Pedágio por quilômetro percorrido pode ser implantado em SP
Em 2012, o consumidor que paga pedágio em algumas das rodovias que passam pelo Estado de São Paulo terão um novo modelo de cobrança. O anúncio, feito pelo governador Geraldo Alckmin no início de novembro, propõe a instalação de um sistema chamado "Ponto a Ponto". Com ele, o preço da tarifa ao motorista será de fato proporcional ao trecho percorrido.
O novo sistema, eletrônico, funcionará com a instalação de nove pórticos - uma espécie de pedágio virtual, sem barreiras e sem cabines de cobrança - com antenas ao longo da via que farão a leitura automática de tags (pequenos chips), instalados nos veículos. A cobrança será feita por meio de antenas que identificarão as tags. A fase de testes começará em fevereiro de 2012, entra as cidades de Sorocaba e Indaiatuba. A adesão dos consumidores será voluntária.
O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor – Idec, considera o novo sistema de cobrança benéfico. "O sistema de cobrança ponto a ponto é mais justo, porque o usuário pagará apenas pelo trecho que efetivamente percorreu", afirma o gerente de comunicação do Idec
, Carlos Thadeu de Oliveira.
Para efetivar o serviço, haverá a opção de o usuário fornecer o número da conta bancária para debitar a recarga, adquirindo um número mínimo de créditos. No caso de automóveis, esse valor mínimo será de R$ 20, enquanto caminhões e ônibus pagarão R$ 40. A recarga poderá ser feita pessoalmente ou pela internet, com o acréscimo de uma taxa de R$ 1, além dos créditos adquiridos.
Segundo o Idec, é abusiva a cobrança adicional para que se efetue a recarga. Além disso, para o Idec, o novo sistema de cobranças deve estar de acordo com o que já é exigido na regulamentação vigente, já que segundo o CDC (Código de Defesa do Consumidor) a cobrança de boleto bancário é abusiva.
A extensão do sitema "Ponto a Ponto" para toda a malha rodoviária operada por concessão no estado de São Paulo será definida após a aprovação da fase de testes, que deve durar 12 meses. A Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo) também realizará pesquisas de satisfação do usuário, verificando quantas pessoas pretendem aderir ao novo sistema.
* Com informações do Idec
Fonte e créditos: Consumidor Moderno
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