O que fazer com os dados coletados nas redes sociais?
Você já está nas redes sociais mas ainda não sabe como aproveitar ao máximo as informações que elas lhe dão a respeito do seu público? Não se preocupe, vamos dar uma ajudinha para esclarecer alguns pontos importantes. Veja só:
Dados etnográficos
Essa é a primeira camada de informações que você obtém com as estatísticas das redes sociais. Elas servem para definir o perfil do seu público-alvo e segmentá-lo de acordo com a sua necessidade. É possível saber idade, sexo, localização, hábitos de consumo, preferências e comportamento de modo geral.
Você pode utilizar essas informações para direcionar suas estratégias de marketing digital nas redes sociais, bem como em outras plataformas, como o seu e-commerce, personalizando as experiências de consumo e produzindo conteúdo exclusivo para cada segmento de consumidor. É possível ainda tomar conhecimento de hábitos regionais, avançando ainda mais na oferta de produtos e serviços que atendam ao seu cliente de forma completa.
Hábitos de consumo
Através dos relatórios e estatísticas das redes sociais, você tem contato com informações relevantes para a sua estratégia de vendas, como o hábito de consumo dos seus seguidores, horários em que mais acessam a internet, quais páginas mais lhe interessam, que tipo de produtos pesquisam e o que realmente estão buscando na rede. Com esses dados em mãos você cria um relacionamento único, oferecendo soluções personalizadas e que atendam de imediato às necessidades do seu cliente.
Opiniões
A opinião dos consumidores é um grande termômetro para medir se as suas estratégias de marketing e vendas estão surtindo o efeito desejado. Acompanhando o número de menções da sua marca ou produto nas redes sociais, você sabe o que agrada e o que não agrada o seu cliente, podendo investir em melhorias na produção e no atendimento, aumentando a satisfação do consumidor e gerando uma cadeia de valor alimentada pelas avaliações do seu público nas redes sociais.
Engajamento
O número de interações do seu público com o conteúdo publicado demonstra o nível de engajamento dos clientes para com a sua marca. Essa informação é extremamente importante, pois funciona como um sinalizador de como anda a sua reputação e credibilidade na rede, já que pessoas insatisfeitas não são engajadas com marcas que não refletem seus valores. Além disso, tendo pessoas engajadas com o seu negócio, você tem verdadeiros defensores da marca, que agirão proativamente em momentos de crises ou disputas que possam arranhar a sua imagem nas redes sociais.
Contextualize
Cada uma das informações citadas acima têm sua relevância, mas é muito importante você determinar quais são as mais importantes para o seu negócio e se ater a elas. Afinal, não medir é um grande erro, mas medir dados demais também é um problema. Analise as informações dentro de um contexto geral, considerando, inclusive, seus concorrentes e o mercado. Fazer gráficos e tabelas também ajuda muito na visualização.
Texto publicado originalmente pelo Scup
FONTE E CRÉDITOS > PORTAL CALL CENTER em www.portalcallcenter.com.br/index.php/2014-05-26-16-11-42/2014-05-26-16-41-39/4748-o-que-fazer-com-os-dados-coletados-nas-redes-sociais
Atenção: Grande parte do conteúdo divulgado no Blog é oriundo do trabalho realizado pelas Assessorias de imprensa, Marketing, Publicidade e outras áreas das companhias/instituições/associações e afins. Em respeito e direito aos trabalhos, ideias, conteúdos e idealizadores, todo o conteúdo recebido é divulgado na íntegra, ou seja, sem alterações. Em respeito ao desejo do autor e idealizadores, os conteúdos divulgados aqui podem ser excluídos. Para isso, é necessário a formalização do pedido com as informações necessárias de identificação, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br O mesmo vale para conteúdos que foram compartilhados de sites/Blog´s, onde sempre cito a fonte, concedo os créditos e divulgo o link de origem da extração da matéria. Caso o autor/idealizador discorde do compartilhamento aqui no Blog, basta formalizar sua solicitação com as informações necessárias, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br O Blog do Call Center também não possui nenhuma responsabilidade sobre a veracidade das informações, cabendo ao discordante, entrar em contato diretamente com o responsável pelo artigo/notícia, através do link informado na matéria/artigo/notícia.