Para conhecer a alma do consumidor
Adivinhar com precisão o que o cliente pretende, a partir da sua navegação na Internet em tempo real, já é uma realidade no Brasil
É possível entender a alma feminina? Foi o que Darcy Maguire, recém-contratada como chefe de criação da agência Sloane Curtis, procurou saber ao lançar essa questão para sua nova equipe de publicitários, composta em grande parte por homens: “quem quiser vender um creme antirrugas ou um Ford Mustang para uma mulher, me desculpem, mas esse seria o último lugar em que ela faria negócio. Não podemos mais deixar de ter uma fatia nessa torta de 40 bilhões de dólares”.
A cena é do filme “Do que as mulheres gostam” e retrata a década de 1990, quando Curtis (interpretada por Helen Hunt). Disposta a conquistar esse mercado feminino, entrega uma caixa rosa com diversos itens do universo feminino para que sua equipe entenda a mulher.
Se o filme fosse lançado hoje, bastaria contratar um software recém-chegado ao mercado brasileiro, o WebSIAlive. Tecnologia israelense, trazida pela empresa WebSIA, capaz de monitorar em tempo real o que os consumidores estão fazendo, ou pretenderem fazer, pela web. Em fração de segundos é possível saber, por exemplo, quais os sites mais acessados pelo seu público-alvo, o que eles estão comentando nas redes sociais, se são influenciadores de opinião, qual o seu perfil, preferências e, até, desejos futuros. Além disso, a plataforma também monitora suas campanhas e a de seus concorrentes, incluindo e-mail marketing e demais ações.
Diante desse recurso, que se molda à necessidade de cada empresa, a preocupação da chefe de criação, com aquela caixa rosa, se restringiria apenas a enviar uma amostra que se encaixaria perfeitamente ao que sua cliente deseja, e até poderia estar procurando.
Como se não bastasse, o software também oferece soluções específicas, envolvendo atendimento multicanal e diversos cenários, ligados à inteligência de negócios, para qualquer segmento, em tempo real.
Em tempo real
O resultado é tão imediato que não por acaso, algumas agências de publicidade no Brasil podem ter a solução como grande aliada. “Com a arquitetura que montamos, acabamos propiciando ao cliente um cenário completo, do qual ele pode planejar suas estratégias enquanto o internauta navega. Na prática, a empresa pode inclusive administrar, de forma preventiva, todo tipo de reclamação registrada em qualquer site ou rede social”, explica Orlando Paulo Santos, diretor comercial, de estratégia e inovação da WebSIA.
É claro que nesse segmento há outras soluções que também oferecem instrumentos para análise de tendências e que são capazes de proporcionar diferentes cenários para o ambiente de negócios. Mas, nenhuma opera em tempo real, inviabilizando uma análise de um determinado momento. Se levarmos em consideração que a velocidade da Internet, cada segundo é precioso para a captação da informação e, por exemplo, para reverter um mal entendido.
Por conta disso, a WebSIAlive oferece um modelo de plataforma multicanal, composta por multiferramentas, das quais o cliente pode montar um pacote, conforme a necessidade de sua empresa e as regras de comportamento do usuário que deseja analisar. Dentre os serviços, a solução permite por exemplo:
- gerar relatórios em tempo real, focados no comportamento do usuário e tendências, além de relatórios ROI (que retratam o impacto da campanha, do aumento, redução e conteúdo pela marca, entre outros detalhamentos);
- atendimento integrado de multicanais (envolvendo e-mail, chat e voz simultânea)
- realizar ligações via VOIP gratuitas, se forem de PC para PC;
- armazenar informações pelo período de um ano;
- traçar o perfil de determinados usuários em todas as redes sociais;
- saber o que os clientes pensam a respeito de sua marca;
- uma “visão integrada de 360 graus”, envolvendo o ponto de vista da empresa contratante, de seus concorrentes e do mercado;
- oferece preço fixo e não por tempo ou quantidade de buscas, exceto se envolver limite de usuários e mudança de pacote;
- tecnologia via nuvem
Além dessas ferramentas, A WebSIA também trouxe para o País uma solução que ainda não foi implantada pelas empresas: o QR Code – tecnologia que permite ao cliente final passar seu smartphone sobre um código de barras e obter as informações que desejar, diretamente de uma central de atendimento.
No que se refere a segurança e privacidade das informações, Rodrigo Lemes Santos, gerente de tecnologia e inovação da WebSIA explica: “São utilizados apenas dados que já são públicos, dentre eles o IP, a cidade do usuário etc”.
Por enquanto o software WebSIAlive está sendo utilizado pelas empresas do Brasil apenas para monitorar as redes sociais (incluindo o atendimento multicanal), notícias e o varejo, em todos os idiomas, mas a tendência é que as pesquisas se estendam a outros segmentos, de acordo com a demanda do mercado.
www.portalcallcenter.com.br/indicadores/anuario/para-conhecer-a-alma-do-consumidor
Fonte e créditos: Portal Call Center
Atenção: Grande parte do conteúdo divulgado no Blog é oriundo do trabalho realizado pelas Assessorias de imprensa, Marketing, Publicidade e outras áreas das companhias/instituições/associações e afins. Em respeito e direito aos trabalhos, ideias, conteúdos e idealizadores, todo o conteúdo recebido é divulgado na íntegra, ou seja, sem alterações. Em respeito ao desejo do autor e idealizadores, os conteúdos divulgados aqui podem ser excluídos. Para isso, é necessário a formalização do pedido com as informações necessárias de identificação, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br O mesmo vale para conteúdos que foram compartilhados de sites/Blog´s, onde sempre cito a fonte, concedo os créditos e divulgo o link de origem da extração da matéria. Caso o autor/idealizador discorde do compartilhamento aqui no Blog, basta formalizar sua solicitação com as informações necessárias, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br O Blog do Call Center também não possui nenhuma responsabilidade sobre a veracidade das informações, cabendo ao discordante, entrar em contato diretamente com o responsável pelo artigo/notícia, através do link informado na matéria/artigo/notícia.