Ouvidoria do SUS de Alagoas completa um ano

11/07/2011 18:11

Com bons resultados estão previstas a realização de várias oficinas a fim de capacitar outros municípios para implantação de suas ouvidorias

A Ouvidoria do SUS da secretaria de Estado da Saúde (Sesau) de Alagoas completa um ano neste mês. Segundo sua coordenadoria o canal entre a população e o Sistema Único de Saúde (SUS) tem dado o resultado esperado. Nos primeiros seis meses de 2011 foram 105 atendimentos, dos quais 46 de janeiro a março e 59 entre abril, maio e começo de junho. Números que tendem a aumentar, já que neste mês o serviço começa a ser divulgado por meio de rádio e TV em todo Estado.

 
A coordenadora da ouvidoria, Janailma Azevedo, em nota ao site Cada Minuto, disse que "além de ser um meio onde os usuários do sistema SUS podem fazer denúncias, apresentar sugestões e elogios, a ouvidoria atua também como um canal de disseminação de informações". Por meio de 500 notas técnicas, disponibilizadas no banco de dados do sistema Ouvidor SUS, seus atendentes fornecem várias informações sobre saúde.
 
Ainda em nota ao site a coordenadora diz que a ouvidoria SUS tem alcançado um bom resultado devido a sua proposta de trabalho, que não se limita apenas a receber as demandas dos cidadãos, mas também em dar a resposta que eles necessitam. Para isso, toda a demanda é encaminhada para os órgãos responsáveis e num curto espaço de tempo a resposta é apresentada. 
 
A maioria dos registros neste primeiro ano diz respeito à questões envolvendo gestão, principalmente em relação aos municípios, seguido da dificuldade de acesso da população a alguns serviços.
 
Janailma Azevedo também informou que neste primeiro ano foi implantada a ouvidoria no Hemocentro de Alagoas (Hemoal) e realizado uma "padronização" do fluxo de entrada e registro naquela que já existia no Hospital Geral do Estado. O objetivo é integrar as ouvidorias para que trabalhem de maneira uniforme na produção de seus relatórios. Além disso, foi informado que os técnicos e atendentes da Ouvidoria SUS participaram neste primeiro ano de diversos cursos e capacitações nas áreas de gestão, atendimento ao público e do Sistema Ouvidor SUS.
 
Para o mês de agosto estão previstas a realização de várias oficinas, a fim de capacitar outros os municípios do estado para implantação de suas ouvidorias.
 
Leia mais sobre o assunto no Guia de Ouvidorias
 

www.portalcallcenter.com.br/gestao/melhores-praticas/ouvidoria-do-sus-de-alagoas-completa-um-ano

Fonte e créditos: Portal Call Center

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