O Superconsumidor brasileiro do século XXI
Pesquisa do IBOPE Mídia revela que o consumidor do século XXI está mais exigente e atento ao que lhe é oferecido. No entanto, ele não deixou de consumir e é um dos maiores percentuais de compra na América Latina.
Além de ter desejo pela compra, o consumidor quer fácil acesso de comunicação com as empresas, o que exige que estas sejam multicanais também no atendimento. Algumas ferramentas estão disponíveis no mercado, porém a VoxAge oferece uma ferramenta de atendimento multicanal, totalmente integrada, que possibilita a gestão de todos os canais em uma única plataforma.
Pesquisa do IBOPE Mídia revela que o consumidor brasileiro do século XXI está mais atento ao que lhe é oferecido. Uma prova disso foram as inúmeras reclamações a respeito do Black Friday, aonde algumas lojas físicas e virtuais prometeram descontos de até 75% em seus produtos, quando na realidade, inflaram os seus preços no dia anterior. O consumidor percebeu. O resultado? Autuação imediata do Procon em alguns casos na cidade de São Paulo.
O consumidor não quer deixar de consumir, apenas pede um pouco mais de transparência. Um dos pontos levantados na pesquisa aponta que o comprador brasileiro é um dos que mais adquiriu, na América Latina, nos últimos 30 dias, perdendo somente para o Peru (69%) e México (68%). O que ele mais comprou foram roupas, acessórios, eletrodomésticos e eletrônicos.
A grande revelação da pesquisa ficou por conta da diferença entre o consumidor deste século e do século anterior. O consumidor do século XXI está mais exigente e vigilante, pois a condição atual tecnológica lhe permite isso. O fácil acesso a Internet e a redes sociais possibilitam espalhar um comentário positivo ou negativo a respeito de uma marca em segundos.
A exigência do consumidor atual não se restringe apenas ao produto oferecido, mas também a qualidade no serviço prestado e isto inclui o atendimento. Mais do que ser atendido, ele quer encontrar um canal que facilite a sua vida, quer seja por um telefone, por e-mail, chat, SMS, aplicativo de celular ou redes sociais. O fato é que as empresas hoje precisam ser multicanais também no atendimento. Neste caso, o apoio da tecnologia é fundamental, já que os canais precisam de integração, que gerem visões gerenciais para os supervisores de operações de atendimento e que permitam monitoramento real time. Algumas ferramentas estão disponíveis no mercado, tais como a solução de atendimento multicanal da VoxAge, que oferece além da integração dos canais de atendimento, a solução de monitoramento dos atendimentos, pesquisa de satisfação ao final de cada atendimento e relatórios importantes para tomadas de decisões.
Todos nós estamos diante do superconsumidor do século XXI e quem não estiver pronto para atendê-lo de uma forma rápida e eficiente, poderá ser excluído de suas preferências e cair no esquecimento. Basta refletir e lembrar-se de algumas marcas que já não estão mais entre nós. Lembre-se também de que manter-se bem posicionado junto ao consumidor custa de 5 a 7 vezes menos do que tentar reconquistá-lo posteriormente.
Assessoria de Imprensa VOX AGE
Atenção: Grande parte do conteúdo divulgado no Blog é oriundo do trabalho realizado pelas Assessorias de imprensa, Marketing, Publicidade e outras áreas das companhias/instituições/associações e afins. Em respeito e direito aos trabalhos, ideias, conteúdos e idealizadores, todo o conteúdo recebido é divulgado na íntegra, ou seja, sem alterações. Em respeito ao desejo do autor e idealizadores, os conteúdos divulgados aqui podem ser excluídos. Para isso, é necessário a formalização do pedido com as informações necessárias de identificação, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br O mesmo vale para conteúdos que foram compartilhados de sites/Blog´s, onde sempre cito a fonte, concedo os créditos e divulgo o link de origem da extração da matéria. Caso o autor/idealizador discorde do compartilhamento aqui no Blog, basta formalizar sua solicitação com as informações necessárias, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br O Blog do Call Center também não possui nenhuma responsabilidade sobre a veracidade das informações, cabendo ao discordante, entrar em contato diretamente com o responsável pelo artigo/notícia, através do link informado na matéria/artigo/notícia.