Os clientes ditam as regras do jogo

30/04/2015 16:37

Pessoas amam marcas e são fiéis quando correspondidas. Caso contrário, elas partem em busca de novas experiências até se sentirem plenamente preenchidas em seu mundo dos desejos. Esse sentimento é tão forte que tem provocado uma mudança na forma com que as marcas conversam com seus clientes. Boa parte disso se deve a velocidade de comunicação das redes sociais e a possibilidade de aproximar pessoas e consequentemente produtos.

Sem dúvida esse acontecimento mudou completamente tudo, inclusive o planejamento no setor de marketing, que deve ser mais dinâmico, rápido, aberto e criativo. É essencial conhecer a fundo o cliente, ouvir e interagir de forma única e personalizada. É olho no olho, relacionamento e muita atenção.

Quem tem a força nesta história é o cliente e não adianta bater o pé e tentar fazer a roda girar ao contrário, afinal, as mudanças são necessárias e trazem boas oportunidades. Os clientes estão sim ditando as regras do jogo e ainda como querem jogar. Como a força está com ele, nada mais justo do que transformá-lo em um defensor da sua marca.

Segundo Philip Kotler – especialista em Marketing – custa de 5 a 7 vezes mais conquistar um novo cliente do que fidelizar quem já é da casa; e as vantagens não se restringem somente ao financeiro. Quando você conquista um fã para sua marca, inspira lealdade e a confiança de outras pessoas. Um exemplo é a Apple. Os balanços da empresa mostram que os clientes têm uma fidelidade enorme ao iPhone (87%, segundo os últimos dados). Essa lição revela como a fidelidade pode ser reproduzida.

Mas como minha marca irá conquistar essa fidelidade?

Para conquistar essa fidelidade a marca precisa mostrar quais são os seus valores, o que preza e acredita. Bem como, comunicar isso com conteúdo qualificado, personalizado e alinhado às crenças dos próprios clientes. Isso cria um vínculo forte e traz como resultado um relacionamento longo, duradouro e cada vez mais clientes. Além disso pode abrir espaço para novas ideias sugeridas pelos próprios consumidores.

Como fazer isso de forma personalizada se tenho muitos clientes e pouco tempo?

Estamos falando de relacionamento personalizado, algo que realmente parece impossível para marcas e franquias com muitos clientes. Porém, já existem franquias que utilizam soluções que automatizam este relacionamento e agregam uma força incrível ao seu marketing de vendas.

Tudo é feito de forma personalizada onde a marca tem total conhecimento de quem é seu cliente, do que ele gosta, o que ele compra e quando compra.  Essa automatização permite por exemplo, comunicar-se com um cliente que comprava a cada 60 dias e simplesmente parou de visitar sua marca sem motivo aparente. É possível também mensurar cada comunicação enviada por e-mail e SMS, e assim obter informações valiosas para marca: quem recebeu, quem abriu e quem de fato foi atingido pela ação e converteu em compras.

Logo, mensurar a comunicação e relacionar-se de forma automatizada é garantia de retorno financeiro e o início de um programa de fidelidade bem sucedido.  Aposte nisso! As grandes marcas multinacionais já jogaram suas fichas.

Marcelo Klein, é COO da Giver, plataforma que utiliza inteligência de dados para aumento das vendas em lojas.

FONTE E CRÉDITOS > TI INSIDE em convergecom.com.br/tiinside/webinside/23/04/2015/os-clientes-ditam-as-regras-do-jogo/?noticiario=WI&__akacao=2374535&__akcnt=3917f47a&__akvkey=ed4f&utm_source=akna&utm_medium=email&utm_campaign=TI+INSIDE+Online+-+WEBINSIDE+-+30%2F04%2F2015+07%3A14#.VUKDu_Br3wY

Atenção: Grande parte do conteúdo divulgado no Blog é oriundo do trabalho realizado pelas Assessorias de imprensa, Marketing, Publicidade e outras áreas das companhias/instituições/associações e afins. Em respeito e direito aos trabalhos, ideias, conteúdos e idealizadores, todo o conteúdo recebido é divulgado na íntegra, ou seja, sem alterações. Em respeito ao desejo do autor e idealizadores, os conteúdos divulgados aqui podem ser excluídos. Para isso, é necessário a formalização do pedido com as informações necessárias de identificação, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br  O mesmo vale para conteúdos que foram compartilhados de sites/Blog´s, onde sempre cito a fonte, concedo os créditos e divulgo o link de origem da extração da matéria. Caso o autor/idealizador discorde do compartilhamento aqui no Blog, basta formalizar sua solicitação com as informações necessárias, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br  O Blog do Call Center também não possui nenhuma responsabilidade sobre a veracidade das informações, cabendo ao discordante, entrar em contato diretamente com o responsável pelo artigo/notícia, através do link informado na matéria/artigo/notícia.

Contato

Blog do Call Center São Paulo - SP - Brasil contato@blogdocallcenter.com.br