Ouvidoria como campo profissional é tema de palestras em Universidades
Cerca de 70 pessoas entre estudantes de Administração, professores, coordenadores e funcionários da Faculdade Dom Pedro II participaram, no final de setembro (26), da abertura do projeto Ouvidoria Interativa, da Ouvidoria Geral do Município (OGM), voltado para o público universitário e que vai percorrer 12 universidades da capital baiana, até o final deste ano.
Segundo Humberto Viana, ouvidor-geral do Município e responsável pela elaboração e apresentação das palestras, a proposta consiste em tornar visível a ouvidoria pública e privada como campo profissional, para o meio acadêmico. Além disto, demonstrar por quê o modelo da OGM já é referência, assim como o trabalho construído pelo órgão desde sua criação, em 2005.”
Para Viana, esses encontros com estudantes, e todo o corpo acadêmico, vão ser úteis para a divulgação da cultura de ouvidoria não apenas no município. “Esses bate-papos atingem grupos que vão estar atuando no mercado em breve, ou que já estão no mercado e formam profissionais, seja para a área pública ou privada. As gestões contemporâneas exigem mecanismos, sistemas e ferramentas que disponibilizem a participação do cidadão/cliente. As ouvidorias no Brasil, especialmente as públicas, devem ser fortalecidas tanto para imprimirem qualidade no atendimento a este cidadão/cliente, quanto para fortalecimento e transparência da relação entre o meio privado, o público e a população.”, reforça o ouvidor-geral.
A previsão é de que as palestras tenham desdobramentos em cada unidade visitada, em razão das diversas áreas que cada estabelecimento de ensino possui. Para cada público o conteúdo é adaptado, fazendo um link do tema Ouvidoria com o campo de atuação dos estudantes. Ontem, a presença maciça na Faculdade Dom Pedro II foi de estudantes da área de Administração e, a convite da coordenação, a Ouvidoria Geral volta para palestrar para estudantes de Saúde.
As próximas palestras acontecem no dia 4 de outubro, na UNIFACS, campus Paralela, e no dia 10, na UNIJORGE, ambas elaboradas para estudantes de Comunicação.
Fonte e créditos: Guia de Ouvidorias
Atenção: Grande parte do conteúdo divulgado no Blog é oriundo do trabalho realizado pelas Assessorias de imprensa, Marketing, Publicidade e outras áreas das companhias/instituições/associações e afins. Em respeito e direito aos trabalhos, ideias, conteúdos e idealizadores, todo o conteúdo recebido é divulgado na íntegra, ou seja, sem alterações. Em respeito ao desejo do autor e idealizadores, os conteúdos divulgados aqui podem ser excluídos. Para isso, é necessário a formalização do pedido com as informações necessárias de identificação, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br O mesmo vale para conteúdos que foram compartilhados de sites/Blog´s, onde sempre cito a fonte, concedo os créditos e divulgo o link de origem da extração da matéria. Caso o autor/idealizador discorde do compartilhamento aqui no Blog, basta formalizar sua solicitação com as informações necessárias, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br O Blog do Call Center também não possui nenhuma responsabilidade sobre a veracidade das informações, cabendo ao discordante, entrar em contato diretamente com o responsável pelo artigo/notícia, através do link informado na matéria/artigo/notícia.