Os 10 credos do Marketing 3.0 e o relacionamento com o consumidor

23/01/2015 16:54

No livro “Marketing 3.0 – As Forças que Estão Definindo o Novo Marketing Centrado no Ser Humano”, de Philip Kotler, Hermawan Kartajaya e Iwan Setiawan, o Marketing 3.0 é a deinição do uturo do areting agora “centrado no ser uano” No Marketing 3.0 o profissional de marketing precisa identificar as necessidades e desejos dos consumidores para ser capaz de orientar as suas mentes, corações e espíritos.
Para resumir o Marketing 3.0, citarei os 10 credos que poderiam ser o caminho ou mesmo a solução para as empresas e os profissionais de marketing acompanharem as tendências do novo consumidor, bem como entendê-los para criar e manter um relacionamento de confiança e parceria:
1) Ame seus clientes e respeite seus concorrentes  “A decisão de coprar e ser iel a ua arca sore grande inluência das eoçes” onquistar a idelidade do consuidor, oferecendo-lhe valor e tocando suas emoções e espírito, além de visualizar a concorrência de forma positiva, pois ao monitorá-la é possível detectar pontos fortes e fracos;
2)  Seja sensível à mudança e esteja pronto para se transformar  As empresas precisam fazer mais do que focar a manutenção de marca, precisam estar atentas às mudanças do mercado, do comportamento do consumidor e das questões de ordem global, assim, evita a obsolescência e a perda de interesse por parte dos consumidores;
3)  Proteja seu nome, deixe claro quem é você  No  marketing, a reputação da marca é essencial, principalmente nas  redes sociais, onde os usuários se influenciam, buscam opiniões e copara produtos antes do processo de copra “e dois produtos tê qualidade igual, as pessoas tenderão a coprar aquele cua reputação da arca or elor” ortanto, é preciso que a empresa deixe claro o seu posicionamento, missão, visão e valores;
4)  Um cliente é diferente do outro;  procure primeiro aqueles que podem se beneficiar mais de você  A empresa não precisa atender a todos, mas é fundamental atender aqueles que estiverem mais prontos para consumir e se beneficiar da compra e do relacionamento;
5)  Ofereça sempre um bom pacote por  um preço justo  Definir preços justos em relação à qualidade para então refleti-la aos consumidores. O preço deve ser adequado à qualidade do produto;
6)  Esteja sempre disponível, divulgue as boas novas  Explorar os diversos canais possíveis de interação com os consumidores é cada vez mais importante na Era da Informação, com destaque para as mídias sociais;
7) Conheça seus clientes, cultive-os  e conquiste outros  Manter um bom relacionamento auxilia a conhecer melhor as necessidades, desejos, preferências e o comportamento dos consumidores. Devido à maior visibilidade dos diálogos e recomendações entre os usuários, possibilitada pela internet, é importante participar dessas conversas, e interagir com os públicos. A partir daí pode-se criar bons negócios;
8)  Não importa em qual setor você atue, será sempre no setor de serviços  Em qualquer setor do ercado, é essencial servir o consuidor “oda epresa é ua epresa de serviço, pois todo produto envolve u serviço”  
9)  Aperfeiçoe sempre seu processo de  negócio em termos de qualidade, custo e entrega  A qualidade, o prazo de entrega e o preço precisam ser cumpridos em respeito às promessas da marca feitas aos consumidores, fornecedores e parceiros de canal. Aprimorar esses processos de negócios é fundamental para manter a confiança do consumidor;
10) Colete informações relevantes, mas use sua sabedoria para tomar a decisão final  Valorizar o conhecimento e a experiência acumulada é tão importante quanto avaliar os impactos financeiros de uma decisão.
“ areting antigo orreu Antes, os consuidores não tina tanto conhecimento da empresa, eles só viam o que dizia a publicidade. Ou seja, as empresas detinham o monopólio da informação. Hoje, isso mudou. Você pode conhecer a empresa tanto quanto ela. Você pode entrar na internet e saber todos os detalhes de um produto, quem são seus concorrentes e tudo ais” KOTLER. Seminário HSM Marketing 3.0 em Recife. 2012)


Fonte e créditos: https://portalsac20.com.br/livro/os-10-credos-do-marketing-3-0-e-o- relacionamento-com-o-consumidor/ 

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