Ouvidorias de bancos têm até 15 dias para responder

13/04/2015 20:45

Quando reclamar de um serviço a um supervisor, gerente ou qualquer canal de atendimento não surte efeito, o consumidor precisa recorrer às ouvidorias.

O problema é que esse departamento muitas vezes é ineficiente. Em muitas tentativas, o telefone só toca e ninguém atende ou o consumidor precisa se contentar com o seu problema sendo relegado a segundo (terceiro, quarto…) plano.

Se você teve uma experiência ruim com o seu banco, veja algumas dicas para tentar resolver o seu problema.

1)  Se a ouvidoria não der retorno em até 15 dias, encaminhe sua demanda para os órgãos de defesa do consumidor, como o Procon.

2) As instituições financeiras são obrigadas a oferecer um telefone gratuito da ouvidoria e colocá-lo em um local visível ao público. Se não encontrar esse número facilmente, reclame.

3) Cheque o contato das ouvidorias de instituições financeiras pela lista do Banco Central ou do Procon.

4) O Banco Central também recebe denúncias e reclamações, ligue para 0800-979-2345 ou acesse o site https://www.bcb.gov.br/?CIDADAO.

5) De acordo com o BC e com o Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor, as ouvidorias precisam receber, registrar, instruir e analisar todas as reclamações. Então, se você recorrer a uma ouvidoria, o retorno deve ser garantido.

6)  Exija saber qual é o andamento para encontrar a solução de sua reclamação. Eles também são obrigados a informar isso.

Você já teve alguma experiência ruim com alguma ouvidoria? Conte pra gente.

Por Amanda Camasmie

FONTE E CRÉDITOS > REVISTA ÉPOCA NEGÓCIOS em colunas.revistaepocanegocios.globo.com/financasdebolso/2012/03/14/ouvidorias-de-bancos-tem-ate-15-dias-para-responder/

Atenção: Grande parte do conteúdo divulgado no Blog é oriundo do trabalho realizado pelas Assessorias de imprensa, Marketing, Publicidade e outras áreas das companhias/instituições/associações e afins. Em respeito e direito aos trabalhos, ideias, conteúdos e idealizadores, todo o conteúdo recebido é divulgado na íntegra, ou seja, sem alterações. Em respeito ao desejo do autor e idealizadores, os conteúdos divulgados aqui podem ser excluídos. Para isso, é necessário a formalização do pedido com as informações necessárias de identificação, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br  O mesmo vale para conteúdos que foram compartilhados de sites/Blog´s, onde sempre cito a fonte, concedo os créditos e divulgo o link de origem da extração da matéria. Caso o autor/idealizador discorde do compartilhamento aqui no Blog, basta formalizar sua solicitação com as informações necessárias, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br  O Blog do Call Center também não possui nenhuma responsabilidade sobre a veracidade das informações, cabendo ao discordante, entrar em contato diretamente com o responsável pelo artigo/notícia, através do link informado na matéria/artigo/notícia.

Contato

Blog do Call Center São Paulo - SP - Brasil contato@blogdocallcenter.com.br