Páscoa aquece a contratação de temporários

10/03/2012 19:38

O Carnaval mal acabou e os brasileiros já se preparam para mais uma comemoração: a Páscoa. O tempo é curto e a indústria e o comércio se mobilizam para que supermercados e similares já sejam invadidos por ovos e chocolates. Com tanta movimentação, a Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (Abicab) espera gerar neste ano quase 20 mil postos de trabalho em todo o Brasil e vender 5% mais que em 2011. Somente a Nestlé e a Garoto, juntas, devem abrir quase 10 mil vagas em todo o País. Já a Cacau Show abrirá mais de 3.000 vagas.

 

Correndo contra o relógio, desde o fim do ano passado, a maioria das indústrias do setor funciona a pleno vapor, trabalhando na fabricação dos produtos e, principalmente, investindo na contratação de mão de obra temporária e treinamento desses profissionais, que atuarão nas linhas de produção e como promotores de vendas.

 

Com a Páscoa representando, em média, de 15% a 20% do seu negócio regular de chocolates, a Kraft Foods Brasil, fabricante da marca Lacta, investe na formação de novos profissionais desde agosto. Ela oferece aos que querem concorrer a uma vaga na empresa um curso gratuito voltado para o setor. Resultado de uma parceria com o Senai-PR, as aulas são ministradas na Universidade de Alimentos (UAL), em Curitiba. “Para participar, os interessados precisam receber uma senha de um de nossos colaboradores e realizar um teste de conhecimentos gerais no Senai”,explica a gerente de RH da fábrica, Betina Corbellini.

 

Caso seja aprovada no teste, a pessoa inicia o curso, em que aprenderá boas práticas de alimentação, segurança alimentar e do trabalho, produção de ovos de Páscoa, entre outras atividades. No total, são ministradas 64 horas/aula. Após esse período, os candidatos são chamados para o processo de contratação. “Eles são contratados por seis meses para ocupar o cargo de auxiliar de Produção Sazonal”, diz Betina.

 

Além do curso, ao ingressarem na empresa, os novos colaboradores também passam por um programa de 16 horas de integração com os colegas, aprendendo sobre procedimentos internos e práticas de segurança. “Os que tiverem melhor desempenho são convidados a permanecer na empresa por tempo indeterminado, podendo ser efetivados quando houver vagas fixas”, diz a gerente.

 

Outra empresa que contratou no final do ano passado e que também investe em capacitação é a Ofner. De acordo com o diretor comercial da empresa, Laury Roman, foram contratadas 180 pessoas que receberam treinamento durante 15 dias. Há ainda mais 170 vagas para as lojas e quiosques que deverão ser preenchidas antes de abril. “Os vendedores receberão treinamento nas lojas durante o mês de março e, dependendo da demanda, podem ser efetivados”, acrescenta Roman.

 

Na Top Cau, fundada em 1994 e que fabrica produtos de marca própria, nesta época do ano, o número de vagas aumenta em até quatro vezes. O gerente de RH, Clovis Paiva, diz que a empresa abriu mais de mil postos de trabalho para promotores. “No restante do ano, em média, cinco profissionais são contratados”, afirma. Paiva diz ainda que, como há pouco tempo para o recrutamento, a Top Cau conta com os serviços de várias agências de emprego e costuma dar preferência a quem já trabalhou no ramo em outras oportunidades. O mesmo acontece em outras empresas, o que pode deixar a procura por esses profissionais bem acirrada, ainda mais se considerarmos a alta demanda do setor.

 

www.canalrh.com.br/Mundos/treinamento_artigo.asp?ace_news={34E04433-DE83-4D71-82F9-A133DBECCAC2}&o={A5E9A42E-DA72-4EB5-90AA-6587EB9EED2B}&sp=N.0F3x8.MJUKHS6.@pJ=976TV4KFHyJ?G2O

Fonte e créditos: Canal RH

 

 

Atenção: Grande parte do conteúdo divulgado no Blog é oriundo do trabalho realizado pelas Assessorias de imprensa, Marketing, Publicidade e outras áreas das companhias/instituições/associações e afins. Em respeito e direito aos trabalhos, ideias, conteúdos e idealizadores, todo o conteúdo recebido é divulgado na íntegra, ou seja, sem alterações. Em respeito ao desejo do autor e idealizadores, os conteúdos divulgados aqui podem ser excluídos. Para isso, é necessário a formalização do pedido com as informações necessárias de identificação, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br  O mesmo vale para conteúdos que foram compartilhados de sites/Blog´s, onde sempre cito a fonte, concedo os créditos e divulgo o link de origem da extração da matéria. Caso o autor/idealizador discorde do compartilhamento aqui no Blog, basta formalizar sua solicitação com as informações necessárias, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br  O Blog do Call Center também não possui nenhuma responsabilidade sobre a veracidade das informações, cabendo ao discordante, entrar em contato diretamente com o responsável pelo artigo/notícia, através do link informado na matéria/artigo/notícia.

Contato

Blog do Call Center São Paulo - SP - Brasil contato@blogdocallcenter.com.br