O preço justo da competência

23/02/2015 15:29

Cuidado com o efeito colateral das escolhas pouco assertivas - Autor: Edilson Menezes

 
Ainda há muita empresa no Brasil que pensa ter descoberto uma fórmula miraculosa de formar líderes através de sete passos:
1. Contratam;
2. Apresentam o vídeo institucional;
3. Apresentam a equipe que será liderada;
4. Incumbem alguém para detalhar como se comportam cada um dos liderados;
5. Estabelecem metas, primeiro tímidas, em seguida arrojadíssimas;
6. Cobram resultado e treinam;
7.Comemoram ou lamentam.
 
Diversas empresas contratam novos líderes, cobram excessivamente e treinam insuficientemente. Prometem muito e investem pouco. Inúmeros líderes, no afã de serem contratados, comprometem-se muito e entregam pouco. Neste texto, vamos analisar um cenário duplo e tomaremos de empréstimo dois fictícios líderes contratados por empresas concorrentes: André e Arnaldo.
 
André, totalmente capacitado para a vaga que assumiu, foi contratado por uma grande profissional de RH. Além do faro apurado para grandes talentos, a selecionadora tem 15 anos de carreira e centenas de seleções no currículo. O segundo, Arnaldo, pouco preparado para a vaga, foi contratado por um profissional que está estagiando em RH, com grande potencial, mas ainda conciliando a bagagem da faculdade com a prática.
 
Dentre os personagens desse texto, nenhum é melhor ou pior. Estão apenas em papeis diferentes da carreira e da vida. Ocorre que a selecionadora experiente custa mensalmente 12 salários mínimos para o patrão de André. O selecionador de Arnaldo custa ao empresário apenas 3 salários mínimos mensais.
 
Ora, cada empresário recebe conforme investe e emprega conforme se dispõe a abrir o bolso. A questão central é que ambos cobram da mesma maneira. A partir dessa cadeia de eventos, nasce o efeito colateral das escolhas pouco assertivas: cobrança por algo que está além das atuais competências do (a) profissional.
 
Aproximadamente 180 dias depois das contratações, nas duas empresas uma nova reunião discutirá a performance segundo seus critérios mais urgentes e as competências que a área de recursos humanos identificou, ao contratar.
 
Quem empregou André ficou satisfeitíssimo e decidiu investir em um treinamento para deixá-lo ainda mais afiado. Já o contratante de Arnaldo também quer patrocinar um treinamento para ele, mas motivado pelo desespero de investir emergencialmente na tentativa de salvar um profissional que não está oferecendo o desejado retorno.
 
Assim, o empregador de André autorizará a contratação de treinadores dissociados da empresa, portanto com visão de mercado abrangente. O contratante de Arnaldo, como já gastou mais do que gostaria, autorizará apenas o famoso "treinamento interno", ministrado por profissionais muito competentes em suas funções, mas pouco hábeis com a lida sobre inteligência emocional.
 
A empresa de André tem grande chance de liderar o segmento de atuação. A empresa de Arnaldo contará com relativas chances de sobreviver no mesmo mercado.
 
Acha mesmo que é uma ficção? Então pergunte-se: será que isso acontece em minha empresa?
 
A escolha, como sempre, é apenas sua!
 
Edilson Menezes é treinador comportamental e consultor literário. Atua nas áreas de vendas, motivação, liderança e coesão de equipes.

 

FONTE E CRÉDITOS > CALLCENTER.INF.BR em www.callcenter.inf.br/artigos/57151/o-preco-justo-da-competencia/ler.aspx

Atenção: Grande parte do conteúdo divulgado no Blog é oriundo do trabalho realizado pelas Assessorias de imprensa, Marketing, Publicidade e outras áreas das companhias/instituições/associações e afins. Em respeito e direito aos trabalhos, ideias, conteúdos e idealizadores, todo o conteúdo recebido é divulgado na íntegra, ou seja, sem alterações. Em respeito ao desejo do autor e idealizadores, os conteúdos divulgados aqui podem ser excluídos. Para isso, é necessário a formalização do pedido com as informações necessárias de identificação, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br  O mesmo vale para conteúdos que foram compartilhados de sites/Blog´s, onde sempre cito a fonte, concedo os créditos e divulgo o link de origem da extração da matéria. Caso o autor/idealizador discorde do compartilhamento aqui no Blog, basta formalizar sua solicitação com as informações necessárias, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br  O Blog do Call Center também não possui nenhuma responsabilidade sobre a veracidade das informações, cabendo ao discordante, entrar em contato diretamente com o responsável pelo artigo/notícia, através do link informado na matéria/artigo/notícia.

Contato

Blog do Call Center São Paulo - SP - Brasil contato@blogdocallcenter.com.br