O que pode significar o coaching para vendas e para a vida?

09/11/2015 20:49

Por Enio Klein, CEO da K&G Sistemas, gerente geral da SalesWays no Brasil, professor nas disciplinas de Vendas e Marketing da Business School São Paulo e Coach pessoal e profissional formado pela International Association of Coaching - IAC/SLAC

Em meu dia a dia, seja no treinamento de vendedores, seja na implantação de metodologias, ou mesmo na automação de processos de vendas que, embora estejamos falando de práticas e resultados comprovados e tangíveis, existe ainda muita resistência. O que se vê com frequência são profissionais, dos mais aos menos experientes, apegados a velhos paradigmas que cada vez menos os levam a frente. Aí, descobrimos que não basta, para a formação de vendedores, métodos e sistemas vencedores. É preciso trabalhar o comportamento.

E como trabalhar o comportamento destes profissionais para que possam abrir as suas mentes para novos conceitos que, certamente, melhorarão sua produtividade e seu desempenho. Como mostrar a eles que a mudança vem para melhorar as chances de atingirem seus objetivos? Será que estamos entendendo errado quais são estes objetivos?

Coloco, então, nesta nossa discussão o coaching, dita por alguns como a “profissão que mais cresce no mundo” e que em uma simples consulta no Google gera aproximadamente duzentos e cinquenta milhões de resultados. Este nome é originário da Hungria medieval, na cidade de Kocs, e utilizado para designar carruagens ali produzidas. Os habitantes desta cidade eram chamados de kocsi, que os ingleses entendiam como coach. Ou seja, da mesma forma que a carruagem leva pessoas a diversos destinos, o coach era, de certa forma, um tutor, que conduzia pessoas pelos caminhos do conhecimento.

Tempos mais tarde, o conceito de coaching foi revisitado pelas universidades americanas para definir um tutor particular, que preparava alunos para exames e, mais tarde, adquiriu o objetivo de encorajar e motivar seu cliente a atingir um objetivo, através de técnicas que facilitem o aprendizado e a execução.

Com este último conceito em mente, compreendi que precisava dar mais ênfase ao coaching como produto voltado ao desenvolvimento pessoal e profissional das equipes com as quais trabalho.  Sem metas claras, objetivos tangíveis e, principalmente, sem perspectiva de como irá realizá-las, é muito difícil o profissional, em qualquer carreira, desempenhar seu trabalho adequadamente.

Equipes de vendas, em particular, lidam com metas e objetivos agressivos, determinados pelas empresas nas quais trabalham. Vivem constantemente sob forte pressão de resultados. Mudanças para eles são a pior coisa que pode acontecer. Como tirar da zona de conforto justamente eles “que trazem o dinheiro para a empresa”? Talvez seja esta a principal razão da resistência histórica destes profissionais a mudanças e a novos métodos, mesmo que sejam fundamentais para a empresa. Hoje, temos a certeza de que o coaching endereça muito bem este e outros assuntos cruciais relacionados ao desempenho de vendas. 

Como gerenciar as mudanças, muitas vezes, necessárias, se não conhecemos o comportamento e objetivos de nossos colaboradores? Nestes novos tempos, a conexão da vida pessoal com a profissional é muito forte, e uma acaba impactando na outra, resultando (ou não) no sucesso. Esta perspectiva, certamente, é fundamental para que possamos ter profissionais bem sucedidos e felizes, pessoalmente. Assim, entendemos que o coaching é não somente uma atividade que apoia de forma efetiva as atividades profissionais, em particular, as relacionadas a vendas, como também pode fazer a diferença na vida pessoal de cada um deles.

 

Informações à imprensa

Flávia Ghiurghi
flavia.ghiurghi@salesways.com.br
(11) 9-9716-2800
www.salesways.com.br

www.kegsistemas.com                      

 

Sobre a SalesWays
A SalesWays é especializada em potencializar a sinergia existente entre tecnologia e metodologias que apoiam as estratégias e os processos de vendas. Seus produtos são desenhados para aumentar a capacidade dos profissionais de venda em prever e realizar receitas com precisão. A oferta da SalesWays, baseada na metodologia descrita no livro “Automação de Vendas Aplicada com Precisão”, escrito por Keith T Thompson (fundador e chairman da SalesWays); é composta pela família de aplicativos ASPEC Experience e  pelo programa de capacitação em vendas OPM (Opportunity Portfolio Management). 

 

Sobre a K&G Sistemas
A K&G Sistemas é uma consultoria especializada em inteligência empresarial, com foco em Vendas (Automação, CRM, Treinamento, Coaching), Tecnologia e Processos. A empresa oferece soluções customizadas para seus clientes, com base em modelos de negócios com comprovada eficácia. A K&G tem como objetivo: Modelar e descrever as estratégias empresariais a partir dos objetivos e visão dos acionistas; Estabelecer as iniciativas que devem ser implementadas no modelo de ida ao mercado (go to market) e impactos nas atividades de marketing, vendas e serviços que permitam atingir os objetivos estratégicos; Mapear e implementar as necessidades de revisão nos processos internos para que reflitam as necessidades essenciais à implementação das iniciativas de ida ao mercado; Definir, selecionar e implementar infraestrutura de tecnologia (redes, hardware, software e serviços) que viabilizem a execução eficaz dos processos internos; e Definir as necessidades de capacitação e estímulo para os funcionários, fundamental para a operacionalização das estratégias e a execução dos processos.

Assessoria de Imprensa
Flávia Ghiurghi
(11) 99716-2800
flavia.ghiurghi@salesways.com.br
www.salesways.com.br

 

Atenção: Grande parte do conteúdo divulgado no Blog é oriundo do trabalho realizado pelas Assessorias de imprensa, Marketing, Publicidade e outras áreas das companhias/instituições/associações e afins. Em respeito e direito aos trabalhos, ideias, conteúdos e idealizadores, todo o conteúdo recebido é divulgado na íntegra, ou seja, sem alterações. Em respeito ao desejo do autor e idealizadores, os conteúdos divulgados aqui podem ser excluídos. Para isso, é necessário a formalização do pedido com as informações necessárias de identificação, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br  O mesmo vale para conteúdos que foram compartilhados de sites/Blog´s, onde sempre cito a fonte, concedo os créditos e divulgo o link de origem da extração da matéria. Caso o autor/idealizador discorde do compartilhamento aqui no Blog, basta formalizar sua solicitação com as informações necessárias, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br  O Blog do Call Center também não possui nenhuma responsabilidade sobre a veracidade das informações, cabendo ao discordante, entrar em contato diretamente com o responsável pelo artigo/notícia, através do link informado na matéria/artigo/notícia.

Contato

Blog do Call Center São Paulo - SP - Brasil contato@blogdocallcenter.com.br