazilian Retail Week – BRWeek 2016
  • Data: dias 28 e 29 de junho
  • Hora: 8h30 às 18h30
  • Local: Hotel Transamérica.  Av. Nações Unidas, 18.591 - Vila Almeida. São Paulo
  • Taxa de inscrição para público: R$ 3.800,00
  • Credenciamento imprensa: (11) 4380-7504 comunicacao@c3com.com.br
  • Informações: www.brweek.com.br

 

Informações para a imprensa:

(11) 4380-7504

Taiane Luztaiane.luz@c3com.com.br 11 95173-0154

Cynthia Trevisanicynthia.trevisani@c3com.com.br 55 11 96575-1595

Hanna Thairini – comunicacao@c3com.com.br

Atenção: Grande parte do conteúdo divulgado no Blog é oriundo do trabalho realizado pelas Assessorias de imprensa, Marketing, Publicidade e outras áreas das companhias/instituições/associações e afins. Em respeito e direito aos trabalhos, ideias, conteúdos e idealizadores, todo o conteúdo recebido é divulgado na íntegra, ou seja, sem alterações. Em respeito ao desejo do autor e idealizadores, os conteúdos divulgados aqui podem ser excluídos. Para isso, é necessário a formalização do pedido com as informações necessárias de identificação, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br  O mesmo vale para conteúdos que foram compartilhados de sites/Blog´s, onde sempre cito a fonte, concedo os créditos e divulgo o link de origem da extração da matéria. Caso o autor/idealizador discorde do compartilhamento aqui no Blog, basta formalizar sua solicitação com as informações necessárias, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br  O Blog do Call Center também não possui nenhuma responsabilidade sobre a veracidade das informações, cabendo ao discordante, entrar em contato diretamente com o responsável pelo artigo/notícia, através do link informado na matéria/artigo/notícia.

Contato

Blog do Call Center São Paulo - SP - Brasil contato@blogdocallcenter.com.br