Perfil dos usuários da Lei Do Not Call
Seis Estados já aderiram à Lei acumulando mais de 912 mil telefones cadastrados 07/04/2011
A Zipcode, empresa provedora de informações para marketing, crédito, cobrança e anti-fraude com uma base de milhões de dados de consumidores e empresas, analisou os telefones registrados no site da Fundação Procon para a Lei nº 13.226/2008. Intitulada como Lei do Bloqueio de Telemarketing, ela permite aos usuários de telefonia cadastrar os números via internet para não receber ligações de call centers.
Desde que a Lei entrou em vigor no Estado de São Paulo, em 1º de abril de 2009, o site do Procon-SP recebeu até março de 2011 o total de 761.647 mil números telefônicos. Deste montante, 453.513 (60%) são linhas fixas, e 308.134 (40%) móveis.
Na Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), São Paulo registra 14.701.308 milhões de linhas fixas instaladas e 51 milhões de linhas móveis. Ou seja, a Lei de bloqueio de telemarketing atinge a 3% da base das faixas e 0,060% da de celulares em São Paulo.
Pela aferição da Zipcode, o pico de cadastros em São Paulo aconteceu em 2009, com 598.451 mil linhas, ou seja 78% do total bloqueado. No ano seguinte, o número caiu para 156.004 (20%), e nos três primeiros meses de 2011 recebeu apenas 7.102 (1%) telefones que pediram bloqueio, do total de 761.647.
Além de São Paulo, outros cinco Estados aderiram à Lei: Rio Grande do Sul, Paraná, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina e Espírito Santo. Juntos, os Procons de suas respectivas regiões acumulam 151.084 cadastros telefônicos. Somando os seis Estados, o volume de telefones que bloquearam as chamadas chega a 912.731. Os números fixos acumulam 542.330 e os celulares 368.404, representando 59% e 40% respectivamente.
"Os telefones do Procon são cruzados na base da dados da Zipcode para então chegarmos às informações mais detalhadas. Com isso, conseguimos disponibilizar às empresas de call center dados mais precisos para que de posse dessas informações, elas tracem suas estratégias de comunicação junto aos potenciais clientes, sempre respeitando as regras de privacidade estabelecidas pela Lei Do Not Call", explica Arthur Guitarrari, gerente de novos negócios da Zipcode.
FONTE E CRÉDITOS > CALLCENTER.INF.BR em https://www.callcenter.inf.br/estatisticas/42031/perfil-dos-usuarios-da-lei-do-not-call/ler.aspx
Atenção: Grande parte do conteúdo divulgado no Blog é oriundo do trabalho realizado pelas Assessorias de imprensa, Marketing, Publicidade e outras áreas das companhias/instituições/associações e afins. Em respeito e direito aos trabalhos, ideias, conteúdos e idealizadores, todo o conteúdo recebido é divulgado na íntegra, ou seja, sem alterações. Em respeito ao desejo do autor e idealizadores, os conteúdos divulgados aqui podem ser excluídos. Para isso, é necessário a formalização do pedido com as informações necessárias de identificação, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br O mesmo vale para conteúdos que foram compartilhados de sites/Blog´s, onde sempre cito a fonte, concedo os créditos e divulgo o link de origem da extração da matéria. Caso o autor/idealizador discorde do compartilhamento aqui no Blog, basta formalizar sua solicitação com as informações necessárias, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br O Blog do Call Center também não possui nenhuma responsabilidade sobre a veracidade das informações, cabendo ao discordante, entrar em contato diretamente com o responsável pelo artigo/notícia, através do link informado na matéria/artigo/notícia.