O desafio da mudança por Roberto Cordeiro

28/09/2015 16:51

Fazer uma mudança desejada e significativa na nossa vida ou no nosso estilo é difícil muitas vezes, disso o mundo está “careca” de saber. Quantas vezes você tentou uma dieta e não deu certo? Ou mudar um hábito que não gosta? A pilha de papéis na sua mesa que não diminui?

Muitas vezes, não falta vontade, nem senso de urgência. Em alguns casos, mesmo frente a altos riscos, a mudança que você deseja não acontece!

Afinal, será que é possível realmente mudar? Será que um adulto muda? Quantas vezes não estamos julgando a nós mesmos com a “Síndrome de Gabriela”, achando que existem coisas impossíveis de serem alteradas, por mais desejadas que sejam?

Pouco se fala sobre os motivos dessa dificuldade. Sobre a maneira pela qual o nosso cérebro opera. Imagine-se dirigindo um carro, com um pé no freio e outro no acelerador. Um pé seu quer conseguir, quer avançar, quer mudar, por isso acelera. Enquanto que o outro pé freia, indo na direção contrária do que quer alcançar, do que pretende mudar, pois esse pé está na verdade a serviço de “algo a mais”, que você também quer, e que está competindo com seu objetivo inicial. Na maioria das vezes esse “algo a mais” não está tão claro e consciente, mas é extremamente influente!

Vou citar um exemplo da vida profissional: Sou um líder em uma empresa e quero muito estar aberto à ideias vindas da minha equipe. Quero muito, mas não consigo. Faço um monte de coisas que me afastam da mudança que quero ver em mim – como discordar sempre de cara quando alguém me procura para dividir uma ideia e até mesmo usar aquele tom de “assunto encerrado”. Deixo também de fazer coisas que deveria fazer – como fazer perguntas abertas e procurar saber a opinião dos outros. A grande verdade é que essas coisas que faço ou deixo de fazer são comportamentos brilhantes e muito eficazes para garantir um “algo a mais” que quero: que as coisas sejam executadas do meu jeito; que posso influenciar os outros… Por isso ponho o pé no freio!

Outro exemplo da vida cotidiana: Eu quero sinceramente emagrecer. Quero muito, mas não consigo. Faço um monte de coisas que não devo – como assaltar a geladeira no meio da noite, e deixo de fazer coisas que deveria – como preparar meus lanches saudáveis para comer de 3 em 3 horas. Atitudes geniais para garantir meu “algo a mais” escondido: não me sentir entediado ou vazio por exemplo. Aí vem o freio outra vez!

Tornar esse “algo a mais” claro para si, e buscar encontrar e testar as suas grandes “verdades” que sustentam esse “carro que não anda” é o primeiro passo para realizar uma mudança duradoura e sustentável.

Sobre o autor: Roberto Cordeiro é Consultor, Palestrante, Coach e Gerente de grandes equipes na área de T&D e Educação Corporativa.

Quer trocar ideias com o profissional ou realizar um projeto em sua empresa? Segue os contatos: (11) 97313-0206 - rcordeiroconsultoria@gmail.com 

Atenção: Grande parte do conteúdo divulgado no Blog é oriundo do trabalho realizado pelas Assessorias de imprensa, Marketing, Publicidade e outras áreas das companhias/instituições/associações e afins. Em respeito e direito aos trabalhos, ideias, conteúdos e idealizadores, todo o conteúdo recebido é divulgado na íntegra, ou seja, sem alterações. Em respeito ao desejo do autor e idealizadores, os conteúdos divulgados aqui podem ser excluídos. Para isso, é necessário a formalização do pedido com as informações necessárias de identificação, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br  O mesmo vale para conteúdos que foram compartilhados de sites/Blog´s, onde sempre cito a fonte, concedo os créditos e divulgo o link de origem da extração da matéria. Caso o autor/idealizador discorde do compartilhamento aqui no Blog, basta formalizar sua solicitação com as informações necessárias, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br  O Blog do Call Center também não possui nenhuma responsabilidade sobre a veracidade das informações, cabendo ao discordante, entrar em contato diretamente com o responsável pelo artigo/notícia, através do link informado na matéria/artigo/notícia.

Contato

Blog do Call Center São Paulo - SP - Brasil contato@blogdocallcenter.com.br