PayPal/Ipsos traça perfil de consumidor online no Brasil e em outros 28 países

25/11/2015 20:46

O PayPal divulgou na manhã de terça-feira, 17, uma pesquisa que revela os hábitos de consumo de mais de 23 mil internautas ao redor do mundo via PC, notebook, tablet e smartphone. O estudo traz informações sobre os motivos que vêm levando tantos brasileiros a adquirirem produtos em site fora do País.

Os avanços tecnológicos com toda certeza estão aumentando, consideravelmente, as oportunidades de e-commerce para todos, a qualquer momento e por meio de diversos tipos de equipamentos eletrônicos as pessoas hoje podem se comunicar e fazer negócios online. É o que já está sendo chamado de The People Economy.

Tendo em vista essa revolução comercial, a Ipsos, a pedido do PayPal, conduziu uma pesquisa global para entender porque as pessoas compram via internet. Outros pontos abordados pelo estudo são: como as pessoas preferem usar para adquirir produtos; o que as leva a querer comprar online; os principais produtos adquiridos (por temas); como pagam por esses produtos; e seus receios na hora de fazer negócios.

Confira as 10 principais descobertas sobre os consumidores:

1. Percentual de compradores online que fizeram compras nas diversas categorias online nos últimos 12 meses:
– 61% dos compradores online adquiriram roupas, calçados e acessórios nos últimos doze meses
– 57% compraram equipamentos eletrônicos de consumo
– 52% comprara itens (físicos) de entretenimento e educação como livros, CD e DVDs

2. Categorias de produtos adquiridos por compradores online que fizeram compras em sites estrangeiros nos últimos 12 meses:
– 52% comprara roupas, calçados e acessórios
– 38% compraram equipamentos eletrônicos de consumo
– 36% compraram itens digitais de entretenimento e educação, como e-books, aplicativos ou arquivos digitais de músicas e filmes.

3. Dos brasileiros que compraram online:
– 32% alegam tê-lo feito em sites da América do Norte nos últimos 12 meses
– 32% alegam tê-lo feito em sites da Ásia nos últimos 12 meses
– 12% alegam tê-lo feito da Europa
– 8% alegam tê-lo feito das Américas do Sul e Central
– 2% compraram do Oriente Médio
– 2% compraram da África

4. Compradores de sites no exterior alegam que o dinheiro gasto por eles em sites de um outro país é dividido da seguinte forma:
– 15% do dinheiro gasto em sites de outros países dá-se no e-Bay
– 16% na Amazon
– 33% no AliExpress/AliBaba/TaoBao

5. Principais razões pelas quais brasileiros compram online internacionalmente escolhem fazer compras da China:
– 85% dos internautas que compraram na China afirmam que a principal motivação para isso são preços baixos
– 64% deles declaram que a possibilidade de comprar produtos aos quais não tem acesso no Brasil são o motivo mais importante

6. Principais razões pelas quais os brasileiros que compram online internacionalmente escolhem fazer compras de site dos Estados Unidos:
– 67% dos que compraram nos EUA afirmam que a qualidade dos produtos é a principal razão para fazê-lo
– 64% dizem se pela possibilidade de descobrir itens novos e interessantes

7. Compradores online têm a maior propensão de comprar em sites estrangeiros que oferecem:
– Frete grátis (56% deles dizem que esta possibilidade os faria mais predispostos a comprar de sites de outros países)
– Segurança na hora de pagar (51%)
– Possibilidade de adquirir produtos não disponíveis no mercado local ou difíceis de serem encontrados (46%)
– Serviço de Atendimento ao Cliente em sua própria língua (46%)

8. Compradores online brasileiros acessam lojas em outros países da seguinte forma:
– 64% vão direto aos sites que já usaram
– 49% seguem recomendação de amigos e familiares
– 39% vão direto aos sites em que conhecem os endereços
– 39% procuram sites estrangeiros quando sabem que oferecerão promoções
– 19% clicam em banners e anúncios online

9. As razões mais comuns que levam os compradores online brasileiros a evitar sites de outros países:
– 51% alegam que ter que pagar impostos de importação/tarifas alfandegárias e/ou taxas os levam a evitar comprar mais vezes de sites internacionais
– 49% dizem que o câmbio está desfavorável
– 45% afirmam que o prazo de entrega não é rápido o suficiente
– 36% estão preocupados com a segurança de seus dados financeiros e pessoais

10. Participação dos gastos online totais por tipo de dispositivo de acordo com os consumidores:
– 76% do total gasto online se dá via desktop, notebook e laptop (na China, são 55%)
– 13% se dá via smartphone (na Índia o índice é de 29%)
– 7% se dá via tablet (no Reino Unido, são 12%).

FONTE E CRÉDITOS > E-COMMERCE BRASIL em www.ecommercebrasil.com.br/noticias/paypalipsos-traca-perfil-de-consumidor-online-no-brasil-e-em-outros-28-paises/?utm_source=E-Commerce+Brasil&utm_campaign=1cd41760ee-ds_2015_08_18&utm_medium=email&utm_term=0_a5c3fd3315-1cd41760ee-134012321

 

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