Ouvidorias de bancos têm até 15 dias para responder
Quando reclamar de um serviço a um supervisor, gerente ou qualquer canal de atendimento não surte efeito, o consumidor precisa recorrer às ouvidorias.
O problema é que esse departamento muitas vezes é ineficiente. Em muitas tentativas, o telefone só toca e ninguém atende ou o consumidor precisa se contentar com o seu problema sendo relegado a segundo (terceiro, quarto…) plano.
Se você teve uma experiência ruim com o seu banco, veja algumas dicas para tentar resolver o seu problema.
1) Se a ouvidoria não der retorno em até 15 dias, encaminhe sua demanda para os órgãos de defesa do consumidor, como o Procon.
2) As instituições financeiras são obrigadas a oferecer um telefone gratuito da ouvidoria e colocá-lo em um local visível ao público. Se não encontrar esse número facilmente, reclame.
3) Cheque o contato das ouvidorias de instituições financeiras pela lista do Banco Central ou do Procon.
4) O Banco Central também recebe denúncias e reclamações, ligue para 0800-979-2345 ou acesse o site https://www.bcb.gov.br/?CIDADAO.
5) De acordo com o BC e com o Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor, as ouvidorias precisam receber, registrar, instruir e analisar todas as reclamações. Então, se você recorrer a uma ouvidoria, o retorno deve ser garantido.
6) Exija saber qual é o andamento para encontrar a solução de sua reclamação. Eles também são obrigados a informar isso.
Você já teve alguma experiência ruim com alguma ouvidoria? Conte pra gente.
Por Amanda Camasmie
FONTE E CRÉDITOS > REVISTA ÉPOCA NEGÓCIOS em colunas.revistaepocanegocios.globo.com/financasdebolso/2012/03/14/ouvidorias-de-bancos-tem-ate-15-dias-para-responder/
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