Os desafios do RH para a gestão de talentos
por Roberto Ventura, sócio diretor da Efix
A grande rotatividade de profissionais tem feito com que as empresas invistam cada vez mais em alternativas para reter e manter seus talentos. No entanto, seguir o velho caminho já conhecido pelo gestor, que é o de acenar com uma possibilidade de carreira e ganhos futuros, já não surte o mesmo efeito que antes.
Em um momento de insegurança econômica, é preciso manter os profissionais de alta performance e a liderança altamente engajada para enfrentar um cenário externo mais desafiador. Veja cinco ideias para manter a sua equipe engajada:
Avalie o desempenho e motive: um dos maiores fatores de desengajamento é a falta de vínculo do profissional com os objetivos e desafios da organização. Por isso, é importante estabelecer objetivos e, periodicamente, avaliar o desempenho e estimular o profissional a desenvolver-se de forma efetiva.
Identifique os potenciais talentos: para manter e reter os talentos, é preciso saber quem são as pessoas que realmente fazem a diferença. E isso só é possível descobrir quando a empresa se compromete a fazer uma avaliação com critérios claros e objetivos das pessoas por meio de um processo de gestão bem estruturado e planejado vinculado aos objetivos globais da organização.
Entenda seus funcionários: apesar de serem diferentes, as gerações devem ser trabalhadas de acordo com suas características. Por exemplo, os baby boomers estão acostumados a hierarquias mais verticalizadas. Já a Geração Y é movida pela impulsividade. Para lidar com eles é preciso, antes de tudo, entender cada indivíduo, independente de rótulos, e ofertar algo que adequado à sua necessidade.
Torne o seu RH mais estratégico e atuante: o RH precisa assumir uma posição estratégica e automatizar ao máximo todo o trabalho operacional. Hoje, um dos grandes desafios das empresas é a estruturação de um processo de carreira. Os colaboradores devem ser valorizados e reconhecidos por suas entregas, inovações e projetos que fazem e não apenas pela posição que ocupam.
Invista em seus colaboradores: procure capacitar e preparar seus funcionários para atuar no nas suas funções. O processo de capacitação traz satisfação e crescimento aos profissionais. Além disso, colaboradores qualificados sentem-se mais satisfeitos, porque produzem mais e geram mais valor para a empresa. Quando reconhecidos, os profissionais se sentem mais engajados e motivados para exercerem suas funções.
Sobre a Efix
A Efix Tecnologia é uma das principais empresas brasileiras que atua na estruturação de sistemas para gestão de pessoas. Fundada em 1998, os produtos Efix estão distribuídos nas seguintes suítes: Efix Performance, para avaliação de desempenho e gestão por competências, Efix Learning, para gestão de treinamento presencial e à distância e Efix Survey, para realização de pesquisas de clima e gestão estratégica de resultados. Atualmente, a empresa conta com clientes como BM&FBovespa , Brasilprev,Brookfield, Sodexo, , Itaú-BBA, Embraer, entre outros.
Para saber mais sobre a Efix: www.efix.com.br
Facebook: www.facebook.com/EfixNet
Atendimento imprensa: Allan Costa - allan@intelligenzia.com.br - Tel: (11) 2129-7039 / 98766-3731
Atenção: Grande parte do conteúdo divulgado no Blog é oriundo do trabalho realizado pelas Assessorias de imprensa, Marketing, Publicidade e outras áreas das companhias/instituições/associações e afins. Em respeito e direito aos trabalhos, ideias, conteúdos e idealizadores, todo o conteúdo recebido é divulgado na íntegra, ou seja, sem alterações. Em respeito ao desejo do autor e idealizadores, os conteúdos divulgados aqui podem ser excluídos. Para isso, é necessário a formalização do pedido com as informações necessárias de identificação, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br O mesmo vale para conteúdos que foram compartilhados de sites/Blog´s, onde sempre cito a fonte, concedo os créditos e divulgo o link de origem da extração da matéria. Caso o autor/idealizador discorde do compartilhamento aqui no Blog, basta formalizar sua solicitação com as informações necessárias, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br O Blog do Call Center também não possui nenhuma responsabilidade sobre a veracidade das informações, cabendo ao discordante, entrar em contato diretamente com o responsável pelo artigo/notícia, através do link informado na matéria/artigo/notícia.