Operador de telemarketing bem treinado é lucro certo

23/01/2015 18:44

Com motivação e treinamento é possível realizar um atendimento de excelência Publicado em: 28/12/2010

   
Telemarketing é a promoção ou venda de produtos e serviços por meio do telefone. Atualmente, é um dos maiores trunfos de vários empreendedores que sabem explorar seu potencial. Isso propiciou o surgimento de uma nova profissão: o operador de telemarketing. Esse profissional pode atuar em pesquisa, promoção, consultoria, entre outros, sendo mais comum trabalhar com vendas. Há um campo enorme, aberto a todas as áreas e tipos de formação.  


Em telemarketing, não são necessários teleoperadores, mas televendedores. Pessoas que, além de vender o produto ou serviço, vendem a melhor imagem da empresa. A voz do atendente é, na maioria das vezes, a única referência que o cliente tem. Se não houver empatia, a comunicação não será eficiente.  
Consultores calculam que 70% do faturamento depende do atendimento. O produto pode ser bom, o preço também, porém, se houver falha no atendimento, com certeza, o cliente pode não voltar a contatar a empresa. Porém, se ele se encantar, com certeza, vai propagar sua opinião.  


Quem nunca passou por situações indelicadas ao telefone, que deixaram péssima impressão da pessoa ou instituição representada? É muito comum também nos irritarmos quando precisamos repetir a história várias vezes até encontrar a pessoa certa, portanto, o ideal é que a primeira pessoa que atenda o telefone esteja preparada para solucionar a questão ou encaminhar a ligação para o responsável.  


Por tudo isso, é importante que o operador de telemarketing receba treinamento e informações constantes. Ele precisa ser motivado e se automotivar sempre. Foi pensando nessa necessidade que o CPT – Centro de Produções Técnicas elaborou o curso Treinamento de Televendedores – Excelência em Telemarketing. A professora Ana Paula Rodrigues Andrade, especialista em telemarketing, com mais de dez anos de experiência, diretora Comercial do CPT, ensina no mesmo as estratégias para treinar televendedores com excelência.   [Em telemarketing, não são necessários teleoperadores, mas televendedores.]  


Em telemarketing, não são necessários teleoperadores, mas televendedores.  


O curso traça o perfil do televendedor ideal e explica como alcançar excelência no atendimento. Aborda o atendimento personalizado e formas para lidar com a insatisfação do cliente. Ensina palavras e frases de efeito, procedimentos na sala de telemarketing, bem como alguns itens do código de ética.  
Após fazer o curso e ser aprovado na avaliação, o aluno recebe um certificado de conclusão emitido pela UOV – Universidade On-line de Viçosa, filiada mantenedora da ABED – Associação Brasileira de Educação a Distância.  


Cada telemarketing tem seu estilo e características, e o treinamento vai depender se é ativo, receptivo, ou ambos. O ativo ocorre quando a empresa, por meio do televendedor, toma a iniciativa de ligar para o cliente em potencial. Exige muita concentração, habilidade e treinamento.  


No caso do receptivo ou passivo, como o próprio nome indica, a empresa recebe a ligação de um cliente motivado pela propaganda, isto é, disposto a comprar. A disponibilidade é maior, o espírito está aberto às argumentações e tudo concorre para o sucesso da comunicação.  


Para que a comunicação seja eficiente, o televendedor precisa ser ágil no atendimento e jamais deixar o cliente esperando. Para isso, o sistema deve ser funcional e eficiente, pois o tempo é precioso e esperar irrita qualquer pessoa. Algumas características são essenciais a esse profissional. Ele pode aprender e se desenvolver muito, porém, é importante destacar que alguns têm mais talento para vender porque possuem outros atributos que contribuem para uma boa comunicação interpessoal: simpatia, carisma, paciência, perspicácia, determinação e persistência.     


Fonte e créditos > CPT em https://www.cpt.com.br/artigos/operador-telemarketing-treinado-lucro-certo

Atenção: Grande parte do conteúdo divulgado no Blog é oriundo do trabalho realizado pelas Assessorias de imprensa, Marketing, Publicidade e outras áreas das companhias/instituições/associações e afins. Em respeito e direito aos trabalhos, ideias, conteúdos e idealizadores, todo o conteúdo recebido é divulgado na íntegra, ou seja, sem alterações. Em respeito ao desejo do autor e idealizadores, os conteúdos divulgados aqui podem ser excluídos. Para isso, é necessário a formalização do pedido com as informações necessárias de identificação, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br  O mesmo vale para conteúdos que foram compartilhados de sites/Blog´s, onde sempre cito a fonte, concedo os créditos e divulgo o link de origem da extração da matéria. Caso o autor/idealizador discorde do compartilhamento aqui no Blog, basta formalizar sua solicitação com as informações necessárias, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br  O Blog do Call Center também não possui nenhuma responsabilidade sobre a veracidade das informações, cabendo ao discordante, entrar em contato diretamente com o responsável pelo artigo/notícia, através do link informado na matéria/artigo/notícia.

Contato

Blog do Call Center São Paulo - SP - Brasil contato@blogdocallcenter.com.br